Aprovada em 2º lugar no concurso TJ PI para o cargo de Analista Judiciário - Área Administrativa
Tribunais“[…] A mensagem que deixo para vocês é, acima de tudo, sobre conquista, sobre acreditar em si, sobre comemorar as pequenas e grandes vitórias. Que os seus sonhos sejam seu combustível e sua motivação diária […]”
Confira nossa entrevista com Larissa de Paula Silva Freitas, aprovada em 2º lugar no concurso TJ PI para o cargo de Analista Judiciário – Área Administrativa:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Larissa de Paula Silva Freitas: Tenho 33 anos, bacharel em direito, nasci e cresci no município de Zé Doca, no estado do Maranhão.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Larissa: Comecei a trabalhar na iniciativa privada aos 18 anos e logo percebi que eu não estava satisfeita, queria algo que me proporcionasse mais qualidade de vida. Tive a sorte de conhecer alguém que me apresentou ao mundo dos concursos e me impulsionou a estudar, até que eu consegui minha primeira aprovação.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Larissa: O primeiro contato que tive com o Estratégia foi por meio dos vídeos no Youtube. De cara, me encantei com os professores. De início, tive receio em me tornar aluna, porque sempre que eu pedia referência diziam que os PDFs eram longos e cansativos. No entanto, como já tinha conhecido outros cursos e não me identificado, resolvi adquirir a assinatura do Estratégia. Foi uma grata surpresa. Tanto os PDFs quanto as videoaulas me entregaram tudo o que eu precisava.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Larissa: Geralmente, estudava de 4 a 5h por dia e nos finais de semana um pouco mais, em torno de 6 a 7 horas. No início, estudava duas matérias por dia e, à medida em que ia avançando, conseguia incluir mais disciplinas, entre 3 a 4 por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Larissa: Sim. Quando consegui minha primeira aprovação (Detran-Ma), trabalhava de 07:30 até 18:00 e tinha um filho recém-nascido que demandava muito do meu tempo, então só conseguia estudar a partir das 22h e tentava esticar ao máximo até 1h, 2h da manhã.
Já na minha segunda aprovação, meu cargo atual, como já era servidora e trabalhava 6 horas por dia, conseguia dispor de mais tempo e estudar com mais tranquilidade. Um período pela manhã e outro à noite.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Larissa: Usei praticamente todas as ferramentas disponíveis. Em grande parte, o PDF foi o recurso mais valioso, sendo completo, bem direcionado, com linguagem clara e didática. Posso dizer que foi o responsável por cerca de 60% da minha preparação. Além disso, assisti a muitas videoaulas, focando principalmente nas matérias em que eu tinha mais dificuldade. Isso também se tornou uma forma eficaz de revisão. Às vezes, quando eu tinha alguma tarefa doméstica para fazer, colocava uma aula que já tinha estudado e ficava ouvindo, relembrando o conteúdo.
Na reta final, usei também o Passo Estratégico como uma forma de revisão adicional. Não posso esquecer de mencionar as maratonas de véspera, que se tornaram minhas aliadas queridas nesse processo de preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Larissa: Estudei por cerca de 3 meses, a partir da publicação do edital. Era um momento muito delicado na minha vida, mas com muito esforço consegui manter uma rotina de estudos de 6 horas líquidas por dia (nos dias em que o meu emocional permitia) e levar até a reta final. Graças a Deus deu tudo certo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Larissa: Português, pelas suas milhões de regras e exceções e, Administração Geral, por ser muito extensa e se tornar muito cansativa. As aulas da professora Adriana me ajudaram muito a melhorar meu desempenho no Português, enquanto em Administração Geral a prática constante com questões foi essencial para o meu progresso.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Larissa: Na reta final, foquei principalmente na revisão por meio da resolução de questões e também assistia à maioria dos aulões e maratonas oferecidos pelo Estratégia.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Larissa: Estou noiva e tenho um filho de 11 anos. Costumo dizer que a caminhada até a aprovação é muito solitária, eu precisei sacrificar alguns finais de semana, saída com os amigos e lazer com a família para poder dedicar 100% do meu tempo nesta empreitada. Graças a Deus, logrei êxito e todo o meu esforço foi recompensado.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Larissa: Foi surreal; fiquei muito feliz e emocionada quando recebi o convite. É um sonho sendo realizado! Ter a oportunidade de conhecer colegas e os professores que eu tanto admiro e que foram fundamentais para que eu chegasse onde eu cheguei é, sem sombra de dúvidas, um momento ímpar na vida de qualquer concurseiro.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Larissa: Sim, já tinha conhecimento sobre o evento, mas confesso que não acreditava que um dia poderia ser convidada. Que bom que eu estava errada. Posso afirmar que esse é um momento muito especial para mim.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Larissa: Os erros sempre vão existir; o importante é reconhecê-los e conseguir minimizá-los. Talvez um dos principais erros tenha sido começar a estudar sem nenhuma orientação, nenhum plano, nenhum método. Mas olhando por outro lado, se eu não tivesse começado, mesmo que de forma totalmente desorganizada, eu não teria aprendido a estudar, não teria começado a me organizar. Então, por mais que você cometa erros no início, o que é totalmente normal, uma hora você vai acertar!
Agora, se tem algo do qual eu me arrependo, é do tempo que eu perdi criando resumos que eu nunca voltava a ler. Desde o momento em que eu parei de fazer resumos e comecei a focar na leitura de PDFs e resolução de questões, meu percentual de acertos subiu consideravelmente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Larissa: Com certeza esse pensamento me ocorreu em diversos momentos, principalmente depois de uma reprovação. Deus me manteve firme e sou muito grata por isso.
Para a Larissa de 5 anos atrás: Comece a estudar mais cedo; defina uma área e programe seu estudo. Cuide do seu emocional; persevere, porque no final tudo vai dar certo. Só depende de você.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Larissa: Caros colegas, se alguém me perguntasse se eu acreditaria que hoje eu estaria aqui, dando uma entrevista sobre aprovação e qual o meu sentimento por ter sido convidada para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos, a resposta certamente seria: não.
Portanto, a mensagem que quero deixar para vocês não é sobre como montar ciclos de estudos ou definir a quantidade de horas líquidas que vocês deverão estudar por dia. A mensagem que deixo para vocês é, acima de tudo, sobre conquista, sobre acreditar em si, sobre comemorar as pequenas e grandes vitórias.
Que os seus sonhos sejam seu combustível e sua motivação diária.
Por fim, desejo que vocês sintam toda a alegria que sinto hoje e que tenham muito orgulho de sua caminhada.
Um abraço!