Aprovado no concurso TJ-PA
“Siga seus sonhos e dê o máximo sempre, o estudo deve virar um hábito diário, uma prioridade em sua vida. A disciplina e responsabilidade são fundamentais para o sucesso”
Confira nossa entrevista com Roniel Uchoa, aprovado em 1º lugar no concurso TJ-PA para o cargo de Analista Judiciário da área Administrativa:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Roniel Uchoa: Meu nome é Roniel Uchoa. Tenho formação em Administração de Empresas e Direito. Tenho 29 anos. Sou nascido e criado em Teresina – Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Roniel: Sempre foi um sonho ser servidor público, o que determinou, inclusive, a minha escolha pelas graduações.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Roniel: Sempre fui concurseiro profissional, estudando em horário integral.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Roniel: Esta é minha primeira aprovação dentro das vagas. Já tinha sido classificado em outros concursos, mas nunca dentro das vagas e em uma colocação tão boa quanto esta.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Roniel: Parece que ainda não caiu a ficha, mas a princípio foi um momento de alegria incrível, por ter visto que estou no caminho certo.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Roniel: Sempre mantive convívio constante com namorada e amigos, nunca me privei de nada. O equilíbrio para mim é fundamental para um estudo ativo de longo prazo.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Roniel: Sou solteiro, namoro a algum tempo e moro com meus pais. Minha família foi fundamental para o alcance desse resultado. Sempre se mantiveram ao meu lado, sem muitas cobranças, confiando em minhas decisões e apoiando meus sonhos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Roniel: Sim, na minha preparação foi importantíssimo. Eu estudo para área de controle, e este é meu objetivo final, mas na época os concursos da área estavam escassos. Acreditando já estar pronto e necessitando ter experiência na realização de provas, passei a focar em concursos administrativos de tribunais e universidades, e isso me motivou a continuar firme na caminhada.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Roniel: Estudei 3 meses focando exclusivamente no TJ-PA, mas já vinha de um estudo aprofundado dos conteúdos específicos, o que me garantiu estar um passo à frente no pós-edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Roniel: Sim, assim que iniciei os estudos focava no TCU, e passei vários meses estudando sem edital, formando uma base sólida que me fortaleceu quando decidi prestar concursos para a área de tribunais. Acredito que a disciplina e a constância são pilares fundamentais para o êxito em concursos públicos, por isso, via minhas metas diárias como um trabalho, que não podia faltar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Roniel: Desde o início de minha preparação, sempre gostei de estar informado sobre notícias e materiais da área. Acesso o site do Estratégia Concursos diariamente antes de começar os estudos, me informando sobre os concursos novos e em andamento, dicas, materiais e aulas disponíveis.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Roniel: Gosto de estudar por PDF e utilizo videoaulas apenas para revisões rápidas e para sanar dúvidas sobre temas complexos. Livros também estiveram presentes em minha preparação, mas como forma de aprofundamento de disciplinas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?
Roniel: No início é realmente complicado, mas quando o estudo se torna algo diário e feito com prazer, tudo fica mais fácil. A busca por informações, dicas e técnicas sobre o assunto me fez evoluir bastante, e é algo que deve ser feito por todos os concursandos: buscar se espelhar em professores e especialistas da área, pessoas que já passaram pela mesma experiência e que tem muito a contribuir no desenvolvimento dos estudos.
Eu gosto de estudar várias disciplinas por dia, chegava a estudar até 6 (seis) matérias diferentes, variando entre leitura de PDF´s, resolução de questões, lei seca, entre outros materiais. Um estudo ativo e diversificado ajudava a aumentar meu tempo na realização das metas, e contribuía para o aprendizado continuo de diversos temas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Roniel: Matemática e Informática sempre foram mais difíceis para mim, e eu realmente evitava concursos em que eram cobradas essas disciplinas. Tive a sorte de gostar de estudar temas que eram mais relevantes para os concursos que prestava, como Administração Geral e Pública e Administração Financeira e Orçamentária.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Roniel: A reta final sempre era esgotante, na última semana já estava implorando para passar logo e tirar aquele peso das costas. Mas o foco no objetivo quase sempre prevalecia, e mesmo já estando saturado, tentava focar na realização de questões e em entender a metodologia da banca.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Roniel: No estudo da discursiva é fundamental entender o que a banca espera de você. Aulas focadas na banca e na estrutura de textos foram essenciais, além do treino e produção de textos já cobrados em concursos anteriores. Chegar na prova com uma estrutura já formada na mente e um entendimento de como deve ser a realização do texto é prioridade no estudo da discursiva.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam?
Roniel: Ter perdido muito tempo fazendo resumos que geralmente não lia, quando podia produzir materiais de revisão menores e de mais fácil memorização.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Roniel: O mais difícil é a ansiedade e a incerteza de quando o estudo vai dar resultados. Apesar de ter a certeza que meu dia chegaria, não dispor de uma data de início e fim sempre foi um grande obstáculo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Roniel: Minha maior motivação é alcançar minha independência financeira através do meu próprio esforço, e poder realizar funções que agreguem valor para a administração pública.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Roniel: Siga seus sonhos e dê o máximo sempre, o estudo deve virar um hábito diário, uma prioridade em sua vida. A disciplina e responsabilidade são fundamentais para o sucesso.
Confira outras entrevistas em:
Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]