Aprovado em 20° lugar no concurso TJ-MG para Oficial Judiciário - Oficial de Justiça
Tribunais“Não desistam, passar em concurso é como estar em uma fila, uma hora vai chegar a sua vez de passar no seu concurso dos sonhos. Para isso você não deve abandonar a fila.”
Confira nossa entrevista com Uellinton Henrique Silva, aprovado em 20° lugar no concurso TJ-MG para Oficial Judiciário – Oficial de Justiça:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Uellinton Henrique Silva: Sou de Belo Horizonte, tenho 19 anos e apenas ensino médio completo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Uellinton: Estabilidade para ter tranquilidade para seguir meus estudos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Uellinton: Não, apenas estudava.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Uellinton: Minha primeira aprovação foi na EPCAr (onde cursei meu ensino médio), também fui aprovado no concurso da prefeitura de Lagoa Santa para assistente administrativo em vigésimo sétimo lugar. Sim, pretendo continuar estudando, agora meu foco está no concurso do TSE unificado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Uellinton: Apenas aos finais de semana, durante semana focava totalmente nos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Uellinton: Meus pais sempre me apoiaram, sempre me aconselharam bastante e sempre me deram apoio financeiro para eu poder me preparar apropriadamente. Meus amigos também me apoiaram bastante.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Uellinton: Para o concurso do TJ eu estudei por aproximadamente 10 meses. Apesar de ser um pouco preguiçoso com os estudos, sempre fui muito disciplinado. Então defini um horário pra acordar, começar meus estudos e concluí-los, e assim eu fazia todos os dias no mesmo horário.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Uellinton: Basicamente utilizei bastante as videoaulas, após assisti-las eu fazia anotações e realizava exercícios.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Uellinton: Pesquisando pelo youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Uellinton: Acho que o maior diferencial foi a qualidade dos professores do Estratégia, sem dúvida são os melhores. As aulas eram completas, além disso os simulados também me ajudaram bastante.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Uellinton: Estudava várias matérias por dia, aproximadamente 5, o que me custava cerca de 9 horas líquidas por dia. Nunca tive um plano de estudos muito bem definido, antes de dormir eu sempre mentalizava as matérias que eu estudaria no dia seguinte.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Uellinton: Tinha meus resumos anotados no caderno, lia bastante lei seca e minha parte favorita era os simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Uellinton: Fiz cerca de 16 mil questões; as questões ajudam a fixar o conteúdo além de dar uma boa noção de quais pontos da matéria são mais importantes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Uellinton: No início senti bastante dificuldade em direito processual civil por ser um assunto completamente novo. Porém as excelentes aulas do prof. Ricardo Torques me ajudaram a superar essa dificuldade, além de ter sido a matéria a qual mais me dediquei, tanto na quantidade de questões quanto na leitura de lei seca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Uellinton: Eu priorizo bastante o descanso na véspera da prova, tendo isso em vista: Eu acordava todos os dias (um pouco mais tarde que o normal) fazia um simulado e depois almoçava, à tarde eu corrigia os simulados e assistia às aulas do Estratégia da “hora da verdade”. No dia pré-prova eu utilizei para descansar e assistir a revisão de véspera do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Uellinton: Meu principal erro foi estudar muito pouco aos finais de semana, porém, compensava esse defeito com um planejamento muito bom, que resultava em um estudo muito efetivo, pois eu sabia focar nas minhas dificuldades, além de saber muito bem aproveitar meu tempo de estudo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Uellinton: Apesar de enfrentar algumas dificuldades durante minha jornada eu nunca pensei em desistir, pois eu sempre acreditei no meu esforço e sempre tive pessoas que confiavam em mim.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou! Uellinton: Não desistam, passar em concurso é como estar em uma fila, uma hora vai chegar a sua vez de passar nos seu concurso dos sonhos. Para isso você não deve abandonar a fila.