Aprovada em 9° lugar (cotas) no concurso TJ-ES para o cargo de Analista Judiciário - Direito
Tribunais“Nosso caminho é feito apenas por nós. Não desista do seu sonho.”
Confira nossa entrevista com Ana Paula Rocha Santos, aprovada em 9° lugar (cotas) no concurso TJ-ES para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária (Direito):
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ana Paula Rocha Santos: – Bacharel em Direito e Pós Graduada em Direito Constitucional. Tenho 28 anos e minha cidade natal é Feira de Santana – BA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Ana Paula: O sonho de proporcionar o melhor para minha família e de ter uma vida estável financeiramente.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ana Paula: Apenas estudava. E isso só foi possível porque contei e conto com a ajuda da minha família.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ana Paula: Minha primeira aprovação foi no concurso para AJAJ do TJDFT em 2022, no qual fiquei em 859º na ampla concorrência e em 109º em cotas. A segunda aprovação foi para técnico do INSS (20° na ampla concorrência e 6º em cotas, na lista da respectiva gerência executiva).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ana Paula: No início foi complicado, me isolei muito e tive alguns episódios de ansiedade. Mas com o tempo percebi que mesmo estudando para concurso existe uma vida fora das aulas e PDFs. Consegui encontrar um equilíbrio. Então, sempre que cumpria minhas metas da semana, tirava um ou dois dias para encontrar amigos e familiares ou fazer algo que eu gostasse, como sair para jantar ou até mesmo viajar.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Ana Paula: Minha família apoia todos os meus sonhos e com os estudos nunca foi diferente. Sou muito dedicada e disciplinada, então quando falei sobre concurso para os meus pais, de imediato, apoiaram minha ideia e, até o momento, são a razão para que eu não desista. Os meus poucos e bons amigos, também. E o apoio é desde a parte financeira(com viagens, hospedagem, livros, cursos..) até a parte emocional (conselhos, incentivos).
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ana Paula: Para o TJES estudei, aproximadamente, 3 meses em ritmo de revisão. Pois a maioria dos assuntos eu já tinha visto, então montei um cronograma em que eu pudesse revisar as principais matérias e adicionar a parte de legislação local. Não tenho dificuldade em seguir cronogramas de estudo, e acho que isso fez a diferença, pois deixou meu estudo organizado e ágil.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Ana Paula: Como optei por revisar, evitei videoaulas porque consome um pouco mais de tempo e optei por muitas questões e alguns PDFs. O Sistema de Questões do Estratégia me ajudou muito e algumas aulas de revisão gratuitas no YouTube também.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ana Paula: Desde o início dos estudos. Conheci através das redes sociais e indicação de amigos que já tinham comprado cursos e materiais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ana Paula: Sim, usei alguns materiais. A falta de síntese das informações me incomodava bastante nos PDFs, além da didática de alguns professores, bem como a complexidade para manusear a plataforma digital.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ana Paula: Fiz em torno de 9 provas e não fui aprovada em nenhuma, apenas habilitada em uma delas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ana Paula: Sim, a primeira mudança foi a porcentagem de acertos, sai dos 75% para 85%. Isso me deixou muito feliz. E tenho certeza que o time de professores facilitou isso e os materiais mais enxutos, porque não tomavam todo meu tempo de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Ana Paula: Montei o cronograma baseado no material do Meu esquematizado, colocava duas matérias por dia, com leitura de lei seca antes de começar os estudos e questões ao final do dia, obrigatoriamente.
Estudava 8h diárias, 4h pela manhã e 4h à noite. À tarde eu descansava e praticava atividade física.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Ana Paula: No início dos estudos eu montei vários cadernos de resumo, o que me ajudou a fixar vários conteúdos. E utilizo eles ainda hoje para algumas revisões, sempre atualizando as informações. Mas na maioria das vezes faço a revisão por questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ana Paula: Fazer questões é essencial. Todo concurseiro deve saber disso. Ajuda a fixar conteúdo, revisar e corrigir os erros. Acredito que já devo ter feito mais de 10.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ana Paula: Informática e RLM. Decidi assistir videoaulas do zero, me dedicar como fazia com as disciplinas que eu gostava, pois era o que me afastava da aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ana Paula: Fico muito ansiosa e não consigo estudar como faço rotineiramente. Então fico resolvendo muitas questões, leio jurisprudência e assisto as aulas de Reta Final ou Hora da Verdade. No dia pré-prova eu só reviso algum assunto que eu tenha muita dificuldade pela manhã. Depois escuto musica, assisto a um filme, e busco relaxar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ana Paula: Pratiquei muitos simulados de discursivas no modelo da banca, sempre fazendo de forma manuscrita, como se fosse o dia da prova mesmo. Acho interessante contratar os serviços de correção, mas para quem não pode, tem vídeos gratuitos da professora Adriana dando dicas de redação. Eu assisti a vários desses vídeos e me ajudaram bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ana Paula: O principal erro foi não ter conhecido um material como do Estratégia antes, me atrapalhei muito com isso no início, não tinha organização e fontes confiáveis de estudo. E os principais acertos foi introduzir a Lei Seca e questões diariamente na minha rotina de estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ana Paula: Sim, várias vezes. Minha maior motivação era me imaginar assinando o termo de posse e fazendo minha família feliz.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ana Paula: Nós somos seres humanos únicos. E somos capazes de ser o que quisermos, no nosso tempo, na nossa realidade. Não se compare com outras pessoas, nem reflita as dificuldades dos outros em você. Nosso caminho é feito apenas por nós. Não desista do seu sonho. Só aquele que não desiste, poderá realizá-lo.