Aprovada em 2° lugar no concurso TCM SP para o cargo de Auditor de Controle Externo - Administração
Tribunais de Contas (TCU, TCE, TCM)“É necessário ter muita dedicação, disciplina, criar uma rotina de estudos e saber lidar com o lado psicológico, devido às frustações decorrentes de reprovações e da diminuição de momentos de lazer. O caminho é árduo, mas no final valerá muito a pena!”
Confira nossa entrevista com Laureen Mirim de Zoppa Bertelli, aprovada em 2° lugar no concurso TCM SP para o cargo de Auditor de Controle Externo – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laureen Mirim de Zoppa Bertelli: Olá, o meu nome é Laureen, sou formada em Administração de Empresas, tenho 31 anos e sou natural de Sorocaba-SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laureen: Quem me motivou a começar a estudar para concursos públicos foi a minha mãe, que é concursada. Além disso, a estabilidade e o trabalho por um bem maior, em favor à sociedade, foram fundamentais para a minha escolha. Também tive experiência profissional na iniciativa privada, que me fez decidir seguir a carreira pública.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Laureen: Sim, trabalhava e estudava. Em geral, eu começava a estudar antes de ir trabalhar, por volta de 5:00 até 8:00, esse era o período de maior rendimento nos estudos. Então, trabalhava de 9:00 até 17:00 e à noite estudava até 21:00. Em finais de semana, feriados e recesso forense, eu estudava o dia inteiro.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Laureen: Fui aprovada e nomeada nos concursos:
- Prefeitura de Sorocaba – Auxiliar Administrativo – 175ª colocação, em 2010;
- Detran-SP – Oficial Estadual de Trânsito – 80ª colocação, em 2013;
- TJ-SP – Escrevente Técnico Judiciário – 5ª colocação, em 2015;
- TCM-SP – Auditor de Controle Externo – Administração – 2ª colocação pela classificação prévia, em 2023.
No momento, não pretendo continuar estudando para concursos públicos, já que fui aprovada no órgão e no cargo que eu almejava.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Laureen: Durante a preparação, eu saía com amigos e família apenas em ocasiões especiais, como aniversários e Natal.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Laureen: A minha família entendeu e apoiou a minha caminhada como concurseira, meus pais sempre valorizaram o estudo. E tenho que dizer que o meu marido foi a pessoa mais importante na minha aprovação, ele me apoiou e acreditou no meu potencial, pois também é concursado e sabe como a preparação é difícil. Isso ajudou a manter a minha fé e motivação em busca do melhor resultado. Sou muito grata, pois o caminho não foi fácil e ter um suporte foi fundamental. Quanto aos amigos, a maior parte respeitou a minha decisão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Laureen: Quando conheci o trabalho dos Tribunais de Contas fiquei interessada pela área e decidi que estudaria até ser aprovada. Desse modo, iniciei a preparação para o concurso do TCM-SP no final de 2019. Em 2020, o concurso foi suspenso por causa da pandemia, porém continuei a preparação. Em 2021 e 2022, comecei a procurar por outros concursos semelhantes e tirei o foco do TCM-SP, mantendo o estudo das matérias em comum. Somente em 2023 retornei com foco total no TCM-SP.
Para manter a disciplina, sempre tive em mente a vontade de trabalhar como auditora em um Tribunal de Contas, pois esse era o meu objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laureen: Durante a preparação utilizei, exclusivamente, os materiais do Estratégia. Utilizei as seguintes ferramentas: aulas em PDF, videoaulas, mapas mentais e leitura da lei. As vantagens dessas ferramentas foram: a organização do estudo com maior flexibilidade, a reunião de todo o conteúdo necessário para a prova e a atualização dos materiais. Como desvantagem, notei que o excesso de material disponível exige organização. Além disso, o estudo com flexibilidade pode ser uma desvantagem quando não se tem disciplina.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laureen: Conheci em 2014, por meio de colegas com os quais eu fazia curso presencial preparatório para concursos, eles relataram que o material era bom e que conheciam pessoas que foram aprovadas estudando por ele. Naquela época, acredito que o material do Estratégia era apenas em PDF e fiquei surpresa com a didática de ensino e com a quantidade de questões reunidas no material.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Laureen: Sim, estudei por aula presencial e por videoaulas em outros cursos. Nas aulas presenciais, as interrupções de outros alunos e não conseguir controlar a carga horária das matérias em que eu tinha maior dificuldade me incomodava. Além disso, algumas aulas só eram disponibilizadas com muita proximidade do dia da prova, não havendo tempo hábil para consolidação e revisão da matéria.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Laureen: Sim, antes de conhecer o Estratégia, estudei por aula presencial e fui aprovada no concurso do Detran, em 2013. Ademais, para o concurso do TJ-SP, em 2015, comprei matérias avulsas de diversos cursos, pois não me adaptei com o método de ensino dos professores de um único curso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Laureen: Depois que me tornei aluna do Estratégia, senti diferença na minha preparação por contar com ótimos professores e conseguir mensurar o meu desempenho por meio de resolução de questões em PDF. Também percebi a qualidade dos materiais, que deram todo o suporte e segurança para a realização de uma boa prova. As ferramentas que ajudaram na aprovação foram: PDF, para aprendizagem; videoaulas, para matérias em que eu tinha maior dificuldade; Trilha Estratégica, para organização do ciclo de estudo; e mapas mentais, para revisão.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laureen: No meu plano de estudos, utilizei uma planilha disponibilizada pela Trilha Estratégica e preparei o meu próprio ciclo de estudos. No ciclo, eu estudava cada matéria pelo período de 1 hora a 1 hora e meia com paradas de 5 minutos a cada 30 minutos. Dessa forma, eu tinha contato com cada matéria de 2 a 3 vezes por semana. Nunca cronometrei o meu tempo de estudo diário, sempre tive em mente que deveria estudar o máximo possível, principalmente aos finais de semana, que eu tinha mais tempo disponível.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laureen: Para as revisões, eu estudava por resumos, mapas mentais, simulados e questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Laureen: Acredito que a resolução de exercícios é a melhor forma de mensurar o desempenho e revisar a matéria. Não sei ao certo quantas questões resolvi, mas resolvi o máximo possível.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laureen: Tive mais dificuldade em Contabilidade Geral, pois não era comum em todos os editais de concursos da área de controle e em Administração Geral, devido à extensão do conteúdo. Para superar essa barreira, assisti videoaulas e resolvi muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laureen: Mantive a mesma intensidade de estudos na semana que antecedeu a prova, porém com foco em revisões, muitos exercícios e vídeos do Reta Final e da Hora da Verdade. No dia pré-prova, estudei no período da manhã.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Laureen: Na preparação para a prova discursiva, resolvi questões discursivas de provas anteriores e obtive domínio do conteúdo. O conselho que dou é escrever bastante sobre a matéria e fazer mapas mentais para ajudar na memorização do conteúdo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laureen: No início da preparação cometi o erro de esgotar uma matéria para então iniciar outra, isso dificultou a memorização e tornou o estudo cansativo. Também errei fazendo os meus próprios resumos, que consumiu muito tempo.
Acertei ao estudar as matérias por ciclos e por resumos preparados pelo Estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Laureen: Nunca pensei em desistir, não importando o tempo que demorasse até a aprovação. No entanto, em alguns momentos surgiram inseguranças, sobretudo, após reprovações, pois abri mão de momentos importantes com a família, com os amigos e deixei de lado coisas que gostava de fazer. Posso dizer que fui motivada por meu desempenho, que foi melhorando a cada prova, e por meu objetivo de ser aprovada em um concurso na área de controle, além de contar com o apoio familiar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laureen: Em primeiro lugar, eu aconselharia a estudar por um bom curso, como o Estratégia, que possui todo o conteúdo e ferramentas necessárias para a aprovação. É necessário ter muita dedicação, disciplina, criar uma rotina de estudos e saber lidar com o lado psicológico, devido às frustações decorrentes de reprovações e da diminuição de momentos de lazer. O caminho é árduo, mas no final valerá muito a pena!