Aprovada em 1º lugar no concurso Senado Federal para Consultor Legislativo - Políticas Microeconômicas
Legislativo“Defina metas pequenas. Por exemplo, “hoje quero ler o PDF da aula 10 de Constitucional”. Cumpra essas pequenas metas diárias. Assim você evita a paralisia que a ansiedade causa.”
Confira nossa entrevista com Raquel Mesquita Almeida, aprovada em 1º lugar no concurso Senado Federal para o cargo de Consultor Legislativo – Políticas Microeconômicas:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Raquel Mesquita Almeida: Eu me chamo Raquel, tenho 28 anos, sou natural de Tiros (MG). Eu me mudei para Brasília em 2012 para fazer a faculdade de Relações Internacionais (RI) na Universidade de Brasília. Ao mesmo tempo que cursava as disciplinas de RI, cursei as obrigatórias de Economia e, depois de graduada, entrei de novo na UnB para concluir as disciplinas que restavam de Economia. Assim, em 5 anos, eu me formei em 2 cursos. Em 2018, comecei o Mestrado em Economia na UnB e comecei a estudar para concursos. Tomei posse no meu primeiro cargo público em 2019 e concluí o mestrado em 2020.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Raquel: O fato de ninguém contratar profissional recém-formado. Considero o concurso mais isonômico que qualquer RH, pois as empresas querem mil anos de experiência prévia, o que não necessariamente é um sinal de produtividade ou de habilidades.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Raquel: Eu conheci o Estratégia quando estava estudando para a Abin e para a CLDF. Tomei a decisão de começar no Estratégia por uma questão de preço e para formar alguma base em Direito, principalmente Constitucional e Administrativo.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Raquel: Quando eu apenas trabalhava, eu estudava por volta de 8h líquidas por dia, inclusive nos finais de semana. No caso do concurso do Senado, eu já trabalhava, então conseguia estudar no máximo 5h por dia.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Raquel: Eu usava principalmente os PDFs, pois tenho preguiça de assistir vídeos. Porém, eu assisti o curso da professora Nelma de Constitucional.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Raquel: Para o Senado, foram 3 meses entre o início da preparação e a segunda fase (do dia 29/08/2022 a 26/11/2023)
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raquel: Tenho dificuldade com Direito Administrativo, porque considero decoreba e tenho dificuldade em memorizar a lei seca. Eu tentei superar, criando conexões mentais entre os artigos de uma mesma lei, de forma a compreender o espírito geral e então entender os detalhes.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Raquel: Eu leio meus resumos na reta final (últimos 10 dez dias).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Raquel: Eu fiz um curso direcionado de discursivas e fiz “simulados”, em que eu própria baixava um Projeto de Lei que estava em alguma comissão do Senado, redigia um Parecer e uma Justificação e, então, eu comparava com o Parecer e a Justificação publicados no site.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Raquel: Sou casada, mas não tenho filhos. É muito importante o seu cônjuge te liberar das tarefas domésticas nesse momento. Foi o meu caso, em que minha esposa diminuiu bastante o que eu tinha que fazer para a casa.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Raquel: Foi uma sensação de realização pessoal.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Raquel: Nunca tinha ouvido falar antes do convite.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raquel: Meus principais erros foram não ter foco no que eu queria para minha vida. Quando terminei a faculdade, fiz qualquer concurso (Abin) e passei, o que foi péssimo para minha vida pessoal. Acredito que, ao invés de tentar qualquer coisa, a pessoa deve pensar o que lhe faz feliz.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Raquel: Nunca pensei em desistir, ainda mais depois de estar na Abin, porque pensava todos os dias em mudar de emprego.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Raquel: Defina metas pequenas. Por exemplo, “hoje quero ler o PDF da aula 10 de Constitucional”. Cumpra essas pequenas metas diárias. Assim você evita a paralisia que a ansiedade causa.