“Não desista. Muitas vezes bate aquele desespero, aquele medo de nunca conseguir, mas se você está fazendo a sua parte, uma hora a aprovação vai chegar. O esforço vence o talento, isso é fato.”
Confira nossa entrevista com Vanessa Martins Ribeiro, aprovada no concurso do Senado Federal para Analista Legislativo – Administração:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Vanessa Martins Ribeiro: Sou formada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, tenho 31 anos e sou natural de Santa Maria/RS.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Vanessa: Desde a época da faculdade eu já pensava em estudar para concursos. Logo após formada comecei a trabalhar na iniciativa privada e desde então tive a certeza de que aquilo não era para mim, que havia coisas que só o serviço público me proporcionaria (estabilidade, qualidade de vida, boa remuneração…)
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Vanessa: Trabalhei por 4 anos em uma Instituição Financeira. Comecei conciliando os estudos com o trabalho. Porém, depois de um tempo, percebi que não estava me dedicando o quanto gostaria em nenhum dos dois. Como o concurso público sempre foi uma vontade, decidi que me dedicaria 100% a esse projeto. Fiquei 2 anos juntando dinheiro e depois pedi demissão do meu trabalho para ficar “só” estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Vanessa: Minha primeira aprovação foi em 2021, fiquei em 6º lugar para Analista Administrativo no Tribunal de Justiça de SC. Depois passei em 1º lugar para o cargo de Administradora no Instituto Federal do RS; 7º lugar para Administradora na Secretaria de Estado da Administração de SC, cargo que estou em exercício atualmente; 2º lugar para Técnico em Contas Públicas no Ministério Público de Contas de SC (estou aguardando nomeação). E agora fui aprovada para analista legislativo do Senado Federal na 68º posição. Sigo estudando para a prova da CGE/SC que será daqui uns dias. Depois pretendo “aposentar as canetas”.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Vanessa: No total foram 3 anos de estudos com foco total. Minha vida social nesse período era bastante restrita, sempre coloquei o estudo como prioridade e, por conta disso, perdi alguns momentos em família e com amigos. Tentava equilibrar os estudos com a vida social, minhas saídas eram mais no fim de semana e só depois que a meta de estudos já estava cumprida.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Vanessa: Totalmente. Desde o 1º dia que vim com a ideia de largar tudo para estudar para concurso tive total apoio da minha família e amigos. Muitas vezes eles acreditaram mais em mim do que eu mesma. A forma com que me ajudaram foi entendendo as minhas ausências, não me cobrando, me dando palavras de apoio, me incentivando a não desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Vanessa: Então.. Faz 3 anos que estudo e dentro desse período teve a pandemia, o que suspendeu os concursos por mais de 2 anos. Eu me mantive estudando e pude construir uma boa base nas principais matérias que são comuns aos concursos da área administrativa. Então, na verdade, eu nem direcionei os estudos para o Senado, fui com a base que eu já tinha dos outros. Como a maioria das matérias eu já havia estudado, acabei tendo um bom desempenho.
A disciplina acredito que veio com a rotina e com a maturidade de saber que aquilo precisava ser feito para eu conseguir ser aprovada um dia. Desde o começo eu tinha consciência de que levaria um tempo até eu me tornar competitiva. Respeitei o processo desde o começo e focava mais no dia a dia, não olhava muito o que faltava, cada dia foi uma construção. Também sempre vi o estudo como um trabalho, uma obrigação, então assim como no trabalho, no estudo eu não poderia simplesmente acordar e decidir não estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Vanessa: Estudei basicamente pelos PDFs do Estratégia. Nas matérias em que tinha mais dificuldade eu acabava assistindo videoaula (como RLM, Contabilidade, estatística). Como vantagens do PDF eu vejo o ganho de tempo e a possibilidade de abordar mais temas da matéria, pois ali o professor pode colocar bem mais informações do que traria em uma videoaula, por exemplo. A videoaula é muito boa, mas como concurseiro está sempre correndo contra o tempo, não acho um bom custo-benefício assistir para todas as disciplinas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vanessa: Acho que por propaganda no Youtube e Instagram. Sempre ouvi falar muito bem dos professores e da qualidade dos materiais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vanessa: Comprei um material de um cursinho menor do RS, mas logo vi que não me atenderia. Era algo incompleto, basicamente um copia e cola da letra da lei em um documento do Word, com alguns comentários e sem nenhum direcionamento.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Vanessa: Fiz do MPU e TRF4, não fui aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Vanessa: Com certeza. O material estava organizado por disciplinas e dentro de cada disciplinas as aulas eram organizadas seguindo uma ordem lógica, o que facilitava o entendimento. Os PDFs eram bastante didáticos e completos. Todas as aulas tinham a opção de videoaula, então se eu lia algo e não entendia, sabia exatamente onde procurar.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Vanessa: Eu estudava por ciclo de estudos e várias matérias ao mesmo tempo. No pré edital estudava 6h líquidas (1 matéria por hora). Quando estava no pós edital estudava 7h líquidas (isso quando não trabalhava). Comecei estudando 6 matérias, e à medida que eu ia terminando, eu reduzia a carga horária para poder acrescentar outras matérias. No final estava estudando umas 15 matérias concomitantemente.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Vanessa: Como revisão eu utilizava meus resumos, flashcard e questões. Depois que eu já tinha visto boa parte da matéria comecei a fazer simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vanessa: Pra mim a resolução de exercícios é a principal forma de estudos. É com os exercícios que a gente identifica o estilo de cobrança da banca, o que cai mais, o que é mais importante. Além disso é um estudo ativo, ele te força a resgatar a informação, fixando melhor o conteúdo na memória. Pela estatística do site que utilizo, eu já fiz mais de 50.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Vanessa: As disciplinas de exatas (estatística, RLM, matemática financeira) e português. Superei essas matérias vendo videoaula e aumentando a carga horária delas no meu ciclo de estudos. Buscava sempre começar o estudo por elas, para não procrastinar.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vanessa: Na semana da prova eu buscava reduzir a carga horária e focar mais em revisões. Eu sempre pensei que o que eu poderia fazer já havia sido feito e que era mais importante eu estar com a mente descansada do que ficar estudando freneticamente.
No dia pré prova eu não costumava estudar, buscava fazer algo que eu gostasse, me alimentava bem e dormia cedo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vanessa: Eu comprei um curso de discursiva à parte. Isso foi primordial para eu ter um bom desempenho. Se o seu concurso tem discursiva, eu aconselho comprar um curso focado na sua prova e banca. A discursiva também existe técnica e entender a estrutura de um texto é essencial. Aconselho também pegar um curso em que você pratique redações e que estas sejam corrigidas por um profissional. Eu percebi muita evolução em virtude dos apontamentos das correções e isso refletiu nas minhas notas posteriormente.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Vanessa: Como erro acredito que foi eu ter deixado de lado outras áreas que também são importantes para o estudo como atividade física e cuidados com a saúde mental. Fui reprovada em um concurso que queria muito por questões emocionais, acredito que faltou um pouco de equilíbrio nessas áreas.
Como acerto acredito que primeiro foi o fato de antes de iniciar qualquer estudo reaprender “como se estuda”. Ter humildade de entender que o estudo para concurso é diferente de qualquer estudo. Desde o começo já aprendi sobre ciclo, matérias intercaladas, estudo ativo. Acredito que eu tenha “ganho” um tempo por isso. Outro acerto foi entender que iria demorar e respeitar o processo era essencial para que eu pudesse tornar o estudo algo sustentável. Acredito que o fato de eu ter focado em um concurso específico e não ficar pulando de edital em edital também foi um diferencial. Eu só comecei a fazer outras provas depois que já tinha uma boa base nas principais matérias. Tem uma frase que eu gosto muito que é “dividir não é conquistar”, acho que resume bem essa questão de quem concilia editais
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Vanessa: Não cheguei a pensar em desistir, mas muitas vezes me peguei pensando “e se eu nunca conseguir?”. O que me motivou a seguir foi direcionar as minhas forças naquilo em que eu pudesse controlar e saber que eu estava fazendo tudo que estava ao meu alcance e que eu teria que ter paciência que a minha hora chegaria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vanessa: Não desista. Muitas vezes bate aquele desespero, aquele medo de nunca conseguir, mas se você está fazendo a sua parte, uma hora a aprovação vai chegar. O esforço vence o talento, isso é fato. Confie no processo e não desista. Entenda que o período de estudos é uma fase de renúncias, mas que isso é passageiro. Depois que tudo isso passar você vai olhar para trás e se orgulhar de si mesmo por não ter desistido.
Desejo que você sinta essa sensação! Pode ter certeza que vai valer muito a pena :)