“Não costumava sair muito, mas costumava reservar pelo menos um fim de semana para passar com a família e amigos, pois esses bons momentos ajudam a recarregar nossas energias e manter o foco.”
Confira nossa entrevista com Louis Fillipi De Souza Azevedo, aprovado em 1º lugar no concurso SEMSA Manaus para Engenheiro de Segurança do Trabalho:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Louis Fillipi De Souza Azevedo: Meu nome é Louis Fillipi, tenho 28 anos, sou natural de Manaus-AM, formado em engenharia química, pós-graduado em engenharia de segurança do trabalho e atualmente estou cursando direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Louis Fillipi: Eu comecei a estudar para concursos em 2018, pois buscava um emprego estável e com bom salário e achava que poderia conseguir isso através do concurso público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Louis Fillipi: Eu trabalhava de manhã e por uma parte da tarde e costumava estudar pelo restante do período da tarde e pela parte da noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Louis Fillipi: Em concursos de engenharia, fui aprovado neste da semsa em 1º lugar para engenheiro de segurança do trabalho, na Petrobrás para o cargo de engenheiro de segurança do trabalho (1º lugar na cota de negros e 30º da ampla concorrência) e também na MSGÁS (1º lugar na cota de negros e 7º da ampla concorrência). Além dessas, também tenho aprovações em concursos de nível médio de área administrativa como IDAM (2º lugar assistente técnico) e assistente judiciário do TJAM. Ainda pretendo continuar estudando tanto para concursos de engenharia quanto de outras áreas, incluindo área jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Louis Fillipi: Não costumava sair muito, mas costumava reservar pelo menos um fim de semana para passar com a família e amigos, pois esses bons momentos ajudam a recarregar nossas energias e manter o foco.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Louis Fillipi: Minha família e meus verdadeiros amigos sempre apoiaram minha decisão de estudar para concursos públicos e também no mundo dos concursos eu conheci minha namorada, que também é concurseira.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Louis Fillipi: Eu já vinha estudando para concursos de engenharia desde o ano passado, então só fiz algumas adaptações e organizei um cronograma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Louis Fillipi: Eu utilizava os pdfs. Focava na leitura dos pdfs e resolução de questões. Resolvi muitas questões para me acostumar com o estilo cobrado pela banca.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Louis Fillipi: Conheci o estratégia por indicação de alguns amigos e gostei muito dos professores e do material, principalmente dos pdfs.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Louis Fillipi: Sim, o que mais incomodava nesses outros materiais era o material escrito que era muito incompleto e por isso havia a necessidade de pesquisar em outras fontes para completar o material de estudo. O Estratégia, ao contrário, apresenta um material robusto, bem completo e que tem tudo o que a gente precisa e isso era exatamente o que eu estava buscando.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Louis Fillipi: Sim, consegui ser aprovado, mas acho que poderia ter encurtado esse caminho se estivesse estudado desde o início com um material completo como o do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Louis Fillipi: Sim. Logo de cara o material completo que o Estratégia tem foi o que mais me chamou atenção além das ferramentas de passo estratégico e bizu estratégico que ajudam muito, principalmente quando o edital está aberto ou você trabalha e estuda e tem menos tempo. Essas ferramentas ajudam a direcionar melhor o estudo e otimizar a preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Louis Fillipi: Meu estudo era 2 matérias por dia. Eu conseguia fazer de 3 a 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Louis Fillipi: Minhas revisões eram feitas por meio de questões. Às vezes, fazia simulados para treinar tempo de prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Louis Fillipi: A resolução de questões é muito importante, pois é através dela que conhecemos o estilo da banca e os assuntos que ela mais gosta de cobrar. Não lembro quantas questões resolvi ao longo da minha trajetória de concurseiro, só posso dizer que foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Louis Fillipi: Tinha dificuldade com informática, fui melhorando por meio da resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Louis Fillipi: Na específica, fiz uma seleção dos pontos que julgava serem os mais prováveis de constar na prova e na de conhecimentos gerais eu fui pelas aulas de reta final e pelo aulão de véspera.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Louis Fillipi: No início do meu estudo, um dos meus principais erros era não resolver muitas questões, quando aumentei a quantidade de questões resolvidas meu desempenho melhorou significativamente. Já meus acertos foram principalmente meu planejamento e cronograma de estudo bem organizado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Louis Fillipi: Não, pois sabia que mesmo que demorasse um pouco eu chegaria ao resultado que queria.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Louis Fillipi: Ter foco, disciplina e perseverança para atingir o objetivo desejado.