Aprovado no concurso SEJUSP MG para o cargo de Policial Penal
Policial (Agente Penitenciário)“Nunca desistam, muito menos deixem que alguém diga que vocês não são capazes, pois a vida do concurseiro não é fácil, mas é muito gratificante saber que você pode ter a capacidade de passar em qualquer concurso que queira.”
Confira nossa entrevista com Yuri de Sousa Alves, aprovado no concurso SEJUSP MG para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Yuri de Sousa Alves: Sou formado em Administração de Empresas, tenho 35 anos e moro em Vitória da Conquista, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Yuri: Sempre tive o objetivo de conquistar a estabilidade financeira e quando percebi que o mercado de trabalho para administrador estava saturado em minha região, decidi estudar para concursos.
Na verdade, carreira policial foi uma escolha estratégica por ser a área que mais oferta vagas. Agora que estou exercendo esse cargo, pretendo permanecer como policial. Como tem algum tempo que estudo, adquiri bastante conhecimento e decidi valorizar meu capital intelectual e pretendo fazer o concurso da PF, pois é a polícia mais bem remunerada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Yuri: Estudava pela manhã antes de ir para o trabalho, no trabalho durante meu horário de almoço (detalhe… no vestiário da empresa, pois lá era o lugar mais silencioso para estudar), e também à noite depois que minha esposa e filha iam dormir.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Yuri: Polícia penal MG (atual cargo), colocação 986;
Embasa empresa de saneamento da Bahia, colocação 9;
TJBA Analista, colocação 42, e técnico colocação 16.
E fiz CMBH recentemente para Analista e Técnico, e pelo meu conhecimento e experiência, acredito ter logrado êxito para técnico (ainda aguardando resultado).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Yuri: Saía bem pouco com a família. Dos amigos tive que me distanciar, para poder manter o foco no objetivo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Yuri: Sou casado e tenho uma filha linda de 10 anos. No início foi difícil para elas entenderem, mas com o tempo elas entenderam e me apoiaram com menos cobranças e mais compreensão.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Yuri: Eu estudo focado desde 2021, quando foi o concurso da polícia penal. Estudei para ele por 6 meses e de lá pra cá já fiz mais 9 concursos e nunca mais parei de estudar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Yuri: Utilizei no início bastante videoaula e fazia resumo delas. Hoje, com a experiência e aprendizado, utilizo mais os meus próprios resumos e PDFs do Estratégia, faço muita questão e cadernos de erro.
Acredito que a principal vantagem foi eu criar os meus próprios resumos das vídeoaulas, pois hoje só utilizo eles e vou adicionando atualizações.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Yuri: Pela internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Yuri: As aulas eram repetidas e às vezes fora do conteúdo programático.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Yuri: O banco de questões é excelente e o quadro de professores é muito bom. Parabéns!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Yuri: Estudava duas matérias por dia, às vezes três. Média de 3 a 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Yuri: Através de resumos, todos os simulados, muitas questões e o caderno de erros.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Yuri: É fundamental a resolução de questões, em especial da banca do concurso pretendido. Não me recordo ao certo quantas questões resolvi, mas posso afirmar que foram mais de 5.000 na minha trajetória
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Yuri: AFO e contabilidade. Até hoje estudo essas mais do que as outras, para superá-las só com muita resolução de questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Yuri: Muito estudo e revisão.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Yuri: Minha preparação foi com muita repetição. Hoje possuo uma pasta só de discursivas e redações que me auxiliam nos estudos.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Yuri: Tranquilo, pois sou praticante de jiu-jitsu e procuro manter o corpo sempre em dia. Para o psicológico fiz alguns treinos dos testes aplicados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Yuri: Alguns erros foram “ apaixonar” por matérias que eram boas de estudar, porém tinham peso pequeno na prova.
Em relação aos acertos, posso afirmar que foi fazer resumos próprios e resolver questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Yuri: Na verdade, antes de 2021 eu estudei e passei na Polícia Militar de Minas Gerais como excedente e o estado alegou estado de calamidade e não nos chamou, mesmo após termos feito todos as fases anteriores, coisa que nunca havia acontecido no histórico da instituição. Com isso parei de estudar e só retornei em 2021, seis meses antes do concurso da Polícia Penal. De lá pra cá estudo praticamente todos os dias.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Yuri: Nunca desistam, muito menos deixem que alguém diga que vocês não são capazes. A vida do concurseiro não é fácil, mas é muito gratificante saber que você pode ter a capacidade de passar em qualquer concurso que queira.