Aprovado no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário)“Buscar um material de qualidade, não ficar pulando de material em material, resolver muitas e muitas questões assim como simulados. Ter foco e disciplina que um dia a aprovação chega […]”
Confira nossa entrevista com Tiago Uchoa Bermudes, aprovado no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tiago Uchoa Bermudes: Meu nome é Tiago Uchôa Bermudes, tenho 38 anos e moro em Vila Velha-ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tiago: Tinha um restaurante em sociedade, passados 6 anos de funcionamento eu percebi que o negócio não estava me dando um retorno razoável, estava trabalhando para sobreviver. Até que veio a pandemia e percebi como eu estava vulnerável ao negócio, então decidi estudar para concursos para ter uma estabilidade financeira e poder construir uma família com uma dor de cabeça a menos (rsrsr).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tiago: No início da minha jornada de estudos, eu trabalhava e estudava. Durante a semana eu acordava às 04:30, passava um café e estudava até 07:30 e 08h saía para trabalhar. Chegava em casa por volta de 18h, tomava um banho, fazia um lanche rápido e começava a estudar até às 22:30, isso foi rigorosamente por um ano.
No final de semana eu acordava 5h e estudava até de noite, sempre cronometrava e cronômetro até hoje o tempo de estudo.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tiago: Fui aprovado dentro das vagas para PP-ES na colocação 336; fui aprovado no concurso Agente Comunitário de Serra, fora das vagas e fui eliminado por exceder a idade máxima, que era 35 anos – fiz esse concurso por experiência.
Continuo estudando, pois meu objetivo é passar na Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tiago: No primeiro ano eu quase não saía, tomei um gosto por estudar que eu nunca tive, então, não fazia questão nenhuma de sair (rsrsr). Sábado ou domingo à noite ia para casa dos meus pais para comer pizza.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Tiago: Sim. Na verdade, eu comuniquei minha mãe e minha esposa, as duas que precisavam me entender e apoiar. Outros eu comuniquei sim, mas não me preocupava se iriam entender ou apoiar. O importante era eu não desistir, pensava nisso todos os dias “Posso desanimar, mas não vou desistir. Não tenho essa opção no meu dicionário”.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tiago: Eu comecei estudando para o concurso da PF, que foi realizado em 05/2021. Depois disso confesso que fiquei um pouco perdido, mas continuei estudando.
Em 07/2023 saiu o edital para a PP-ES, foquei 100% nele.
Para manter a disciplina nos estudos não foi fácil e nem é fácil, mas como eu tinha me comprometido a mudar de vida e que queria algo estável, não tive outra escolha, era estudar e estudar, só assim conseguiria alcançar meu objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tiago: Na minha preparação usei basicamente videoaulas. Para mim é a melhor forma de prender a minha atenção, PDF eu desviava muito o foco e o bom da videoaula é que você pode pausar e rever a explicação do professor quantas vezes quiser.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tiago: Uma amiga minha estava estudando para concurso e ela comentou do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tiago: O maior diferencial do Estratégia são os professores. São bem diretos nos assuntos e com uma didática incrível, deixando o estudo mais leve.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tiago: No início eu estudava no máximo 1h30min líquidas por matéria, não passava disso. Durante a semana consegui bater em média 6 horas líquidas por dia e no final de semana cheguei a fazer em média 8 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tiago: Minhas revisões eu sempre fiz resolvendo questões. Meu erro, no início dos estudos, foi não ter feito vários simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tiago: Resolução de exercício e simulado são a chave da aprovação. Não faço a mínima ideia de quantas, mas foram várias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tiago: Minha maior dificuldade sempre foi a produção de texto, tinha um medo danado de escrever, sempre travava, nunca fui bom para escrever. Sabia que isso era um obstáculo na minha aprovação, fui na marra e comecei a escrever até superar esse bloqueio. Até hoje eu tenho dificuldade na escrita, mas continuo tentando.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Tiago: Na semana da prova fiquei resolvendo questões e simulados antigos, revisando por simulado e questões. Na véspera da prova eu assisti a revisão de véspera do Estratégia, que praticamente entregou a prova (rsrsrs).
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tiago: Minha prova foi objetiva e discursiva. Meu maior conselho para se preparar bem para a discursiva, é colar no Professor Rodolfo Gracioli (atualidades) e na Professora Janaina Arruda (português). Esses dois foram anjos na minha vida (rsrsr) e, lógico, escrever no mínimo uma redação por semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tiago: Meu maior erro no início dos estudos foi negligenciar os simulados e a escrita.
Meu maior acerto foi em manter a disciplina de estudo. Estudava todos os dias. sem falta.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tiago: Pensei várias vezes em desistir, normal esse pensamento. Mas sempre rolava nas aulas mesmo os professores motivando os alunos, quantas vezes vi os professores: Thallius, Fauth, Pequeno, Jhoni, Renato, Rodolfo, Janaína…. isso dava um gás danado. Fora que eu sempre pensava que não tinha outra alternativa, era estudar e estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tiago: Buscar um material de qualidade, não ficar pulando de material em material, resolver muitas e muitas questões assim como simulados. Ter foco e disciplina que um dia a aprovação chega.
Eu nunca fui um aluno exemplar, sempre ficava de recuperação em quase todas as matérias, nunca gostei de estudar. Quando comecei a estudar para concurso, foi diferente, tomei gosto pelos os estudos que facilitaram muito a minha jornada.
Pode ter certeza, se eu consegui qualquer um também consegue. E nunca pare de estudar, lágrimas vão escorrer, vontade de desistir vai surgir várias vezes, isso tudo é normal e com um tempo isso vai passando. Não me arrependo de nada, faria tudo de novo.