Aprovado no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário).
“Eu tive muito mais reprovações do que aprovações, aliás a aprovação é a exceção! O que difere quem consegue chegar na aprovação é a persistência, todos são capazes e eu sou prova disso […]”
Confira nossa entrevista com Jorge Luiz Pinheiro da Silva Junior, aprovado no concurso SEJUS ES para o cargo de Inspetor Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jorge Luiz Pinheiro da Silva Junior: Sou formado em educação física, 33 anos, nascido e criado em Itapemirim/Es.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jorge: Faço concurso público desde 2011, porém só comecei estudar com seriedade em 2018. Sempre tive o sonho de ser servidor público e no ano de 2023 foi meu melhor ano, em que obtive 3 aprovações em concursos públicos: Guarda Municipal de Vila Velha/ES, Iases e Polícia Penal ES.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jorge: Sempre tive que trabalhar. Estudava antes de ir para o serviço, das 5:00h da manhã às 7:30h, e na parte da noite, de 19:30h às 23h ou até onde dava mediante ao cansaço.
Nos finais de semana eu tentava aproveitar para compensar o tempo perdido e conseguir chegar em grande nível para aprovação.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jorge: Tive algumas aprovações no decorrer da minha trajetória, porém nem tudo saiu como planejado. Fiquei excedente por muitas vezes e não fui chamado para tomar posse em alguns concursos, em outros fiquei sabujice e a liminar caiu (foram dias difíceis, onde pensei em largar tudo, mas Deus sempre me sustentou).
Fui aprovado nos Correios de 2011; Policia Penal ES 2012; Cesan/ES 2014; e Prefeitura Municipal de Itapemirim/ES em 2018 (em todos eles fiquei excedente). Foi aí que decidi que precisa mudar minha mentalidade se quisesse realmente entrar num cargo Público.
Em 2018 fui aprovado e me formei no Bombeiro Militar ES, no dia seguinte a nomeação minha liminar caiu (foi triste saber que no dia da nomeação e promoção de aluno tinha sido desligado do certame, mas depois de quase 2 anos de deserto, Deus me concedeu a força de levantar e buscar meus sonhos novamente) “O CAIR É DO HOMEM,O LEVANTAR É DE DEUS’.
Voltei a estudar ainda sem saber o que viria (foram dias difíceis) e em 2020 eu passei na Polícia Militar de MG, mas não segui nas etapas (depois do trauma do Bombeiro Militar decidi que não queria mais saber de militarismo), então mudei a rota e segui estudando.
Em 2023 fui aprovado na Guarda Municipal de Vila velha/ES, Iases/ES (onde hoje sou servidor público Estadual) e agora aprovado na Polícia Penal ES, onde em breve estarei indo para o CFP para tomar posse nesse novo concurso, para a Glória de Deus!
Pretendo alcançar os concursos Federais e hoje estou trilhando esse caminho até chegar lá.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jorge: Foi bem difícil, minha família acompanhou todo esse processo, muitas vezes nem eu acreditava mais em mim e às vezes acho que nem eles. foram dias bem difíceis, porém, permaneci firme e ultrapassei todas as barreiras.
Nos últimos 2 anos eu praticamente não saía, não sabia o que era natal, ano novo, carnaval, eu estava disposto a pagar o preço para conseguir realizar minha meta de ser Efetivo. Meu relacionamento com minha namorada ficou abalado (ela foi parceira e sustentou comigo esse sonho, e nós dois, mais na frente, fomos aprovados no Iases/ES e somos servidores estaduais hoje).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Jorge: Eu praticamente tive que mudar todas minhas relações e amizade nesse período, para conseguir algumas coisas tive que abrir mão de outras, temporariamente.
Hoje trabalho na escala 24x72h (trabalho 1 dia e folgo 3 dias) e vejo que todo esforço e dedicação valeu a pena. Tenho qualidade vida e tempo para estudar para outros concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jorge: Estudei 2 anos direto. Eu estava focado e alcancei 3 concursos no ano de 2023, sendo 1 municipal e 2 estaduais.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jorge: O Estratégia Concursos foi essencial, usava também outros meios, como pacotes de simulados e etc. Sempre gostei de estudar por vIdeoaula, porém, no último ano, eu praticamente só fazia ciclo de estudos, revisões, exercícios e muitos simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jorge: Já conhecia o Estratégia Concursos e tinha adquirido alguns cursos. Em 2022 eu adquiri a Assinatura Vitalícia e foi um dos melhores investimentos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Jorge: Já estudei por vários outros cursos e tirei o melhor de cada um. Fiz meu próprio material e quando preciso de auxílio, vou na minha Assinatura Vitalícia do Estratégia e faço consulta.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jorge: Sim, sentia que para alcançar os concursos maiores eu precisava seguir com um material mais completo e o Estratégia dá aulas nesse aspecto. Estou me preparando para a Polícia Federal e PRF e o Estratégia estará presente em mais essa aprovação, se assim Deus permitir.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jorge: Fiz ciclos de estudos, eu mesmo montava de acordo com a estatística de cobrança de cada cargo. Mas quando descobri que as matérias básicas que aprovam, saí para outro patamar.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jorge: Fazia a revisão de 24h e a revisão por blocos, que meu amigo e professor Willian Valverde ensinou (Professor de Estratégia).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jorge: A chave para a aprovação está na resolução de muitos exercícios, demorei a entender isso. O combo Revisão, exercícios e simulados são a chave de qualquer aprovação.
Na última vez que fiz cálculos, tinha feito cerca de 3 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jorge: Matemática e RLM, não sou bom em exatas. Foi necessário me dedicar nessas disciplinas para ir bem em pelo menos metade delas e compensar em outras, para chegar dentro das vagas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jorge: Revisões, simulados e muitos exercícios da banca. E no dia da prova foi só mais um simulado dos tantos outros que fiz.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jorge: Lia sobre os temas necessários e semelhantes, me dedicava a fazer pelo menos 1 redação por semana para não perder a prática da escrita e ler bastante para aumentar o vocabulário na hora da redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jorge: No começo não fazia exercícios nem revisava, acredito que seja um erro bem comum entre tantos candidatos que converso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jorge: Em vários momentos, mas sentia sempre Deus falando comigo que um dia chegaria minha vez. E Deus me honrou depois de tantas batalhas perdidas e tantas reprovações na minha trajetória.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jorge: Eu tive muito mais reprovações do que aprovações, aliás a aprovação é a exceção! O que difere quem consegue chegar na aprovação é a persistência, todos são capazes e eu sou prova disso, depois de anos de reprovações e quedas eu consegui vencer. Sempre trabalhei, e estudei em escola pública, nunca fui privilegiado, porém eu sabia que se eu me dedicasse minha vez iria chegar. E chegou para honra e glória de DEUS! “ SE CAÍRES 7 VEZES, LEVANTA-TE 8 ’’ Provérbios 24:16