“A assinatura do Estratégia é bem abrangente. Além de te oferecer ótimos materiais de estudo, oferecer materiais que guiam a sua preparação, como a trilha e o passo estratégico”.
Confira nossa entrevista com Nubia Kawai, aprovada em 14º lugar para Auditor Fiscal no concurso da SEFAZ SC:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você. De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Nubia Kawai: Eu sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Tenho 28 anos e sou formada em Processos Gerenciais e acabei de me formar em contabilidade também.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Nubia Kawai: Eu trabalhei na área financeira e também na área contábil antes de começar a estudar para concursos. Eu decidi pelo caminho dos concursos porque estava desanimada com o setor privado e não via tantas oportunidades como o setor público podia me proporcionar.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Nubia Kawai: Desde que comecei a estudar para concursos tinha o foco na área fiscal, principalmente pela minha formação em contabilidade em que tinha matérias que eu já tinha um pouco de familiaridade. Meu foco inicial era a RFB, mas vi grandes oportunidades nos fiscos estaduais e decidi dividir minha atenção entre a RFB e outros fiscos.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Nubia Kawai: Eu comecei a estudar em dezembro de 2020 para concursos públicos logo após de sair do meu emprego. E na maior parte desse período tinha que conciliar o estudo para concurso apenas com o ano final da minha graduação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Nubia Kawai: A prova da SEFAZ-SC foi a segunda prova que eu fiz, antes dela tinha feito apenas SEFAZ-ES em que fui reprovada.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Nubia Kawai: Quando comecei a estudar meu foco era a Receita Federal, e como eu não sabia muito bem como estudar eu comecei a seguir a trilha estratégica que facilitava a minha rotina, porque não tinha que montar cronograma e decidir quais disciplina que teria que estudar, porque tudo isso já era dado pela trilha. E quem está começando é essencial ter algo para guiar os seus estudos. Eu segui estudando pela trilha por uns 5 meses, período que consegui fechar o ciclo básico da área fiscal, até sair o edital da SEFAZ-ES quando eu mudei meu foco exclusivamente para esse edital.
Quanto a disciplina eu encarava o estudo como um trabalho, que tinha horários para cumprir e metas, e que tinha um “chefe” para me cobrar. No início da minha preparação não senti grandes dificuldades em cumprir os meus horários. Acho que comecei a sentir mais dificuldade em cumprir meu cronograma depois da minha reprovação na SEFAZ-ES, mas mesmo não conseguindo bater o tempo de estudo que eu mantinha antes eu me esforçava para estudar todos os dias mesmo que em um ritmo mais desacelerado para não perder aquela rotina de estudo que eu já tinha.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Nubia Kawai: Quando decidi começar a estudar para concursos procurei na internet cursos online, olhei o que era ofertado pelos principais e procurei ler as avaliações que cada um tinha por seus assinantes. Mas o que me fez decidir pelo Estratégia foi o porcentual de aprovações que vocês já tinham, que eram números bem expressivo. E então apesar da assinatura do Estratégia ter um valor um pouco mais elevado que os demais eu achei que valeria a pena adquirir um produto que tinha boas avaliações e bons resultados.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Nubia Kawai: Eu nunca estudei por nenhum outro material que não fosse do Estratégia, então eu não tenho base para fazer comparações. Mas uma coisa que sempre senti é que o material do Estratégia cobria todos os assuntos, não era necessário ir atrás de outras fontes para completar os meus estudos. Até mesmo quando eu queria apenas revisar um assunto eu encontrava um material com esse foco na minha assinatura com os mapas mentais, resumos, marcação dos aprovados. A única coisa que acrescentei na minha rotina além dos materiais do Estratégia foram as leis secas.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Nubia Kawai: Sim, a assinatura do Estratégia é bem abrangente. Além de te oferecer ótimos materiais de estudo, oferecer materiais que guiam a sua preparação, como a trilha e o passo estratégico.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você?
Nubia Kawai: O principal material que usei em toda minha preparação foram os PDFs, utilizada as videoaulas apenas quando tinha muita dificuldade na matéria ou em um assunto específico. As principais matérias que usei a videoaula foi matemática e português. Matemática eu achava mais fácil aprender por videoaula. E português a primeira vez eu fechei os PDFs, mas como tinha bastante dificuldade eu estudei pela segunda vez por videoaula.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Nubia Kawai: Isso variou bastante durante todo o período, sem edital eu tentava estudar em torno de 6 horas líquidas por dia. Com edital eu tentava fazer entre 7 e 8, às vezes ia um pouco a mais que isso.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Nubia Kawai: No início eu acho que a maioria das pessoas tem essa sensação que não conseguirá aprender e memorizar tanto conteúdo. Acredito que a principal maneira de conseguir consolidar uma matéria é manter a constância de revisão, mesmo após terminar todo o conteúdo em tempos em tempos revisar o conteúdo e principalmente identificar qual ponto específico daquela matéria que você tem mais dificuldade, com o tempo e com a constância você começa a perceber que aquela matéria que você tinha dificuldade começa a fazer sentido para você. E quando você começa a compreender de verdade uma matéria se torna muito mais fácil lembrar de pequenos detalhes que fazem a diferença na hora de resolver uma questão.
Eu nunca estudei apenas 1 matéria por vez, até por ter o dia todo disponível para estudar e a área fiscal cobrar muitas matérias não achava que compensava. No mês que antecedeu a prova do SEFAZ-ES eu coloquei no meu cronograma revisar todas as matérias do edital todos os dias, era em torno de 14 matérias, mas é algo que não acho válido porque geralmente eu não conseguia cumprir aquilo e me deixava mais ansiosa.
No início eu fazia resumos, mas depois parei de fazer e utilizada os materiais do Estratégia para revisar, como mapas e resumos que tinha dentro de alguns PDFs. E como eu costumo ler o material grifando, eu geralmente volto e reviso pelos grifos pelo menos 2 vezes cada PDF. E na reta final, faltando 1 mês para a prova, eu sempre focava mais em resolver exercícios. Na preparação da última prova eu comecei a fazer cadernos de erros e usava como material de revisão, técnica que achei bem válida para os meus estudos.
Na minha primeira prova meu foco era mais fechar o edital, algo que consegui, mas vi que não era suficiente para chegar à aprovação. Quando saiu o edital da SEFAZ-SC eu entendi que era importante analisar o peso de cada matéria, quais tinham um peso maior na nota e montar um plano de estudo a partir dessa análise. Nesse edital tinha 3 matérias que eu não tinha estudado ainda, então meu foco nos primeiros 30 dias após o edital foi fechar essas matérias e entender quais eram os meus pontos fracos naquelas matérias que já tinha estuda para focar as minhas revisões naqueles pontos específicos. Faltando uns 40 dias para prova eu já tinha estudado todo o conteúdo e eu focava em revisões e questões. Na legislação específica do Estado de Santa Catarina, que tinha um peso altíssimo na prova, eu foquei muito na leitura de quase todas as leis secas, porque eu sabia que eu tinha que praticamente gabaritar essas matérias. Então eu li exaustivamente essas leis para chegar competitiva no dia da prova, o que acredito que foi essencial na minha aprovação.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Nubia Kawai: Eu sempre senti dificuldade em Português, Direito Civil e T.I, então eu buscava assistir as videoaulas para tentar compreender melhor e sempre busquei fazer bastante questões dessas matérias e entender os meus erros fazendo o caderno de erros. Apesar de nas duas provas que fiz ter ido bem em português e civil ainda não me sinto segura respondendo questões delas.
Mas também acredito que você tem que analisar qual o peso daquela matéria na sua prova, se vale a pena dedicar muito tempo nela, pois às vezes tem um peso muito pequeno e compensa mais colocar esforço naquela que tem mais chance de fazer a diferença na sua aprovação. Muitas vezes queremos chegar no dia da prova nos sentindo muito bem preparado em todas as matérias, claro que isso seria o cenário ideal, mas isso é muito difícil e você tem que saber administrar o seu tempo e saber onde colocar os seus esforços.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Nubia Kawai: Eu sou solteira e moro com minha mãe. Claro que eles me ajudaram, apesar de eu ter que bancar toda a minha preparação para o concurso e viagens (que não é nada barato) eu consegui me manter financeiramente por causa dos meus pais. Além de todo apoio psicológico que eles e minhas irmãs me deram quando achava que não ia conseguir chegar a uma aprovação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Nubia Kawai: Eu nunca tive uma vida social muito agitada rs. Mas não tinha uma postura radical, quando tinha algum compromisso social não tinha grandes problemas em ir. Mas também tinha minha condição financeira que não permitia eu fazer tudo o que eu queria então foi um período de bastantes privações.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Nubia Kawai: Acho importante em focar uma área e não desviar muito do seu objetivo. Mas se você vê que saiu um edital que você já tem uma boa base das principais matérias acho válido arriscar também.
Meu foco sempre foi um concurso para o cargo de auditor, então eu pretendo continuar estudando, mas ainda não tenho um concurso em específico em vista.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Nubia Kawai: Eu direcionei o meu estudo para essa prova apenas quando saiu o edital, então a minha preparação específica para ele foi um pouco mais de 2 meses. Mas eu já tinha estudado todas as matérias básicas do edital, as únicas que tive que incluir foi Direito Financeiro e Legislação específica do Estado de Santa Catarina.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Nubia Kawai: Foi uma sensação incrível, saber que toda sua dedicação e todas suas abdicações valeram a pena é maravilhoso.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Nubia Kawai: A semana que antecedeu a prova foi bem ruim, eu estava muito ansiosa e não conseguia me concentrar, então não consegui cumprir o meu cronograma como eu gostaria. Mas eu tentava me convencer que não era aquela semana que iria fazer a diferença para minha aprovação, então mesmo não estudando do jeito que queria eu tentava não ficar tão nervosa por causa disso.
O dia anterior a prova eu assisti a revisão de véspera do Estratégia, porque na prova do SEFAZ-ES eu senti que os professores abordavam muitos pontos que realmente caiam nas provas, então mesmo sendo cansativo seguir o dia todo dessa revisão, eu acho que valeu a pena.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Nubia Kawai: Meu maior erro foi querer atingir a perfeição em todas as matérias, e nos meus horários de estudos e na forma que estudo. Isso coloca muita pressão em você mesmo, você nunca vai achar que o que você está fazendo é o suficiente e aquilo refletirá nos seus estudos. E acho que meu maior acerto foi a constância, mesmo quando estava bem desanimada continuava estudando. E com isso me levou a perceber que só com o tempo você consegue consolidar um conhecimento e começa a realmente a se sentir um pouco mais seguro para encarar uma prova.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Nubia Kawai: Várias situações fazem você repensar em algum momento se você está no caminho certo, se deve continuar, até porque é um período longo e de muitas incertezas. Uma delas era a questão financeira, pois não era uma situação confortável ficar sem trabalhar e sem ter um salário, e no meio do caminho sempre surgem imprevistos que te levam a pensar a desistir. E também tem a questão emocional, achar que você não conseguirá uma aprovação. Mas quando você pensa em desistir é bom olhar para toda a sua caminhada até ali, o quanto você já evoluiu e que está mais perto do seu objetivo. E desistindo você perderia tudo aquilo que já tinha conquistado.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Nubia Kawai: Minha principal motivação foi a estabilidade e o salário que o funcionalismo público pode oferecer. E com isso poder proporcionar uma vida mais confortável para mim e minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Nubia Kawai: Não acreditar que você precisa das condições perfeitas para começar, do lugar perfeito de estudo, do tempo disponível perfeito, do cronograma e técnica de estudo perfeito. Você só precisa estar disposto a começar e com o tempo você descobrirá o que é melhor para você e o que se encaixa melhor com a sua realidade. No início eu costumava me comparar muito com outras pessoas, achava que todos tinham uma formação melhor que a minha, uma base melhor, uma técnica de estudo mais eficiente, mas isso só me desgastava emocionalmente e não me ajudava em nada. Saiba que a constância, a disciplina e o tempo te colocarão em condições de disputar uma vaga no concurso dos seus sonhos.
É bom saber que terá dias que seus estudos não renderão, que você não conseguirá cumprir seu cronograma, mas isso é normal, você não precisa se sentir culpado e querer desistir por achar que você não conseguirá. Eu acho que você tentar ser perfeito em tudo é o que mais te desanimará, porque você nunca achará que é suficiente o que você está fazendo.