“Assine o Estratégia Concursos, que você terá o melhor curso com os melhores professores que vão ajudar você a conquistar seus sonhos”
Confira nossa entrevista com Gilmar de Assis Andrade, aprovado no concurso SEFAZ RR para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Gilmar Andrade: Sou de Cacoal – RO. 43 anos. Sou Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Rondônia e Especialista em Contabilidade Tributária pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-RO. Especialista em Auditoria Contábil pela FAP – Faculdade de Pimenta Bueno-RO.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gilmar: Sim, atuei na Contabilidade Aplicada ao Setor Público, mas já concursado na Prefeitura Municipal de Cacoal/RO. A estabilidade e os bons salários.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Gilmar: Eu escolhi a área fiscal porque eu me especializei em contabilidade tributária e fui secretário de fazenda no Município de Cacoal por alguns anos e acabei criando uma afinidade com esta área, gostei muito da área fiscal. O que mais pesou para eu definir esse foco foi a afinidade que tenho com o tema, além de ser uma das áreas que pagam melhor no serviço público.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Gilmar: A maior parte da minha vida eu trabalhei em dois empregos, no período noturno eu ministrava aulas de contabilidade para a graduação e pós graduação em uma Faculdade aqui em Cacoal e durante o dia eu trabalhava na Prefeitura Municipal de Cacoal como Coordenador de Desenvolvimento Urbano no Município. Sou concursado no cargo de Técnico em Contabilidade na Prefeitura Municipal de Cacoal desde 2000. Assim, com dois trabalhos eu não conseguia estudar o necessário para a aprovação. Eu tentei por alguns anos conciliar estudo e trabalho, porém como tenho família (esposa, dois filhos e um cachorro), eu não conseguia dedicar tempo suficiente para atingir aprovação. Quando decidi que ia estudar até passar para auditor, eu já tinha 40 (final de 2018), então percebi que o meu caso era urgente. Foi aí que em outubro de 2018 decidi que iria me dedicar inteiramente aos estudos. Então comecei a preparar-me para deixar os trabalhos, então em maio de 2019 afastei-me das minhas atividades na Prefeitura Municipal de Cacoal e continuei ministrando as aulas no período noturno. A partir de então dediquei-me a estudar pouco mais de oito horas líquidas todos os dias. Essa reorganização na minha vida foi fundamental para minha aprovação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Gilmar: Em 1999 fui aprovado em quinto lugar para Técnico em Contabilidade no Município de Cacoal;
Em 2001 fui aprovado para o cargo de policial militar do estado de Rondônia, profissão que exerci por cinco anos e depois pedi exoneração.
Em 2014 fiquei classificado em segundo lugar na Universidade Federal de Rondônia – UNIR – no cargo de professor auxiliar na área de Ciências Contábeis no curso de Administração de Empresas.
Em 2021 Aprovado para o curso de formação no cargo de auditor fiscal do Estado de RORAIMA na 21 colocação.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gilmar: O meu irmão estudava com o material do Estratégia Concursos então em 2018 quando comecei a estudar ele me apresentou o material e gostei.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você?
Gilmar: Eu só estudei com o material do Estratégia Concursos. No início quando ainda não estava acostumado a organizar meu material eu usei muito a trilha para me orientar. Resolvia as questões do PDF e complementava com questões do banco de questões. Depois que eu já estava mais avançado eu usei muito o BIZU. A partir do caderno de questões do BIZU eu direcionava o assunto que eu precisava melhorar, então voltava ao PDF ou até mesmo às videoaulas. Eu prefiro os PDFs, videoaulas somente para esclarecer algumas dúvidas que surgiam no PDF. Porém para as disciplinas de cálculos eu uso as videoaulas com mais frequência.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gilmar: Eu estudava em média 8 horas líquidas por dia, então no início, eu defini duas horas para cada disciplina, dessa forma eu estudava 4 disciplinas por dia. Assim, em quatro dias (segunda a quinta) eu conseguia estudar todas as matérias do edital. Porém algumas matérias, seja por afinidade ou por já conhecê-las eu não tinha necessidade de estudá-las por duas horas, então eu inseria uma revisão de alguma matéria que eu tinha menos afinidade ou mais necessidade de dedicar tempo. Nas sextas feiras eu fazia simulado e no sábado e domingo eu os corrigia. Durante a semana eu estudava em cada disciplina os assuntos que eu precisava melhorar e que diagnostiquei por meio dos simulados. Antes de iniciar um assunto novo em cada disciplina eu refazia as questões que eu havia errado no estudo anterior, bem como, fazia uma revisão do assunto estudado no dia anterior. Depois de algum tempo de estudo, quando eu já estava dominando a maior parte das matérias eu comecei a diminuir o tempo dedicado para cada disciplina, como isso eu conseguia estudar mais matérias por dia, dessa forma eu estudava durante a semana várias vezes a mesma matéria. Quando saia o edital e o Estratégia liberava os simulados e as rodadas avançadas, bem como os BIZU, eu estudava a partir desse material, ou seja, eu fazia o processo inverso. Primeiramente eu resolvia o simulado e as rodadas avançadas e os cadernos do BIZU e ia para o PDF ou videoaula estudar os assuntos que eu errava. Com esse método eu conseguia ver várias vezes as mesmas matérias por semana.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Gilmar: Quando eu estava em um estágio mais avançado, eu normalmente estudava a partir dos simulados, rodadas avançadas e BIZU. Não gosto de fazer resumos, porém faço muitas anotações e mapas mentais e os leio em horários fora das minhas 8 horas líquidas (quando estou tomando uma cerveja, um café etc), mas também os utilizo para relembrar durante meu estudo normal das 8 horas líquidas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gilmar: Meu pai sempre diz que “a prática leva à perfeição”. Resolver exercícios é o que separa os que passam dos que não passam. É fundamental resolver questões, pois essa prática leva o concurseiro a conhecer as peculiaridades de cada banca, e as diversas maneiras que um mesmo assunto pode ser abordado, despertando habilidades para reconhecer as famosas “pegadinhas”.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina?
Gilmar: Eu tinha muita dificuldade em Estatística, Matemática e Língua Portuguesa então eu olhei para essas matérias com amor rsrsrsr, eu tentei criar uma empatia por elas, comecei a incluir no meu estudo diário, um pouquinho todo dia. Todos os dias eu estudava essas matérias, eu separava um dia da semana para estudá-las duas horas e os outros dias eu revisava os assuntos já estudados, (por exemplo antes de dormir eu lia uma regra de português, uma fórmula de matemática e outra de estatística) coisa rápida mas que fazia muita diferença.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Gilmar: Sou casado com uma esposa maravilhosa, tenho dois lindos filhos, e um cachorro rsrsrsrsr. O apoio da família é fundamental, eu sempre digo que nós passamos no concurso, não fui eu quem passou sozinho, fomos nós. Quando eu decidi que ia deixar um emprego para estudar, minha esposa concordou e trabalhou dobrado, isso fez a diferença. Ela bancou a casa quando parei de trabalhar, entendeu minha ausência nas reuniões de família, me motivou quando não deu certo e vibrou quando passamos. Ela é fantástica. “Obrigado Erci Marques Barbosa por essa mulher gigante que você é”. Tive o apoio incondicional do meu irmão Reginaldo de Assis Andrade, que sempre esteve presente, motivando e ajudando, inclusive, financeiramente.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Gilmar: Considerando que eu tinha os dias inteiros para estudar então eu conseguia ter uma vida social quase que normal, pois eu diminuí um pouco o convívio social, porém não adotei uma postura radical, não abdiquei totalmente do convívio social, porque entendo que isso faz bem para mim. Saía sim com a família sempre aos domingos, depois do meio dia, quando já havia estudado pela manhã; sábado à noite, depois de ter estado durante o dia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Gilmar: Eu me dediquei a este concurso quando saiu o edital, cerca de dois meses e meio antes da prova. Eu aproveitei o conhecimento que adquiri ao longo dos anos que eu vinha estudando e em dois meses e meio eu foquei nas disciplinas específicas para o concurso de Auditor Fiscal de Roraima. O segredo para manter a disciplina é ter em mente uma meta clara e objetiva – “vou ser aprovado” .
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gilmar: Eu não fiquei estressado porque eu tinha todo o meu tempo dedicado aos estudos, então mantive a disciplina e foco, fazendo a mesma coisa todos os dias – “estudar, estudar e estudar”.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Gilmar: Eu errei muito no início em dar mais atenção aos acertos do que aos erros. Descobri que na oportunidade cometemos os mesmos erros. Então quando comecei a dar muita atenção aos erros eu comecei a evitá-los. Explico: quando eu errava uma questão, a chance de eu errá-la novamente era muito grande, então eu refazia a mesma questão várias vezes até entrar definitivamente na cabeça, assim, quando eu deparava com o mesmo assunto em outra questão, ou até mesmo a mesma questão, eu não errava mais, pois estava gravado definitivamente.
Meu maior acerto foi ter me afastado do trabalho para estudar, assim eu progredi mais rápido e o segundo acerto foi assinar o Estratégia Concursos no início dos meus estudos, porque eu já comecei estudando certo eu tinha todos os materiais e recursos ao meu alcance.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gilmar: Nunca pensei em desistir, sempre acreditei que um dia ia dar certo, só não sabia quando, mas eu percebia meu crescimento a cada dia, isso me animava e fazia eu seguir em frente.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gilmar: 1. Defina de maneira clara e objetiva qual o concurso que você almeja.
2. Estime um prazo que você acredita que seja possível passar.
3. Planeje seu tempo de estudo e como será feito.
4. Conte para a família e peça apoio.
5. Controle o seu emocional.
6. Assine o Estratégia Concursos, que você terá o melhor curso com os melhores professores que vão ajudar você a conquistar seus sonhos.
7. Inicie a longa jornada rumo ao sucesso.