“É natural se sentir impotente durante uma preparação de alto nível. No início tudo conspira para que você desista. Mas essa opção eu não cogitava. A certeza que um dia a provação viria, e acredite ela vem, juntamente com muita fé em Deus, era o que me mantinha motivado”
Confira nossa entrevista com Edsandro Pantoja Santana, aprovado em 1° lugar no concurso SEFAZ RR para Técnico de Tributos Estaduais:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê- lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Edsandro Pantoja Santana: Meu nome é Edsandro Pantoja Santana, sou Policial Rodoviário Federal há 8 anos, aprovado no concurso de 2013. Exerci outros cargos no serviço público, tais como Policial Militar do estado de Roraima e Agente de acompanhamento no Tribunal de Justiça do estado de Roraima. Sou formado em física pela UFRR. tenho 41 anos e sou natural de Altamira do Pará.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Edsandro: A estabilidade financeira foi um dos motivos. Agregada a ela, a possibilidade de uma qualidade de vida melhor.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Edsandro: Sim! Sempre estudei e trabalhei. Sempre foi assim, desde a época a faculdade. Minha função atual sempre me permitiu estudar, uma vez que trabalho em regime de plantão. Assim, durante meus dias de folga sempre dedico parte deles aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Edsandro: Já fui aprovado no cargo de Policial Militar no estado de Roraima, em 2007; Tribunal de Justiça do estado de Roraima, em 2010, no cargo de Agente de acompanhamento; e por último em 2013, na Polícia Rodoviária Federal. Todas as aprovações foram dentro das vagas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Edsandro: A rotina de estudos sempre foi muito pesada. Até hoje é. Vida social em uma preparação de alto nível é algo que quase não tinha, mas sempre procurei dedicar um tempo para sair com minha esposa e frequentar a academia para relaxar um pouco. Você precisa desse tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Edsandro: Minha esposa sempre foi parceira. Meu sucesso, em parte, é mérito dela. Eu apenas fiz o trabalho braçal… Minha mãe, irmãos e alguns amigos sempre me deram força nessa caminhada árdua.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Edsandro: Para esse concurso da Sefaz RR eu me dediquei por 30 dias, mais ou menos. Manter a disciplina nunca foi problema, uma vez que venho estudando para a área fiscal já tem algum tempo. Sempre fui focado no que proponho a fazer. Então ter a possibilidade de ser aprovado em um concurso fiscal, com ótima remuneração, me faz manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Edsandro: Durante toda a minha rotina eu sempre priorizei os PDFs, e em poucos momentos usava algumas videoaulas quando a dúvida do PDF não era sanada. As principais vantagens era ter um material completo que não deixava a desejar. Não aponto desvantagem alguma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Edsandro: Iniciei minha trajetória em dezembro de 2015, quando fui para uma operação policial e durante a viagem eu já havia decidido que voltaria a estudar novamente para outro concurso, por motivos pessoais. Foi quando li uma matéria do Estratégia que falava sobre o concurso da Receita Federal e resolvi então pesquisar sobre a carreira. Após verificar que se tratava de um ótimo cargo, decidi adquirir um curso completo para então começar os estudos. Imprimi todas as apostilas e comecei minha rotina de estudos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Edsandro: Sim! Cheguei a utilizar materiais de outras empresas. Todas tiveram sua parcela de contribuição durante minha preparação. Entretanto, os materiais do Estratégia foram os que mais me identifiquei, pois os professores são excelentes (principalmente o grande Sílvio Sande, sou seu fã cara) e o material é completo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Edsandro: No início foi difícil, pois sempre estudei sozinho e precisei aprender muita coisa, até então, nova para mim. Mas estudava cerca de 5 a 6 disciplinas que não tinha a menor afinidade. No começo dedicava cerca de 8 a 10 horas diárias de estudos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Edsandro: Procurava sempre rodar o ciclo de revisões a cada 8 dias. Fazia resumos de tudo. Quanto aos simulados, no início não tinha costume de fazer.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Edsandro: Resolver exercícios é fundamental em qualquer preparação. É onde você passar a avaliar a sua progressão nas matérias e passa ter noção de quais disciplinas você precisa melhorar. Levando em conta os anos de preparação, mais ou menos umas 40 mil questões foram resolvidas até hoje.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Edsandro: O bloco de direito, legislação tributária e contabilidade geral e avançada foram as que mais tive dificuldade. Dedicava cerca de 80% de minha carga horária a essas disciplinas. Procurava assistir vIdeoaulas até absorver os conceitos e resolvia muitos exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Edsandro: Eu estava de férias do trabalho e procurei me dedicar ao máximo. Pausei a preparação para a Receita Federal. Acordava às 06:00 da manhã e dormia sempre muito tarde. Mantive essa rotina durante toda a reta final. No pré-prova, procurei revisar somente legislação tributária e assisti a algumas aulas da revisão de véspera transmitido pelo Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Edsandro: Cometi muitos erros. O principal foi não ter o devido descanso. Isso me atrapalhou muito no início, principalmente quando não conseguia assimilar as matérias que tinha dificuldades e virava a noite estudando com baixo rendimento. O descanso mental faz parte da preparação.
Acertei muito também. Após criar uma base sólida em todas matérias, passei a resolver muitos exercícios e as revisões eram mais frequentes e mais eficientes. Os Passos Estratégicos foram e continuam sendo um diferencial na minha preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Edsandro: Não!!! É natural se sentir impotente durante uma preparação de alto nível. No início tudo conspira para que você desista. Mas essa opção eu não cogitava. A certeza que um dia a provação viria, e acredite ela vem, juntamente com muita fé em Deus, era o que me mantinha motivado. Poder dar um conforto à minha família e ter uma boa estabilidade financeira me impulsionavam para continuar a trajetória.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Edsandro: Tenha paciência e nunca desista de seus sonhos. No início tudo parece conspirar contra você. Continue assim mesmo. “Continue a nadar” e com o passar do tempo, e com uma boa organização, você chegará a seu objetivo. Há uma frase do glorioso professor Clóvis de Barros que diz:” para trás, nem para pegar impulso!”
Confie na técnica que tudo dar certo.