“Não desista! Você não vai passar estudando 3, 4 ou 6 meses, esse seu esforço é um projeto de longo prazo, então não desanime por uma ou outra desclassificação, seja sistemático, planeje seu tempo e sua rotina de estudos, leve seu planejamento a risca, e quando não puder compense em outro momento, um dia chegará a sua vez.”
Confira nossa entrevista com Marvin Gabriel Antonino Veríssimo, Aprovado em 1° para Assistente de Apoio Administrativo às Atividades Fazendárias (PCD) na SEFAZ PE:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Marvin Gabriel Antonino Veríssimo: Eu sou de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, tenho 26 anos e sou estudante de Engenharia de Controle e Automação.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Marvin Gabriel: Sim, hoje eu estagio num grande fabricante de baterias, a perspectiva por uma melhor vida financeira me fez tomar a decisão de estudar para concursos
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Marvin Gabriel: Afinidade com a área, com os assuntos em relação as outras carreiras, como a policial por exemplo, além do patamar financeiro.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Marvin Gabriel: Estudava além do concurso, para a faculdade, e na reta final também trabalhava, a conciliação funcionava a base de muito planejamento e comprometimento com aquilo que foi planejado.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado?
Marvin Gabriel: Fui aprovado em primeiro colocado no cargo de analista legislativo para a Câmara dos Vereadores de Jaboatão e agora na Secretaria da Fazenda no cargo de assistente de apoio.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Marvin Gabriel: Sim, porém por pouco tempo, vim fazendo todos os concursos de secretárias da fazenda pelo nordeste, e quase sempre havia editais na praça, nos momentos em que não havia, eu estudava para os que havia a maior expectativa em sair.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Marvin Gabriel: Aulas gratuitas no Youtube
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Marvin Gabriel: Material bem completo sobre todos os assuntos, tópicos para revisão para um momento de reta final, além de uma boa bateria de questões.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Marvin Gabriel: Com certeza!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Marvin Gabriel: PDFs
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Marvin Gabriel: 30 horas semanais, geralmente 5 por dia
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Marvin Gabriel: Eu fui girando todas as matérias até conseguir bater todo o edital, cada dia eu estudava um conjunto de matérias diferente, não fiz resumos, dedicava cerca de 20% do meu tempo para realização de questões no início, saltando para 40% no final, e o plano de estudos foi proporcional a pontuação equivalente de cada matéria, estudava cerca de 5 horas por dia, e devido aos pesos diferentes, algumas matérias estudava 2 horas e meia seguidas, outras 1 hora e meia, etc.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais?
Marvin Gabriel: Sim, sempre tive mais dificuldade com o Português, por causa disso muitas vezes fiz uma releitura dos PDFs e por vezes assisti algumas videoaulas.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Marvin Gabriel: Tenho um filho de 2 anos e moro com minha namorada que também é concurseira.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Marvin Gabriel: Sim, porém num ritmo bem menor, sem excessos para evitar o cansaço no outro dia
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Marvin Gabriel: NÃO, fiz isso 2 vezes e me arrependi amargamente, sonho em um dia ser Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda de Pernambuco
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Marvin Gabriel: Passei cerca de 2 anos estudando para área, porém para este concurso em específico apenas quando saiu o edital.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Marvin Gabriel: Sensação de alívio, quem planta espera um dia colher os frutos
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Marvin Gabriel: Estudo, Estudo e Estudo, claro, focando em revisões e tentando manter o máximo de tranquilidade para a hora da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Marvin Gabriel: Se eu voltasse no tempo, eu dedicaria um tempo diferenciado para as matérias que eu possuo mais dificuldade, acredito que acertei em ser resiliente e não desistir no meio da caminhada.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Marvin Gabriel: Houve uma série de mudanças na minha rotina na reta final desse concurso, o que me deixou quase maluco em conciliar um turbilhão de situações, porém em momento nenhum pensei em desistir
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Marvin Gabriel: Família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Marvin Gabriel: Não desista! Você não vai passar estudando 3, 4 ou 6 meses, esse seu esforço é um projeto de longo prazo, então não desanime por uma ou outra desclassificação, seja sistemático, planeje seu tempo e sua rotina de estudos, leve seu planejamento a risca, e quando não puder compense em outro momento, um dia chegará a sua vez.