Aprovada em 15° lugar no concurso SEFAZ PE para Assistente de Apoio às Atividades Fazendárias
Fiscal - Estadual (ICMS)“Foque em uma área; pegue bons materiais e evite trocá-los; se tiver atualização, escreva em cima; encontre o seu método de planejamento e vá adaptando. Fixe metas pequenas; aceite que vai ter que deixar a vida social em segundo plano; descansar também é importante, tire um dia de descanso para se refazer”
.
Confira nossa entrevista com Camila de Araújo Guerra, aprovada em 15° lugar no concurso SEFAZ PE para Assistente de Apoio às Atividades Fazendárias:
Estratégia: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Camila de Araújo Guerra: Eu sou de Recife, tenho 32 anos e sou formada em direito.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Camila: Meu cargo atual é da área, mas nunca quis advogar para escritório. Decidi estudar para concursos buscando estabilidade.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Camila: Eu não escolhi a área fiscal. Eu fiz a prova para SEFAZ PE e ISS Recife em 2014, uma junto da outra, mas ainda estava muito verde. Acabei focando muito nas matérias que não sabia, como contabilidade geral, pública e direito financeiro, e negligenciando as mais fáceis para mim, como constitucional e administrativo. Resultado: acabei me dando mal nas mais fáceis. Eram muitas matérias e estava além da minha capacidade com o tempo que tinha. Depois fiquei fazendo provas de nível médio e da área jurídica.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Camila: Por um bom tempo eu só estudava. Atualmente estou estudando e trabalhando como analista legislativo. São 30 horas semanais, mas estou em regime de teletrabalho, sendo 2 dias na semana presenciais, o que facilita a administração do tempo. Então estudo mais nas segundas, quartas, sextas (tarde e noite), e trabalho pela manhã; nas terças e quintas, tento usar todo tempo que sobra depois do trabalho ou um tempinho antes de ir. Não é nada fácil estudar depois do trabalho. Tem dias que o cansaço não deixa, mas às vezes insisto, pego uma videoaula ou uma matéria mais leve. Tem que saber aproveitar todo tempo que sobra, mesmo que não dê para fechar um assunto inteiro. Nesses momentos de estudo “partido” é mais fácil reforçar um assunto que você já conhece, fazer questões. Nos sábados, estudo manhã, tarde e noite.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Camila: Eu só tinha sido aprovada dentro das vagas em um concurso de Câmara Municipal, cargo analista legislativo, primeiro lugar, cargo que estou exercendo. De 2017 pra cá fui aprovada em outros, mas fora das vagas e as filas não estão andando muito: técnico do TJPE (295); analista do MPU (PA 51); analista do MPPE (49); assessor jurídico do CORECON (4); analista legislativo da Câmara de Jaboatão (11).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Camila: Sim, escolho matérias de alguma prova que está para sair, e faço um ciclo de estudos para ficar alternando entre elas. Não sou muito boa com revisões semanais. Nunca tive disciplina para isso, confesso. Eu procuro um local mais isolado da casa e deixo o celular no silencioso. Se você ficar parando para atender ligação, olhar o WhatsApp e o Instagram, fica um tempão presa no mesmo parágrafo. Não dá. Retorna a ligação depois. Modo avião também ajuda muito.
Com o tempo vai se acostumando e entrando no automático. Nem sempre vai dar certo, tem que aceitar que dias ruins virão também. Mas você tem que se esforçar para que eles sejam a exceção.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Camila: Faz tanto tempo. Provavelmente apareceu a propaganda na internet e fui conferir.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Camila: O diferencial, para mim, são os resumos e os aulões direcionados para alguma prova. Isso otimiza muito meu tempo. Já no início, posso dizer que os professores Herbert Almeida e Ricardo Vale foram essenciais para formar a minha base em direito constitucional e administrativo. A experiência deles me ajudou muito.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Camila: Já recomendei!
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Camila: Sendo sincera, em regra, não consigo ler um PDF inteiro, principalmente se estiver estudando com edital. Gostei da ideia do PDF simplificado. Eu vejo os vídeos para o contato inicial com a matéria e depois leio a parte das questões comentadas. Se sentir necessidade de me aprofundar em algum assunto ou tirar dúvida, recorro à parte da teoria. Livros de jeito nenhum! (Kkk). Não há tempo para isso.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Camila: Quando eu só estudava, tentava o mínimo de 8 horas. Hoje eu não conto mais, é todo o tempo que dá.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Camila: Eu pego o calendário e vejo quantas semanas faltam para a prova. Se são 12 semanas, por exemplo, eu deixo 9 para estudar o conteúdo, 2 para revisão (estudo de resumos ou aulões, a depender da matéria) e 1 semana para a margem de erro, que é uma semana extra para dar conta dos imprevistos. Então, eu divido cada matéria em 9, agrupando assuntos mais densos com os mais fáceis. Esses 9 grupos serão as metas semanais. Agora, se o tempo for mais curto eu tiro alguma matéria em que tenho facilidade da equação, como português, ou só vejo alguma coisa na revisão. Normalmente, não estudo mais do que 2 matérias por dia. Acho que o foco nos exercícios é mais produtivo. Evito fazer resumos, uso os do curso e acrescento algo em cima, se precisar.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Camila: Administração geral e pública é um verdadeiro terror (kkk). As aulas da Bete Moreira me ajudaram muito.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Camila: Sou solteira e moro com meus pais. Graças a Deus, sempre me apoiaram, senão eu já teria desistido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Camila: Em época de edital, minha postura é radical por 6 dias na semana. Mas nunca estudo aos domingos. Acredito que é importante ter um dia de descanso.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Camila: Para mim valeu. Eu só fazia provas da área jurídica praticamente.
Não tenho um cargo dos sonhos. Adoraria um cargo de analista do TRE, TRT, PGE ou AGU.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Camila: Especificamente para a SEFAZ, foi em torno de um mês. Estava estudando para a prova de analista legislativo da Câmara de Jaboatão, que tinha vários assuntos em comum. Emendei um edital no outro. E durante um mês foquei nos assuntos que faltavam. Bati na trave no primeiro concurso, faltando só 1 questão para ficar entre as vagas.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Camila: Incredulidade (kkkk). Estou acostumada a bater na trave em concursos para os quais me preparei melhor. Na SEFAZ eu tinha pouco tempo, estava cansada da prova anterior, não sou fã de Administração, que era a principal matéria, e tinha acertado menos de 90% da prova. Na minha experiência, abaixo disso não dá. Quando conferi o resultado individual, vi que a ordem de classificação era 15º. Olhei de novo e de novo porque, na minha cabeça, estava mais fácil ser 150. Fui conferir no listão para ver se era isso mesmo. Não achava que tinha chance. Inclusive, só fui fazer a prova para não perder o dinheiro da inscrição e porque sei que nunca se sabe o que realmente vai cair. Sou grata a Deus por ter conduzido tudo.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Camila: Eu tento separar a semana final, no mínimo, para revisão. A última semana foi um perrengue, porque havia 3 pessoas com Covid na minha casa. Fiz o máximo para não pegar e ter que faltar a prova. Ainda bem que só peguei uma semana depois da prova.
Véspera de prova e dia de prova são dias de estudo, sempre. Já acertei questões por revisar a caminho da prova.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Camila: Os maiores erros foram: falta de foco em uma área, falta de planejamento e negligenciar o estudo por questões no início. Hoje planejo direitinho e estudo bem as questões da banca. Ainda tenho que aprender a conciliar estudo de objetiva com discursiva.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Camila: O mais difícil foi não trabalhar enquanto estudava. Já pensei muitas em vezes em desistir por isso. Um pouco antes da minha primeira aprovação eu estava entregando currículo. Só não desisti porque minhas notas/classificações foram melhorando com o tempo, e isso vicia.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Camila: Estabilidade financeira.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Camila: Foque em uma área; pegue bons materiais e evite trocá-los; se tiver atualização, escreva em cima; encontre o seu método de planejamento e vá adaptando. Fixe metas pequenas; aceite que vai ter que deixar a vida social em segundo plano; descansar também é importante, tire um dia de descanso para se refazer. Leia e releia as leis riscando muito; faça muitas questões; busque uma rotina de estudos, mas aceite que dias ruins de vez em quando aparecem. Não deixe de ir para a prova só porque acha que não tem chance, nunca se sabe o que vai cair.