Aprovado no concurso SEFAZ MG para Auditor Fiscal - Auditoria e Fiscalização
Fiscal - Estadual (ICMS)“Não desanime! Estude um pouco cada dia! Com o tempo você vai perceber que está muito melhor que antes e isso vai te motivar a dar o próximo passo, um após o outro. A perseverança e a constância são as chaves. Não desista de seus sonhos!”
Confira nossa entrevista com Alexander Rodrigues Ladeira, aprovado no concurso SEFAZ MG para Auditor Fiscal – Auditoria e Fiscalização:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Alexander Rodrigues Ladeira: Meu nome é Alexander Rodrigues Ladeira, tenho 36 anos e tenho mestrado em Matemática. Nasci e resido na cidade de Varginha, no interior de Minas Gerais.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Alexander: Em 2020, quando a pandemia se abateu e tivemos de ficar confinados trabalhando remotamente, me bateu uma vontade de mudar drasticamente minha história de vida. Comecei a pesquisar sobre concursos e, como a maioria dos concurseiros da área fiscal, decidi começar a estudar para a Receita Federal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Alexander: Sim, durante toda a minha preparação tive que continuar trabalhando, atuando como professor de Matemática no Ensino Médio e Superior. A rotina era bem desgastante, pois tinha sempre que usar os finais de semana para tentar tirar o atraso nos estudos, que quase nunca conseguia colocar em dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Alexander: Fui aprovado em alguns concursos para professor no início da carreira, tendo sido o mais notável o do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, em que fui aprovado em 1º lugar. Para a carreira fiscal, prestei o concurso para auditor municipal do ISS-BH em 2022, conseguindo a 37ª colocação e, agora, o concurso para auditor da SEF-MG, no qual, antes do julgamento dos recursos, estou na 52ª colocação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Alexander: Durante a preparação, muito raramente saía com amigos e família, pois, como estudava e trabalhava, tinha que usar os finais de semana para estudar na maior parte das vezes. Porém, para não surtar, é preciso manter na rotina uma atividade que ajude a relaxar. Eu, por exemplo, mantive a musculação, que é uma atividade que gosto de praticar e contribui bastante para o meu descanso mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Alexander: Minha família me apoiou bastante! Os amigos muitas vezes torciam o nariz. Era comum dizerem: vamos? só um pouquinho… confesso que algumas vezes eu cedi! Mas tentava resistir a maior parte do tempo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Alexander: Para o concurso da SEF-MG eu estudei com foco total desde a abertura do edital, que acabou sendo um período bem longo: quase 9 meses entre o edital e a última prova! Eu já tinha lido muito que a constância era o segredo nesse tipo de projeto, então impus que eu iria estudar todo santo dia desse pós-edital e tentei fazer isso, estudando todo dia um pouco, alguns dias mais, outros menos mas falhei várias vezes.
Para tentar manter a disciplina eu costumava sempre focar nas coisas que eu gostaria e poderia fazer depois de aprovado e isso me ajudou bastante.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Alexander: Eu fiz a minha preparação basicamente com os PDFs e sites de questões, resolvendo muitos exercícios. Tentei assistir algumas videoaulas, mas constatei que não combina muito com a minha forma de aprender. Consigo reter melhor através da leitura.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alexander: Quando resolvi estudar para concursos, pesquisei na internet qual seria o melhor curso e a maior parte das indicações apontavam para o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Alexander: Para o ISS-BH, fiz a minha preparação exclusivamente pelo Estratégia, seguindo a Trilha Estratégica do Prof. Marcel, que foi excelente. Dava um direcionamento muito bom do que e como estudar, além de fornecer pequenos resumos e dicas que foram muito úteis. Já para o concurso da SEF-MG, tive o acompanhamento de uma consultoria que dava direcionamento tendo como material base os PDFs do Estratégia e site de questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alexander: Para o ISS-BH segui o plano de estudos sugerido pela Trilha Estratégica. Como era meu primeiro concurso para a área fiscal e, por achar que eu não teria muita chance de ser aprovado, acabei negligenciando um pouco o tempo de estudo. Não cronometrava, mas acredito que fazia semanalmente entre 15 e 20 horas. Já para o concurso da SEF-MG, eu comecei a achar que era possível e muitas matérias já estavam no modo revisão. Então eu fiz acompanhamento de uma consultoria e comecei a computar as horas de estudo, fazendo uma média de 30 horas semanais. Antes eu achava besteira cronometrar o tempo de estudo, mas percebi que, de fato, é essencial para que você se obrigue a estudar um tempo razoável e cumpra as metas que estabeleceu.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Alexander: Não fiz meus próprios resumos. Na maior parte das vezes, utilizei os resumos elaborados pelos professores, que vinham no final dos PDFs ou estavam disponíveis no site. Imprimi esses resumos e ia fazendo algumas anotações neles, completando com detalhes que eu achava interessantes ao resolver as questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alexander: Como sou professor de Matemática, sempre dei muita importância à resolução de exercícios, pois é o momento em que o estudo é muito mais ativo. Na preparação para a SEF-MG, como já tinha lido os PDFs de quase todas as matérias, uma grande parte do tempo foi dedicada à resolução de exercícios. Só num site de questões, resolvi 19.500, sem contar os de PDFs e outras fontes.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Alexander: Sem dúvidas, contabilidade. E, minha dica para superar vai parecer clichê, mas a perseverança nessa matéria é essencial. Não adianta achar que você vai ler um tópico e entender, para então passar para o próximo, porque isso não vai acontecer. Passe para o próximo sem entender mesmo! E persevere! Vai demorar um pouco, mas uma hora as coisas vão começar a fazer sentido.
Uma outra coisa que achei muito útil foi estudar essa matéria TODOS os dias. Todo dia tinha um pouco de contato com Contabilidade e isso me ajudou demais. O curso Contabilidade de A a Z dos professores Luciano Rosa, Júlio Cardoso e Silvio Sande no Estratégia também é excelente e muito didático.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alexander: Eu sou o tipo de pessoa que gosta de estudar até o último momento, mas acredito que isso seja bastante pessoal. Para algumas pessoas é bom, para outras nem tanto. Eu considero que consigo controlar bem a tensão pré-prova estudando. Na última semana, fiquei revisando as anotações que havia feito nos resumos, até o dia anterior à prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Alexander: Procurar temas inéditos com resolução e tentar escrever as respostas de pelo menos duas discursivas por semana. Essa é uma parte que tenho bastante dificuldade porque, por mais que às vezes eu ache que conheço o assunto, não consigo redigir as respostas. Então o que eu fazia era procurar temas inéditos com resoluções comentadas. Num primeiro momento eu lia as respostas, mas não escrevia a dissertação. Depois de alguns dias, normalmente uma semana, eu voltava àquela questão e só então escrevia a dissertação. Considero que isso me ajudou bastante.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Alexander: Considero que meu principal erro foi ter desistido algumas vezes durante o percurso. Cada vez que paramos, a dificuldade para retomar é maior. O maior acerto foi ter retomado todas as vezes (rs) e persistido.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alexander: Sim, principalmente no começo, quando bate aquele desespero ao ver a quantidade de assuntos diferentes que você precisa estudar e precisa saber. Para a área fiscal, temos em torno de 17 matérias! É muito pesado. A sensação no início é de que será impossível. Mas, ao mesmo tempo, se você persiste um pouco, com o tempo não vai querer parar e jogar fora tudo que já aprendeu e estudou.
A minha motivação para seguir sempre foi pensar no futuro. Visualizar como seria a vida que eu planejava e almejava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alexander: Não desanime! Estude um pouco cada dia! Com o tempo você vai perceber que está muito melhor que antes e isso vai te motivar a dar o próximo passo, um após o outro. A perseverança e a constância são as chaves. Não desista de seus sonhos!