Aprovada no concurso SEFAZ MG para o cargo de Auditor Fiscal
Fiscal - Estadual (ICMS)“A jornada de estudos é árdua, às vezes vai parecer que os seus esforços estão sendo em vão. Mas se você tiver paciência e resiliência para fazer o que tem que ser feito, na hora certa a aprovação virá.”
Confira nossa entrevista com Janiuci Batista De Oliveira, aprovada em 151° lugar no concurso SEFAZ MG para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Janiuci Batista De Oliveira: Olá, meu nome é Janiuci, nasci na cidade de Niquelândia, interior de Goiás, mas cresci e vivi a maior parte da minha vida em Goiânia. Tenho 28 anos e sou formada em Economia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Janiuci: Comecei a estudar para concursos em 2017, assim que finalizei a minha graduação, pois naquele momento não conseguia encontrar emprego na minha área de formação. Então, por necessidade e por incentivo do meu esposo comecei a estudar com foco em concursos públicos. Inicialmente, estudava para concursos na área de economia, entretanto, em 2018, decidi me dedicar integralmente aos concursos da área fiscal.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Janiuci: Ao longo de toda a preparação dediquei-me exclusivamente aos estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Janiuci: Fui aprovada nos seguintes concursos: Controlador Interno da Câmara de Anápolis (3° lugar); Analista de Gestão Governamental da SEAD-GO (5° lugar); e Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda de Minas Gerais (151° lugar).
Já encerrei a jornada no mundo dos concursos, uma vez que atingi meu objetivo que era ser aprovada no cargo de auditor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Janiuci: Durante a preparação não abdiquei totalmente da minha vida social, mas ela era bastante limitada. Geralmente, encontrava meus amigos e família no sábado à noite e no domingo, pois eram momentos que eu já programava para descansar. Durante a semana, evitava ao máximo marcar algum compromisso para não prejudicar os estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Janiuci: Nem todas as pessoas próximas entendem as nossas escolhas, mas tive o apoio das pessoas mais importantes na minha vida. Meu esposo Sérgio foi uma dessas pessoas, foi ele que me incentivou a estudar para concursos e manteve o apoio financeiro e emocional até o fim dos meus estudos. Ao longo do tempo, também pude contar com o apoio dos meus pais, minha irmã e minha sogra, que sempre me ajudaram com orações e palavras de ânimo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Janiuci: Estudei focada no concurso da SEFAZ MG por cerca de 8 meses, incluindo os meses de estudo para a segunda fase do concurso. Entretanto, eu já estudava há vários anos para a área fiscal e já tinha realizados diversas provas.
O pós-edital desse concurso foi bem atípico, porque foi bastante extenso e em alguns momentos o cansaço era grande, mas o que me fez manter a disciplina foi a vontade de ser aprovada no cargo de auditor e, principalmente, em um estado perto de casa.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Janiuci: Para a formação da base, eu utilizei os cursos em PDF. Uma vez formada a base, realizei uma grande quantidade de questões a fim de fixar o conteúdo e entender a forma que as bancas cobravam cada assunto. Embora em menor volume, também usei estrategicamente videoaulas para revisões e compreensão de assuntos mais espinhosos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Janiuci: Conheci o Estratégia por indicação da minha irmã, que na época estudava para o concurso da Câmara dos Deputados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Janiuci: Sim, eu já usei outros materiais e o que mais incomodava era a falta de organização e objetividade dos materiais.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Janiuci: Sim, senti uma diferença grande. Acredito que o grande diferencial do Estratégia é a diversidade de ferramentas disponíveis aos alunos. Eu usei diversas delas ao longo da minha preparação, dentre as quais posso citar: questões inéditas, Rodadas Avançadas de simulados e revisões de reta final.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Janiuci: A minha trajetória pode ser dividida em duas fases importantes. Na primeira fase, meu objetivo era formar a base para os concursos da área fiscal. Então, comecei estudando cerca de 7 matérias e novas matérias ia entrando no planejamento, à medida que ia avançando nos assuntos. Uma vez realizada a base, já na fase de aprofundamento e de pós edital, eu estudava todas as matérias que costumam cair na área fiscal ou que estavam previstas no edital.
Em média, fazia 6 horas líquidas em pré-edital e 7 horas no pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Janiuci: Durante a formação da base, eu realizava as revisões de forma frequente e utilizava resumos prontos para realizá-las. Já na fase de aprofundamento eu realizava as revisões por meio de questões, utilizando os resumos somente em assuntos pontuais. Em pós edital, também fazia simulados para treinar o tempo de realização de provas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Janiuci: Resolver questões foi uma etapa importantíssima na minha preparação, porque me permitiu enxergar quais matérias e assuntos precisava dedicar mais atenção. Além disso, as questões me ajudaram a entender como cada banca cobrava os assuntos.
Ao longo da minha preparação realizei mais de 50.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Janiuci: Eu tive muita dificuldade com a matéria de Português. Não digo que superei, mas o que me ajudou a obter a nota necessária para passar foi assistir as aulas da professora Adriana Figueiredo e insistir fazendo questões, mesmo que o meu desempenho não fosse bom.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Janiuci: Na semana da prova eu estava muito ansiosa e cansada, então optei por assistir as revisões de reta final e ler os resumos da Legislação Tributária Estadual de Minas Gerais repetidas vezes.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Janiuci: Para a discursiva, eu revisei todos as matérias que seriam cobradas e escrevi muitas redações a fim de treinar a capacidade de desenvolver os assuntos e cronometrar bem o tempo que teria para a resolução das questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Janiuci: Avaliando hoje, vejo que meu principal erro foi demorar um tempo grande para sair da teoria, voltava diversas vezes na teoria porque tinha medo de não ter fixado o conteúdo. Considero um erro, porque, no meu ponto de vista, a fixação só vem ao longo do tempo por meio de revisões e resolução de muitas questões. Meu principal objetivo foi manter o foco na área fiscal. Em alguns momentos fui tentada a estudar para concursos de outras áreas, mas me mantive firme porque acreditava que eu ficaria competitiva, a ponto de brigar por uma vaga, se não desviasse do objetivo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Janiuci: Sim. Isso aconteceu quando eu já tinha uma boa base nas matérias da área fiscal, mas ainda assim não conseguia obter bons resultados nas provas. Nesses momentos, o que manteve firme foi a vontade de ter um bom emprego e dar melhores condições de vida para a minha família.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Janiuci: A jornada de estudos é árdua, às vezes vai parecer que os seus esforços estão sendo em vão. Mas se você tiver paciência e resiliência para fazer o que tem que ser feito, na hora certa a aprovação virá.