“É uma caminhada árdua de muitas barreiras que precisam ser superadas e no final de tudo vai valer a pena ver o seu nome entre os aprovados. Não desista e encontre um caminho, estude com estratégia e foco, pois você poderá mudar sua vida.”
Confira a nossa entrevista com Tarcisio de Arruda Barbosa aprovado em 3° lugar no concurso SEFAZ AM para o cargo Assistente Administrativo da Fazenda Estadual (PCD):
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação? Tarcisio de Arruda Barbosa
Tarcisio de Arruda Barbosa: Sou de Pernambuco, mas moro em Manaus há bastante tempo, tenho 32 anos e sou formado em Engenharia Elétrica pela UEA.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tarcisio: Sim, cheguei a trabalhar, mas tomei a decisão de estudar para concurso em meados de 2016, porque o Brasil vivia uma crise e o polo industrial de Manaus não estava muito bem. Assim, preferi estudar para concurso e buscar a estabilidade.
Estratégia: Como foi a escolha pela área fiscal? O que pesou mais para você quando teve que definir esse foco de estudo?
Tarcisio: Quando comecei a estudar pesquisei várias aéreas e a área fiscal foi a que mais me interessou. O que pesou mais para definir a área foi as matérias de exatas, remuneração, carreira e o papel de fiscalização essencial para o estado.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Tarcisio: No início eu apenas estudava, mas depois que passei em um concurso, tive que dividir o meu tempo com a jornada de trabalho e estudo. Ficou um pouco mais cansativo, mas tive que manter o foco para não desanimar.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Tarcisio: Fui aprovado para o cargo de Assistente Administrativo na secretaria de educação do Amazonas, cargo que exerço atualmente, e no último concurso para Assistente Administrativo da Fazenda Estadual – AM (PCD).
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Tarcisio: Sim, estudei sem edital na praça, mas eu errava no planejamento e na forma de estudar. Durante esse tempo eu me motivava em mudar de vida ter uma qualidade de vida melhor para mim e meu pais e realizar meus sonhos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tarcisio: Conheci logo quando tomei a decisão de estudar para concursos, consequentemente tive que buscar matérias na internet e o Estratégia concursos oferecia vários materiais gratuitos e estão entre os melhores.
Estratégia: Qual diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tarcisio: O diferencial no material do Estratégia são os pdfs e o foco entregado pelo professores tanto no pós e no pré-edital.
Estratégia: Recomendaria o Estratégia para um amigo que está começando os estudos?
Tarcisio: Sim, o Estratégia tem vários professores excelentes que facilitam muito o aprendizado no começo com videoaulas e complementam com os pdfs.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Tarcisio: Usei o material do Estratégia concursos. Nas matérias que eu já tinha fechado no pré edital usei os pdfs e já na matérias com mais dificuldades eu mesclava videoaula e pdfs, porque as aulas em vídeo ajudam no entendimento dos assuntos.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Tarcisio: Depois que comecei a trabalhar e sem edital na praça fazia quatro horas de estudo. Já no pós-edital fazia seis horas por dia e nos finais de semana 8 horas.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Tarcisio: Depois de aprender com os erros de planejamento e estudo, eu montei um plano de estudos de acordo com o peso e número de questões das disciplinas, assim me dedicava mais tempo para as questões em que as minhas dificuldades eram maiores e que o número de questões e peso fossem superiores. Estudava 2 disciplinas por dia, fazendo sempre fazendo revisões nos finais de semana conjuntamente com resolução de muitas questões para fixar os conteúdos.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Tarcisio: Tive dificuldade em contabilidade e o professor Silvio Sande e suas videoaulas ajudaram a superar isso.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Tarcisio: Tenho uma namorada que me apoia bastante. Minha família me incentiva muito nos estudos e me apoiou nessa caminhada de forma financeira para que eu focasse nos estudos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Tarcisio: Eu saía poucas vezes durante essa jornada de concursos por causa dos estudos, e o pouco tempo que me restava eu tentava passar com minha namorada ou família.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? (Se esse ainda não é o concurso dos seus sonhos, se possível, citar qual é e se pretende continuar se preparando para alcançar esse objetivo).
Tarcisio: Sim, acho muito valido, porque é uma oportunidade que surge enquanto o objetivo maior não vem e também precisamos colocar comida na mesa. Meu grande objetivo é ser Auditor Fiscal da Receita e vou continuar a estudar.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Tarcisio: Estudei focado por dois meses para o edital da Sefaz AM, mas eu já tinha uma boa base.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Tarcisio: É uma mistura de sentimentos, mas é muita felicidade.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Tarcisio: Na reta final fiz muitas revisões dos assuntos e na semana que antecedeu as provas fiz as rodadas de simulados que o Estratégia disponibilizou e na véspera eu prefiro descansar e assistir a um filme.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Tarcisio: Meu principal erro foi deixar a ansiedade tomar conta em alguns momentos, porque esse sentimento pode fazer com que não absorva conhecimento ou entendimento de maneira melhor. Meu maior acerto eu acho que foi acreditar em mim mesmo que seria possível, não desistir e ter vontade de vencer.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Tarcisio: Acho que o mais difícil foi o pós-edital, devido à rotina de várias horas de estudo fazendo renúncias e tentando manter o foco. Cheguei a pensar inúmeras vezes em desistir, mas para seguir em frente eu sempre me motivava pensando que um cargo público poderia mudar minha vida e ajudar meus familiares.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Tarcisio: Eu sempre me motivava pensando em mudar de vida ter uma qualidade de vida melhor para mim e os meu pais.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tarcisio: É uma caminhada árdua de muitas barreiras que precisam ser superadas e no final de tudo vai valer a pena ver o seu nome entre os aprovados. Não desista e encontre um caminho, estude com estratégia e foco, pois você poderá mudar sua vida.