Aprovada em 7º lugar no concurso SEFAZ AM para o cargo de Técnico de Arrecadação da Fazenda Estadual
Fiscal - Estadual (ICMS)“Por mais difícil que pareça o caminho, a vitória é certa para aqueles que não desistem. A sensação de ver seu nome na lista dos aprovados é única e faz tudo ter valido a pena. Todas as renúncias, abdicações, medos, inseguranças, derrotas, lutas diárias, enfim, todas as dificuldades ficam pequenas diante da aprovação. Não permitam que ninguém diga a vocês que não são capazes! Lutem, lutem até o fim!“
Confira nossa entrevista com Talita Ferreira Gomes Garcia, aprovada em 7º lugar no concurso SEFAZ AM para o cargo de Técnico de Arrecadação da Fazenda Estadual:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo(a). Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Talita Ferreira Gomes Garcia: Olá, colegas concurseiros. Meu nome é Talita Ferreira Gomes, sou natural de Salvador/BA, tenho 37 anos e sou formada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Talita: Decidi estudar para concursos públicos após perceber que a iniciativa privada jamais me traria a estabilidade profissional que eu almejada para poder planejar minha vida com tranquilidade. Prestar concursos públicos era um sonho desde que formei, porém ainda trabalhei durante 7 anos como Engenheira Química. No entanto, o estilo de vida e o trabalho não me agradavam muito e então, após uma demissão, eu decidi que me dedicaria aos estudos para concursos públicos de vez.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Talita: Me dediquei somente aos estudos de 2014 a 2018. Conciliava rotina de mãe, dona de casa e estudos nessa época. Tentava manter um ritmo de estudos de segunda a sexta no horário comercial (manhã e tarde). Finais de semana me dedicava mais a família, só estudava aos fins de semana em períodos de pós-edital.
De 2019 a 2021 eu trabalhei e estudei, porém durante esse período meu rendimento nos estudou caiu muito, não conseguia manter uma rotina sustentável. Estudei bem pouco nesses dois anos, me dedicava mais durante os pós editais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Talita: Fui aprovada recentemente para o cargo de Técnico de Arrecadação de Tributos Estaduais da Sefaz AM, em 7º lugar (AC), concurso realizado em 08 de maio de 2022. Sim, pretendo continuar estudando para a área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Talita: No início, mantive uma vida social relativamente constante. Sempre fazia programas com a família e amigos, abdiquei pouco mesmo, deixava os momentos de maior abdicação para os períodos de pós-edital. Mais para o final da minha trajetória, principalmente nos últimos 2 anos, fui mais radical e abdiquei de diversos momentos com família e amigos para me dedicar aos estudos.
Acredito que o melhor a fazer é encontrar um equilíbrio entre vida social e estudos. Abdicar 100% é totalmente prejudicial para a saúde mental.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Talita: Fui casada até meados de 2020, quando me divorciei, e tenho um filho de 10 anos. Durante o tempo que era casada, meu ex-marido ficava com meu filho para eu poder estudar. Depois da separação, era só eu e ele mesmo, já que alguns meses depois o pai do meu filho se mudou para outro Estado e passou a vê-lo somente uma vez por mês. Minha mãe mora fora do país, então não tive o apoio físico dela, mas ela sempre me apoiou em tudo, e me dava forças e incentivava a continuar os estudos. Meu pai também sempre me apoiou e, após o divórcio, ele ficava com meu filho nos finais de semana que eu viajava para fazer provas, e em alguns outros também. E aqui queria deixar uma mensagem importante para todos: Não esperem o apoio de ninguém para estudarem! Simplesmente façam!
Acabei também me afastando da maioria dos amigos não concurseiros, por falta de tempo mesmo. Essa vida de concurseiro é bem solitária. Por outro lado, fiz várias amizades com concurseiros que com certeza levarei para a vida.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Talita: Estudei para esse concurso especificamente durante 5 semanas, porém vinha em um ritmo intenso a 10 meses, e posso dizer que foi esse período de constância nos estudos que me levou a alcançar essa aprovação. Durante esse período, estava dedicada somente aos estudos e ao meu filho, então eu respirava concurso 24h por dia, porque queria muito passar. A disciplina veio da vontade de vencer.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Talita: No início dos estudos para concurso, cheguei a fazer um curso tele-presencial e cheguei a utilizar alguns livros também. Após conhecer o Estratégia, passei a utilizar principalmente os PDFs. Para algumas matérias, como contabilidade e exatas, cheguei a estudar por videoaulas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Talita: No início dos meus estudos, sem muitas informações, acabei adquirindo um curso tele presencial focado no concurso da Receita Federal, onde conheci alguns concurseiros mais experientes e eles me indicaram o Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Talita: Os materiais do Estratégia foram essenciais na formação da minha base. Os PDFs são bem completos, com abordagem voltada ao tipo de cobrança dos concursos, atendendo totalmente ao propósito. Gostava também de assistir as aulas de reta-final dos pós editais e de ler os bizus estratégicos para revisar as matérias.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Talita: Comecei com as matérias básicas da área fiscal e fui acrescentado as demais a medida que ia avançando nos estudos. Como na área fiscal a quantidade de matérias é grande, geralmente ficava com cerca de 15 matérias no meu ciclo. Essa quantidade variava no pós-edital, quando colocava apenas as matérias do concurso.
No pré-edital, tentava fazer cerca de 30 a 35 horas líquidas semanais. Já no pós-edital, fazia entre 40 a 45 horas líquidas semanais.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Talita: Cheguei a fazer alguns resumos bem no início dos estudos, mas depois percebi que acabava não utilizando e parei. Preferia pegar resumos prontos, alguns dos finais dos PDFs mesmo. Para algumas matérias, fazia grifos nos próprios PDFs, a medida que ia estudando. Revisava muito pelas questões e lei seca. Cheguei a fazer alguns simulados no site do Estratégia para medir o meu nível nas matérias e tentar preencher as lacunas de conhecimento antes da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Talita: A resolução de questões foi um divisor de águas nos meus estudos. Através delas, pude identificar padrões de cobranças das diferentes bancas organizadoras de concursos e treinar bastante. Após estudar a teoria de todas as matérias, meus estudos se resumiram a resolver milhares de questões das diversas bancas de concursos e isso elevou meu nível de preparação para outro patamar. Não consigo imaginar que a minha aprovação pudesse acontecer caso não tivesse focado na resolução de inúmeras questões de concursos anteriores.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Talita: As disciplinas que mais tive dificuldade foram Tecnologia da Informação e Economia. Para TI, estudei por diversos professores e resolvi muitas questões para entender de que forma as bancas costumam cobrar os assuntos nas provas. Em Economia, ainda tenho dificuldades, pois foi uma matéria que só fui estudar totalmente a pouco tempo. Após o estudo teórica da matéria e resolução das questões do PDF, também estou resolvendo muitas questões para melhorar meu rendimento nessa matéria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Talita: Estudei até a quinta-feira, terminando minhas revisões finais. Na sexta-feira, arrumei as coisas da viagem e viajei para Manaus. No sábado, revisei (bem pouco, pela manhã) no hotel alguns tópicos específicos, saí apara almoçar fora com uns amigos e aproveitei para conhecer um pouco a cidade, depois descansei. Preferi estar com a mente descansada para a prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Talita: Erros, vários. No início dos estudos eu não tinha muita noção de como estudar e acabei perdendo muito tempo. Falta de planejamento e de bons materiais foram os principais erros.
Como acertos, posso citar adquirir a assinatura do Estratégia para melhorar a minha base e a resolução de muitas questões para entender como as bancas cobram as matérias nas provas foram os principais acertos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Talita: Acho que todo concurseiro já pensou um dia em desistir. Passei por inúmeros momentos assim, de desânimo total nos estudos. A minha principal motivação para seguir era ter a certeza de que eu não queria voltar a trabalhar na iniciativa privada e querer muito dar uma vida melhor para o meu filho. Ele, sem dúvidas, é, foi e sempre será a minha maior motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Talita: A mensagem que eu gostaria de deixar para todos os concurseiros que ainda estão na batalha é: Não desistam dos seus sonhos!! Por mais difícil que pareça o caminho, a vitória é certa para aqueles que não desistem. A sensação de ver seu nome na lista dos aprovados é única e faz tudo ter valido a pena. Todas as renúncias, abdicações, medos, inseguranças, derrotas, lutas diárias, enfim, todas as dificuldades ficam pequenas diante da aprovação. Não permitam que ninguém diga a vocês que não são capazes! Lutem, lutem até o fim!