“O Estratégia é referência para todo concurseiro, o material é de altíssima qualidade, recomendo de olhos fechados a quem está iniciando sua jornada.“
Confira nossa entrevista com Gabriela Medeiros, aprovada em 6° lugar para o cargo de Auditor Fiscal no concurso da SEFAZ AL:
Estratégia Concursos: De onde você é? Qual é sua idade? E sua formação?
Gabriela Medeiros: Sou de Maceió-Al, tenho 27 anos e sou engenheira civil, especialista em gerenciamento de obras.
Estratégia: Você chegou a trabalhar na sua profissão? O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gabriela Medeiros: Trabalhei um período na minha profissão, mas sempre tive o sonho de ser concursada e logo que conheci a área fiscal me encantei.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Gabriela Medeiros: Como eu trabalhava de forma autônoma, não tive muitos empecilhos e decidi me dedicar 100% aos estudos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Gabriela Medeiros: Esse foi o meu terceiro concurso da área fiscal e a primeira aprovação.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Gabriela Medeiros: Estudei um período sem edital e para me manter motivada, me agarrava as “expectativas” de um próximo edital.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos? Qual o diferencial que encontrou em nosso material? Recomendaria para um amigo que está começando os estudos?
Gabriela Medeiros: O Estratégia é referência para todo concurseiro, o material é de altíssima qualidade, recomendo de olhos fechados a quem está iniciando sua jornada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? O que funcionava melhor para você? Videoaulas, PDFs, livros?
Gabriela Medeiros: Acerca dos meus estudos, eu gosto muito de ler e tive maior facilidade através de aulas escritas e livros. As videoaulas eu usava em última instância, caso não assimilasse bem o conteúdo.
Estratégia: Quantas horas por dia costumava estudar?
Gabriela Medeiros: No começo dos meus estudos levei muito a sério a quantidade de horas, e isso não me fez bem. Passei a priorizar a quantidade de conteúdos e a qualidade. Em um pré-edital tranquilo eu estudava cerca de 6 horas líquidas. Em um pós edital intenso, eu estudava o máximo de horas que desse, normalmente ficava em 8 horas líquidas. Porém eu só computava as horas de estudo em casa mesmo. As áudio aulas, por exemplo, que eu fazia uso diário enquanto treinava na academia, eu não computava.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Gabriela Medeiros: No começo eu estudei apenas 2 matérias até assimilar bem: contabilidade e direito tributário. Quando fui me acostumando comecei a introduzir as outras. Passei um tempo (pré edital) estudando por cronograma, dia e hora específico para cada matéria. Porém no pós edital eu estudava o que dava, seguindo o cronograma de revisão e as matérias que faltavam. Dessa forma consegui fechar o edital.
No começo dos meus estudos eu fazia meu próprio resumo, algo que não recomendo a nenhum concurseiro, é tempo perdido. Tem muito material de qualidade e até gratuito que serve para revisão. Nesse ano de 2021 eu fiz apenas 1 mapa mental, todas as outras revisões foram por materiais prontos.
Ainda sobre as revisões, priorizei questões e o caderno de erros, sempre fazia novas questões e revisava as que eu já tinha errado. Ademais revisava por mapas mentais. Meu plano de estudo eu mesma montei, dentro das horas que eu tinha disponível traçava metas reais e as cumpria diariamente.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Gabriela Medeiros: É normal ter mais dificuldade em algumas matérias, meu calcanhar de Aquiles era TI. Decidi que não ia ter medo e que iria enfrentar as dificuldades, passei a estudar essa matéria 3x por semana, se sobrasse algum tempinho no final de semana eu revisava ela. Assim consegui melhorar meu percentual de acertos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Gabriela Medeiros: Eu não sou casada, nem tenho filhos, mas namoro há 9 anos e o suporte do meu namorado foi fundamental. Bem como o dos meus pais, moro com eles e tive todo apoio necessário. Meu pai é concursado, então não tive dificuldade em eles aceitarem essa jornada de concurseira, tanto ele como minha mãe entenderam e torceram bastante por mim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Gabriela Medeiros: No meu primeiro concurso de fiscal eu abdiquei quase 100% da vida social, e isso não me fez bem. Nesse ano de 2021 eu decidi que iria ser diferente, iria equilibrar e não ser tão radical. Essa postura me ajudou, saia com amigos, namorado, família, mas só após cumprir a meta dos estudos.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Gabriela Medeiros: Acredito que não valha a pena fazer concursos de áreas diferentes, eu atingi meu objetivo, passei na área que tanto queria, no meu estado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Gabriela Medeiros: Estudei por cerca de 2 anos focada para área fiscal.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Gabriela Medeiros: Não consigo descrever em palavras a minha felicidade ao ver meu nome na lista de aprovados. Eu tinha colocado minha pontuação em um ranking, apontava que eu seria aprovada, mas ver na lista que fui aprovada em 6º lugar é uma sensação indescritível.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Gabriela Medeiros: A reta final foi intensa, estudei de domingo a domingo, e a véspera eu encarei como um dia normal de estudos, revisei, fiz questões, tudo dentro dos conformes.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Gabriela Medeiros: A prova discursiva era algo que a priori me assustava, mas aos poucos fui perdendo o medo, adquiri um curso direcionado para o meu concurso, com correção e praticava semanalmente possíveis temas. Na véspera da prova revisei as redações que já tinha feito e fiz mais 2 questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Gabriela Medeiros: Algo que eu errei em concursos anteriores era não revisar a teoria, ficar só em questões. A partir do momento que eu inclui a revisão da matéria escrita eu notei uma mudança absurda no meu desempenho. Acredito que o maior acerto foi adquirir material de qualidade e acreditar no meu potencial.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Gabriela Medeiros: No auge da pandemia eu parei de estudar por uns 4 meses, concursos que eu estava inscrita foram suspensos, voltei a trabalhar com obras nesse período e pensei em largar os estudos de vez. Mas quando surgiu a primeira notícia de que haveria um novo concurso para o meu estado, eu não pensei duas vezes, voltei aos estudos com toda força e coragem e graças a Deus atingi meu objetivo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Gabriela Medeiros: A minha principal motivação, além dos meus pais e do meu namorado, era a minha fé. Acreditei muito no meu sonho e corri atrás.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gabriela Medeiros: A quem está iniciando sua jornada, saiba que não é fácil, é necessário disciplina e persistência. Mas é muito gratificante você ver que todo seu esforço valeu a pena. Não desista, sua hora vai chegar.