“Todos nós estudamos com o objetivo de ser aprovado, porém após a prova eu não estava com tantas expectativas visto que ela não foi tão simples. Então quando saiu o resultado que coloquei meu nome na barra de busca e vi que ele estava lá, comecei a me tremer e a rir sem acreditar que tinha conseguido, mas a sensação de alegria e de dever cumprido veio quando fui olhando as notas dos concorrentes e vi que não tinha nenhuma maior que a minha”
Confira nossa entrevista com Italo Santos, aprovado em 1° lugar no concurso SEDUC AL:
Estratégia Concursos: Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Italo Santos: Sou formado em Matemática Licenciatura. Tenho 27 anos e moro em Nossa Senhora Aparecida, Sergipe.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Italo: Eu vi nos concursos públicos uma oportunidade de melhorar de vida já que um cargo público traz uma estabilidade que não encontramos na iniciativa privada. Sem contar que nos concursos públicos é você contra você.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Italo: Durante meu preparo para o concurso eu trabalhava/trabalho no período da tarde, então nos turnos da manhã e da noite tentava aproveitar ao máximo para estudar cada tópico do edital. Pegava mais conteúdos na parte da manhã, já que à noite por conta do trabalho eu estaria mais cansado, e à noite separava para resumos e questões ou para concluir algum tópico que não tinha sido finalizado pela manhã.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Italo: Já fui aprovado em 7 concursos, todos para o cargo de Professor de Matemática. O último foi da Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar o qual passei na 2ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados(as)?
Italo: É difícil explicar essa sensação, mas irei tentar. Todos nós estudamos com o objetivo de ser aprovado, porém após a prova eu não estava com tantas expectativas visto que ela não foi tão simples. Então, quando saiu o resultado, que coloquei meu nome na barra de busca e vi que ele estava lá, comecei a me tremer e a rir sem acreditar que tinha conseguido, mas a sensação de alegria e de dever cumprido veio quando fui olhando as notas dos concorrentes e vi que não tinha nenhuma maior que a minha. Resumindo, foi um misto de alegria, gratidão e de dever cumprido.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Italo: Minha vida social como a de muitos foi afetada pela pandemia, então tentei aproveitar o tempo em casa para me dedicar ainda mais à preparação para o concurso. Não abdiquei totalmente, mas saídas para diversão com amigos e família tornaram-se cada vez mais raras, pois para alcançar meu objetivo isso foi necessário. E pretendo continuar essa rotina, pois continuarei estudando para mais concursos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Italo: Sou solteiro, não tenho filhos e moro com meus pais. Eles sempre me deram total apoio nesta minha vida de concurseiro. Apoio este por meio de “puxões de orelha” para eu me inscrever em tal concurso, ajudando na compra de materiais e no pagamento das taxas de inscrições, além de tentarem deixar meu ambiente de estudos o mais confortável possível.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Italo: Acho que não mudar de área é um dos pontos fundamentais para lograr êxito em um concurso público, pois entre um concurso e outro a gente vai percebendo o que é mais cobrado, como é cobrado, qual disciplina deve melhorar com isso vamos ganhando maturidade a cada prova. Eu pretendo manter minha rotina de estudo, já que ainda não estou no concurso dos sonhos. Meu objetivo é ser aprovado no cargo de professor de Matemática de educação básica, porém em nível federal ou manter dois vínculos sendo um deles SEDUC-SE.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso em que foi aprovado?
Italo: A preparação para este concurso em questão não foi muito longa, 4 meses, pois eu já vinha com uma rotina de estudos para concursos da área do magistério. Boa parte do edital eu já vinha estudando a mais ou menos 4 anos, com a publicação do edital acrescentei as disciplinas que faltavam na minha rotina.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Italo: Não especificamente para este concurso, mas há 4 anos que venho estudando para concursos da área educacional. Então pego disciplinas que sempre caem e crio uma rotina de estudos, pois assim que sai o edital boa parte do conteúdo eu só preciso revisar. E minha disciplina nos estudos eu tento manter através de metas semanais as quais tento cumprir rigorosamente.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Italo: Eu conheci o Estratégia através de ex-colegas de trabalho. Eu era mais que iniciante neste mundo dos concursos, pois não fazia a mínima ideia de como funcionava. Sempre os via falando em cursos on-line e que o melhor e mais completo era o Estratégia, então resolvi pesquisar sobre e hoje estou aqui.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? O que funcionou melhor para você?
Italo: Na minha preparação para o concurso eu usei cursos em PDF, para as disciplinas de legislação, e videoaulas nas outras disciplinas. O material a que mais me adaptei foi as videoaulas que se complementavam com o PDF.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Italo: O concurso tinha apenas 4 disciplinas, mas que se dividia em bastantes tópicos. Então separei duas disciplinas por dia, estudava em média 4 horas por dia. Não fazia resumos, gostava mais de fazer marcações no PDF, pois o resumo consumiria mais tempo. Na parte de legislação eu fazia a releitura, mas nas demais eu costumava fazer questões como método de revisão.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Italo: A minha maior dificuldade estava na parte de legislação educacional, então resolvi estudar da seguinte forma: videoaula, material em PDF e lei seca respectivamente. Na revisão resolvi muitas questões para ir absorvendo os artigos mais importantes, já que eles aparecem com muita frequência nas questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Italo: A rotina final foi dedicada para revisar pontos que marquei nos PDF como muito importantes e resolver o máximo de questões que eu pudesse resolver. A véspera da prova foi apenas para descanso, não gosto de estudar em véspera, acho que a sensação de que não estudei o suficiente aumenta. Logo prefiro distrair a mente.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Italo: O meu maior erro neste concurso foi no estudo da parte específica de Matemática. Eu me dediquei mais às outras disciplinas e fui deixando de lado a parte específica, já que eram assuntos que teoricamente eu tenho facilidade, mas eu precisava ter feito mais questões para ver como a banca cobrava cada assunto. Os meus maiores acertos foram na parte de legislação e português, pois após estudar toda a parte teórica eu preparei cadernos de questões e dediquei boa parte do meu tempo para resolvê-las.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Italo: O mais difícil na vida de um concurseiro acredito que seja manter uma rotina de estudos, pois a vontade de largar tudo às vezes é frequente. Mas quando isso ocorria, eu parava e pensava que aquele era meu objetivo e que a recompensa valeria à pena.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Italo: Minha principal motivação era/é mudar a vida da minha família, conquistar coisas que até o momento não conquistei e tudo isso através dos meus estudos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Italo: Para quem está iniciando essa jornada de estudos só aconselho que não desistam, a sensação de ver seu nome em um diário oficial é única e todos deveriam sentir isso uma vez na vida. Parafraseando Charles Chaplin “A persistência é o caminho do êxito”.