Aprovado em 3° lugar no concurso SEAD-PI para o cargo de Analista Governamental - Especialidade: Gestão Pública
Concursos Públicos“[…] O processo leva tempo, então tenham disciplina e muita inteligência emocional para lidar com as várias fases da vida de concurseiro […]”
Confira nossa entrevista com Luiz Guilherme de Sousa Rodrigues, aprovado em 3° lugar no concurso SEAD-PI para o cargo de Analista Governamental – Especialidade: Gestão Pública:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Luiz Guilherme de Sousa Rodrigues: Me chamo Luiz Guilherme, tenho 26 anos, me formei em engenharia de produção em junho de 2021 e sou natural de Teresina, capital do Piauí.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Luiz: Minha família sempre me incentivou a estudar para concursos, então, de certa forma, já tinha um plano de estudar em mente, mas eu só iniciei realmente a estudar quando, após formado, me frustrei com as oportunidades para o mercado de trabalho na minha região. Esse foi início da jornada.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Luiz: Não, durante todo o meu tempo de estudo, eu decidi focar apenas nos concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Luiz: Ao longo da minha trajetória eu prestei poucos concursos, grande parte com vagas apenas para o cadastro de reserva. Fiquei classificado em 2ª lugar para o cargo de engenheiro de produção no concurso da EBSERH, lotação UFG, em 2023; e para o concurso do TRF 1ª região, que ainda está em andamento, no momento estou em 7ª lugar para o cargo de analista administrativo, na localidade de Teresina-PI. E agora também aprovado em 3ª lugar no concurso da SEAD – PI, para o cargo de analista governamental, especialidade gestão pública.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Luiz: Durante minha preparação eu sempre consegui manter minha vida social. estudava o dia todo de segunda a sexta, e no sábado pela manhã, então tinha o restante do sábado e todo o domingo para aproveitar. Durante esse tempo de “folga” eu sempre ia para a casa da minha namorada.
Quando não estava em pós edital, podia relaxar um pouco mais minha rotina, a depender da ocasião.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Luiz: Como minha família sempre me incentivou a estudar para concursos, foi uma felicidade quando comecei a vida de concurseiro. Minha namorada também sempre me incentivou durante toda trajetória, ela quem sempre vai me deixar e me buscar nas escolas em dia de prova. Meus amigos entenderam que eu iria me afastar um pouco, pois ia me dedicar totalmente a vida de concurseiro e também me apoiaram, e após algumas aprovações eles sempre me pedem ajuda e dicas para iniciar os seus estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Luiz: Para o concurso da SEAD – PI minha preparação foi curtíssima, pois estava estudando para a prova de Auditor Fiscal do Trabalho (AFT), no CNU, e a prova da SEAD foi 3 semanas após a prova do CNU, mas muitas matérias do cargo de AFT não seriam aproveitadas.
Porém, vale ressaltar que desde o início dos meus estudos até a prova da SEAD foram quase 2 anos ininterruptos para criar uma forte base nas matérias da prova.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Luiz: Grande parte (quase a totalidade) da minha preparação foi por curso em PDF. Durante o início, principalmente nas matérias de direto, utilizei videoaulas, pois não tinham nenhuma afinidade com estas matérias. Acredito que o PDF proporciona maior rapidez no avanço das disciplinas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Luiz: Conheci por meio de publicidade no Instagram e no Youtube. Quando decidi estudar para concursos eu já tinha a certeza que assinaria a Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Luiz: O PDF foi a base de todo o estudo, é bem completo e atualizado, aborda várias formas de possíveis cobrança das bancas. Usei bastante o Passo Estratégico para solidificar o aprendizado das matérias, além de realizar revisões por este material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Luiz: Durante todo meu tempo de estudos, eu sempre montei meu planejamento, inclusive assisti várias entrevistas com aprovados para pegar dicas de como planejar meu estudo.
Durante a preparação para a SEAD, eu estudei 17 matérias do concurso ao mesmo tempo. Como estive apenas estudando, sempre fiz uma carga horária alta. Estudava por volta de 8 horas líquidas de segunda a sexta e 4 horas no sábado.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Luiz: Minhas revisões se baseavam em resolução de questões e releitura de grifos no PDF.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Luiz: A resolução de exercícios é muito importante para o estudo dos concursos, por meio dela você fixa o conteúdo, identifica fraquezas no estudo e corrige essas fraquezas.
Durante toda a trajetória eu resolvi em torno de 18.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Luiz: Tive dificuldade principalmente com a matéria de Tecnologia da Informação. A superação das dificuldades se deu por meio de videoaulas para solucionar algumas dúvidas pontuais, e resolução de várias questões para entender a forma de cobrança da banca.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Luiz: Devido ao tempo curto de preparação para esse concurso, eu estudei 08 horas líquidas até o penúltimo dia anterior a prova e relaxei totalmente no dia anterior a prova. Mas, normalmente, em preparação com mais tempo, eu prefiro relaxar um pouco mais na semana da prova
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Luiz: Durante a preparação eu separo um horário para praticar a resolução de discursivas e para a leitura de muitos modelos de discursivas, para tentar adequar meu texto e fazer do jeito certo.
Aconselho a resolução de várias questões discursivas, durante toda a preparação, para treinar e não ser surpreendido na hora da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Luiz: Acredito que, durante toda minha preparação, o meu maior erro foi demorar para iniciar a resolução de questões, achei que seria preciso aprender e entender todos os assuntos para iniciar a resolução de questões.
Quanto ao meu maior acerto, me dedicar totalmente, cumprir o meu cronograma, ser responsável com meus estudos e sempre prezar por uma boa saúde mental foram os meus diferenciais para alcançar algumas aprovações.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Luiz: Não. Durante toda a trajetória, isso nunca passou pela minha cabeça. Inclusive, mesmo com a aprovação, continuo estudando para outros concursos.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Luiz: Sempre aconselho a quem quer iniciar os estudos para concursos a pesquisar bastante a trajetória de alguns aprovados, para que possam entender bem como é todo o processo e saibam bem onde estão entrando. Creio que isso é importante para evitar frustrações com os estudos e com reprovações.
Meu recado é “não desistam! Continuem firmes em busca de seus sonhos e objetivos”. O processo é árduo, exige muita dedicação, em um primeiro momento é até ingrato, já que você abdica de muitas coisas e estuda sem saber quando será aprovado. No entanto a aprovação, ver suas várias horas de estudo serem recompensadas, vale muito a pena. O processo leva tempo, então tenham disciplina e muita inteligência emocional para lidar com as várias fases da vida de concurseiro.
Disciplina e resiliência são a chave.