.
“Posso dizer com segurança que o material disponibilizado pelo Estratégia vai te ajudar muito na sua vitória, otimizando seu tempo e apresentando todo o conteúdo necessário para que você possa fazer uma boa prova“
Confira nossa entrevista com Danilo Mamede, aprovado em 103° lugar no concurso Receita Federal para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Danilo Raimundo Lisboa Mamede: Meu nome é Danilo Mamede, tenho 40 anos, nasci em São Luís/MA, onde vivo até hoje. Sou Bacharel em Direito, formado na Unidade de Ensino Superior Dom Bosco e tenho pós-graduação (Especialização) em Gestão Tributária e Auditoria no Setor Público pela Unyleya (em parceria com o Estratégia, inclusive).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Danilo: A necessidade de buscar uma vida melhor para mim e minha família, com uma boa remuneração, estabilidade e uma boa carreira profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Danilo: Sim, eu já sou servidor público concursado, ocupo o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa no TRE MA – e por isso sempre tenho conciliado o trabalho com os estudos. Meu horário no TRE MA é muito bom, trabalho das 13 às 19h, temos o recesso forense e também podemos acumular horas para compensação e folgas. Além disso, procuro utilizar as minhas férias da melhor forma possível para me preparar para concursos.
Desse modo, consigo dispor de tempo suficiente para continuar estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Danilo: Fui aprovado nos dois primeiros concursos que fiz: o primeiro (em 2002) para o cargo de Agente Metrológico do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Maranhão – IPEMAR – atual INMEQ/MA (Autarquia Estadual responsável pela fiscalização do INMETRO no Maranhão). Nesse concurso foram oferecidas 15 vagas, eu fiquei em 16º, porém, acabaram chamando mais dois candidatos aprovados.
O segundo (em 2005) foi para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa no TRE MA – que ocupo até hoje (passei em 36º).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Danilo: Eu procurei manter a academia e as saídas com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Danilo: Sim, tentando não me tirar do foco, embora às vezes tenha havido alguma cobrança de um pouco mais de minha presença no dia a dia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Danilo: Para o concurso de AFRFB estudei por cerca de 11 meses. Sempre fui muito disciplinado com os estudos, sem nunca deixar de lado as atividades físicas. Para o concurso da Receita Federal, contei com a ajuda do coach do Estratégia (Kaio) para otimizar meu tempo e estudo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Danilo: Utilizei, sobretudo, as Trilhas Estratégicas, os PDFs, as videoaulas e o Sistema de Questões do Estratégia e, eventualmente, também realizei consultas a livros e a sites em temas e questões pontuais. Só vi vantagens no material: conteúdo bem organizado, atualizado, muitas questões, excelentes videoaulas, otimização de tempo, cobertura de todo o conteúdo do edital, entre outras.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Danilo: Conheci o Estratégia há muito tempo, quando procurava por um bom curso preparatório para concursos na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Danilo: Sim, para o concurso do Instituto de Pesos e Medidas eu estudei apenas por apostilas elaboradas especificamente para o concurso e para o TRE MA também comprei apostilas específicas e frequentei ainda um curso preparatório local. Acredito que para a época, o material atendeu, mas estudando com o Estratégia, percebo que o material está cada vez mais organizado e sendo atualizado rapidamente, o que nos ajuda a não perder tempo procurando outras fontes de estudo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Danilo: Sim, como eu disse, fui aprovado nos dois concursos para os quais estudei nessa época.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Danilo: Sim, senti uma diferença significativa, pois no material do Estratégia a teoria vem exposta de forma bem didática, clara e objetiva, com dicas de atenção e memorização importantes e tudo bem concatenado com a resolução de questões, além dos professores estarem sempre atualizando o material de forma célere.
Os PDFs do Estratégia são muito bons e as videoaulas também. Além disso, tudo é focado no Edital do concurso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Danilo: Meu plano de estudos foi montado pelo coach, ele utilizou as Trilhas Estratégicas e todos os recursos que o Estratégia disponibiliza.
Antes do Edital, eu fazia em média 3 a 4h por dia, após o Edital, procurei cumprir 5h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Danilo: As revisões também foram organizadas pelo coach. Em geral a gente utilizava os “Resumos Estratégicos” localizados ao final dos PDFs ou fazia uma leitura rápida de grifos realizados em alguns pontos da aula e também resolvia questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Danilo: Fazer questões é muito importante, porque nos ajuda a memorizar o conteúdo e nos mostra como as bancas costumam cobrar o assunto nas provas, o que nos permite chegar mais tranquilos, preparados e focados no dia da prova. Não faço ideia de quantas questões resolvi, pois foram muitas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Danilo: Para o concurso da Receita Federal, as disciplinas em que mais tive dificuldade foram Fluência em Dados e Estatística. Eu superei as dificuldades graças às excelentes videoaulas do professor Jhoni Zini (não tive tempo de estudar os PDFs) e da professora Emannuelle Gouveia e com o PDF de Fluência em Dados. Como eu não teria tempo para ver todo o material, optei por priorizar as videoaulas de Estatística e o PDF de Fluência em Dados.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Danilo: A semana que antecedeu a prova foi extremamente cansativa. O coach sugeriu que eu ficasse só nas revisões, mas eu acabei tentando estudar conteúdo novo, uma vez que eu ainda não tinha fechado o Edital, além disso, tive que lidar com a internação da minha avó.
No dia pré-prova, eu deveria ter descansado, mas acabei fazendo revisões e, como resultado, fui fazer a prova um pouco cansado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Danilo: Houve discursiva, mas não tive tempo de pegar materiais específicos para a discursiva, no entanto, como já tinha feito outros concursos (ABIN e CGU), inclusive com o material do Estratégia, já tinha uma boa bagagem acerca dos cuidados que se deve ter na redação, bem como quanto ao conteúdo em si. Claro que o ideal seria também dar uma olhada no material do Estratégia para a discursiva, que é muito bom!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Danilo: Meus principais erros foram deixar para estudar Estatística muito próximo da prova e não ter seguido as orientações do coach quanto às revisões e descanso na semana da prova. Fora isso, acho que a minha preparação foi a melhor possível.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Danilo: Eu desanimei algumas vezes sim, realmente não foi fácil, mas não cheguei a pensar em desistir, até porque já venho estudando há muito tempo, além disso, tenho muita fé em Deus e sempre procuro fazer tudo que estiver ao meu alcance para alcançar meus objetivos legitimamente. A busca por uma vida melhor para mim e minha família também sempre foi e será uma grande motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Danilo: Eu diria para ter fé em Deus, foco e força de vontade no seu objetivo, mas sempre atento a novas oportunidades e sem deixar de lado as atividades físicas e algumas saídas com a família e com os amigos, porque isso também vai contribuir para o seu bem-estar e melhor rendimento. Ao lado disso, posso dizer com segurança que o material disponibilizado pelo Estratégia vai te ajudar muito na sua vitória, otimizando seu tempo e apresentando todo o conteúdo necessário para que você possa fazer uma boa prova.