Aprovada no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista-Tributário
Fiscal - Federal (RFB e AFT)“Estudar para concurso não é uma decisão fácil, pois temos que abrir mão de muitas coisas se quisermos ser aprovados em um concurso de alto nível. Porém temos que manter a disciplina, o foco e a determinação, pois um dia a recompensa chega. E esse dia é incomparável!”
Confira nossa entrevista com Sandra Cristina Perez Freitas, aprovada em 237° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Analista-Tributário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Sandra Cristina Perez Freitas: Meu nome é Sandra Cristina Perez Freitas, sou formada em Farmácia Industrial e tenho 44 anos. Sou de Osvaldo Cruz/SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Sandra: Em 2012, não estava contente com a minha profissão, buscava estabilidade e tranquilidade na vida profissional. Nesse mesmo ano, passei no concurso da Caixa Econômica Federal. Em 2013 fui chamada e assumi. Em 2022 decidi voltar a estudar para um concurso de nível superior, que me desse um maior retorno financeiro e maior estabilidade profissional. Foi quando optei por começar a estudar para o concurso da Receita Federal, pois já havia boatos de que o concurso sairia logo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Sandra: Trabalhava 8 horas por dia e estudava à noite e finais de semana. Após o edital publicado, comecei a acordar mais cedo e estudar também antes de ir para o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Sandra: Fui aprovada no concurso da Caixa Econômica Federal. Não lembro exatamente a minha colocação, mas algo em torno de 123.
Pretendo continuar estudando para chegar ao cargo de Auditor.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Sandra: Durante minha preparação para o concurso, eu deixava sábado à noite e domingo à tarde e à noite para descansar e ter um tempo com meu marido, meus familiares e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Sandra: Sim, apoiaram. Meu marido sempre foi meu maior incentivador. Todos entendiam quando eu dizia que não poderia ir em algum lugar porque precisava estudar, principalmente no pós-edital.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Sandra: Estudei por 11 meses para o concurso da Receita Federal. Para manter a disciplina, eu focava na posse, na recompensa que seria a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Sandra: Eu usei os PDFs, assisti algumas vídeoaulas na reta final. A vantagem dos PDFs é que você consegue ir mais rápido nas matérias. A desvantagem é que às vezes precisava reler a matéria para entender.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Sandra: Pela internet, pesquisando sobre os melhores cursos para concurso.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Sandra: Sim. Com as Trilhas Estratégicas, eu consegui me organizar melhor para estudar. As dicas dos coaches também foram muito importantes para manter o meu foco, minha disciplina e determinação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Sandra: No início, estudava pela Trilha Estratégica. Tentava estudar 3 matérias por dia. Estudava por volta de 2 a 3 horas líquidas por dia.
No pós-edital, eu fiz meu próprio plano de estudo, baseado na análise estatística das matérias. Duas semanas antes do concurso, eu tirei férias e estudava 7 a 8 horas líquidas por dia. Isso me ajudou muito, pois consegui avançar nos estudos e rever os conteúdos já estudados.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Sandra: Eu gostava muito de revisar a matéria lendo os resumos do próprio material do Estratégia e resolvendo questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Sandra: A resolução de questões é muito importante para saber seu grau de compreensão da matéria. Eu sempre via minha porcentagem de acertos para verificar se eu precisava reler aquela matéria.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Sandra: Tive muita dificuldade em Contabilidade e Fluência em Dados. Eu tentava assimilar a matéria e não me desesperava. Lembrava sempre que eu não podia zerar, que uma questão certa já me ajudaria.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Sandra: Na semana do concurso eu assisti muitas videoaulas, Hora da Verdade, li alguns resumos. Na véspera da prova acompanhei a Aula de Véspera, especialmente das matérias que tinha mais dificuldade e das que tive menos tempo para estudar.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Sandra: Eu comecei a me preparar para a prova discursiva no pós-edital. Eu fazia pelo menos uma questão discursiva por semana. O curso do Estratégia de Discursiva com Correção me ajudou bastante, pois os professores iam apontando meus erros.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Sandra: Acredito que acertei no material escolhido para estudar. Isso foi determinante para minha aprovação.
Errei em não ter aproveitado mais as diversas ferramentas que o Estratégia oferece.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Sandra: Pensei várias vezes em desistir. Porém sempre me recordava das palavras da coach Núbia: “O que te motiva é o que te dói mais”. Lembrava também dos ensinamentos do Professor Bruno Bezerra, que dizia que só não passa quem não senta na cadeira e não estuda. E me inspirava também no coach Thomas, que sempre ensinou que foco e disciplina são fundamentais para o processo de aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Sandra: Estudar para concurso não é uma decisão fácil, pois temos que abrir mão de muitas coisas se quisermos ser aprovados em um concurso de alto nível. Porém temos que manter a disciplina, o foco e a determinação, pois um dia a recompensa chega. E esse dia é incomparável!