Aprovado em 3° lugar no concurso Prefeitura de Olinda/PE para o cargo de Engenheiro Civil
Engenharias e TI![](https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2025/01/21171123/whatsapp-image-2025-01-20-at-15-24-59-2-240x300.jpeg)
“Eu aconselho se dedicar bastante, procurar ficar atento ao edital e conteúdo programático, para dominar cada assunto cobrado de forma consistente, e saber conciliar o conhecimento teórico à resolução de questões […]”
Confira nossa entrevista com Victor Revoredo, aprovado em 3° lugar no concurso Prefeitura de Olinda/PE para o cargo de Engenheiro Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Victor Revoredo: Meu nome é Victor Revoredo Vasconcelos, sou natural de Recife-PE, tenho 33 anos, sou formado em administração de empresas (2014) e engenharia civil (2024).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Victor: Sempre trabalhei na iniciativa privada e recentemente tive a ideia e vontade de ingressar no serviço público, pela estabilidade proporcionada e experiência de poder atuar como engenheiro civil na área de formação do curso em que me formei no ano passado (1º semestre de 2024).
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Victor: Sim, trabalhava e estudava. Trabalhava numa empresa de engenharia e estudava no tempo vago que tinha após o expediente normal, normalmente à noite durante a semana, e durante o dia nos finais de semana.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Victor: O concurso que fui aprovado foi esse mesmo de 2024, da Prefeitura de Olinda, em 3º lugar para engenheiro civil. Anteriormente, eu vislumbrava oportunidades nos concursos públicos, mas não era uma prioridade para mim, e de fato esse foi um concurso que me preparei com muito mais afinco.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Victor: Eu me dediquei a ponto de abdicar um pouco de sair com amigos em alguns momentos sim, mas foi um período de aproximadamente 3 meses apenas (para esse concurso que passei), e não me privei completamente disso. Dava para sair sim de vez em quando com família e amigos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Victor: Sou solteiro e não tenho filhos. Sim, família e amigos sempre me apoiaram e acreditaram no meu êxito no concurso. Eles compreendiam quando eu me ausentava um pouco para me preparar para o concurso público.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Victor: Aproximadamente 3 meses, 3 meses e meio. Acreditar que era possível ser aprovado e saber que só através do estudo regular e consistente eu conseguiria o êxito me fez manter a disciplina para perseguir o objetivo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Victor: Videoaulas, cursos em PDF, sites de questões de concursos, todos esses meios me ajudaram a me preparar da melhor forma. As principais vantagens foram a comodidade e qualidade das videoaulas, materiais em PDF, que foram direcionados para os assuntos que foram cobrados na prova.
Quanto às desvantagens, acho que só a questão de alguns assuntos específicos cobrados no conteúdo programático do edital não terem sido ofertados em alguns pacotes de cursos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Victor: Através da internet e recomendado por amigos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Victor: Sim, e não era satisfatório. Faltava direcionamento ao conteúdo programático do edital e poucas resoluções de questões nas videoaulas. O material do Estratégia me proporcionou um estudo mais aprofundado e consistente, sempre conciliando teoria e resolução de questões, de forma mais direcionada e objetiva ao que costuma cair nas provas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Victor: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Victor: Sim, o material do Estratégia me proporcionou um estudo mais aprofundado e consistente, sempre conciliando teoria e questões, de forma mais direcionada e objetiva ao que costuma cair nas provas. Os cursos do Estratégia e a qualidade do material foram fundamentais na minha preparação para o concurso público.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Victor: Tinha a meta de estudar pelo menos 6 horas por dia, conciliando teoria e resolução de questões. Em geral, estudava uma ou duas disciplinas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Victor: Costumava fazer resumos de pontos importantes das videoaulas e de resoluções de questões, o máximo possível.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Victor: É fundamental a resolução de exercícios, às vezes você aprende mais rápido com a resolução das questões, além da teoria. Acredito que em 3 meses resolvi mais de 1.000 questões, no mínimo, juntando todas as matérias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Victor: Pela abrangência de conteúdo programático, acredito que a parte específica de engenharia, porque são muitos assuntos, que poderiam abordar várias coisas e detalhes. A resolução de muitas questões, da própria banca organizadora e de outras com base no conteúdo programático cobrado, me fez mais preparado para superar isso, além do conhecimento teórico.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Victor: Eu procurei fazer uma revisão geral de todo o conteúdo das videoaulas e resoluções de questões, com base nos resumos que eu mesmo fazia de tudo.
No dia pré-prova também fiz uma revisão, lendo os resumos.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Victor: Acho que os acertos foram as metas de estudos alcançadas, conciliando teoria e resolução de questões da forma correta, sempre cumprindo os horários e duração de estudo que estabeleci, e resolvendo o máximo de questões possíveis.
Quanto aos erros, acho que foram poucos, mas poderia ter estudado mais detalhes de legislação específica, que em alguns aspectos/pontos subestimei um pouco e que poderia ter tido um resultado ainda melhor por conta disso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Victor: Não, em nenhum momento pensei em desistir, apesar de às vezes achar que seria difícil, mas sempre acreditei que dar o meu melhor e vislumbrar a aprovação era minha principal motivação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Eu aconselho se dedicar bastante, procurar ficar atento ao edital e conteúdo programático, para dominar cada assunto cobrado de forma consistente, e saber conciliar o conhecimento teórico à resolução de questões. E acreditar sempre que é possível obter o êxito, porque só depende de nós.