Aprovado no concurso da Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal
Policial (Agente Penitenciário).
“Não desista. Vai ter luta? Muitas. Mas o que faz um campeão é justamente a capacidade de enfrentar todas as batalhas e vencer.”
Confira nossa entrevista com Thiago Pinheiro Duarte, aprovado no concurso da Polícia Penal de Minas Gerais para o cargo de Policial Penal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thiago Pinheiro Duarte: Sou Thiago Pinheiro Duarte, tenho 26 anos e moro na cidade de Serra/ES.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Thiago: Eu trabalhava em um serviço temporário, o que me trazia muita instabilidade e pouquíssima chance de crescimento. A partir daí, começou a despertar em mim uma vontade de ser “efetivo/concursado”. Cheguei a conversar com um colega de trabalho concursado sobre estudar e querer mudar a minha situação. Esse colega, de pronto, super me incentivou dizendo que eu era novo, inteligente e super capaz.
Porque a área policial?! Bom, eu atuava no setor socioeducativo, ou seja, com adolescentes infratores. Desse modo, o contato com infratores de modo geral sempre se fazia presente, então não foi difícil saber que eu queria a área policial. Além do mais, advoguei por um tempo na área criminal, então conhecia bem o público o qual iria trabalhar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thiago: Sim. Nos dias de folga estudava o dia inteiro (com intervalos, atividade física e alimentação entre os estudos). Nos dias de trabalho estudava quando chegava em casa, por volta de 1-2 horas.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thiago: Polícia Penal DF; Polícia Penal MG; Polícia Penal ES; Guarda Municipal Vila Velha; Guarda Municipal Ipatinga; e Guarda Municipal de Serra. Não me recordo das colocações.
Sim, pretendo continuar os estudos para concursos da área jurídica.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thiago: Durante o pré-edital eu conseguia ter uma vida social normal, de vez em quando flexibilizava o estudo e/ou compromissos com família e amigos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Thiago: Sim, sou casado. Não tenho filhos. Minha esposa super me apoiou e me apoia até hoje. Ela entendia minhas ausências e sabia quando eu entrava no modo “estou estudando”. A forma que ela entendia e me apoiava era me deixando estudar, não fazendo barulhos, fazendo um café (kkkkkk), etc.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thiago: Para o concurso da Polícia Penal em específico estudei mais ou menos 9 meses. Para manter a disciplina eu assistia vídeos motivacionais, colocava fotos de policiais perto do computador, desligava o celular e, principalmente, lembrava de onde eu queria chegar para dar o melhor para minha família (eu e minha esposa).
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thiago: Eu utilizei todas ferramentas, até para o estudo não ficar monótono. Utilizava videoaulas para conteúdo novo e PDF para revisões. Questões em todo momento. Simulados 1x por semana.
A principal vantagem do PDF é o tempo que economiza. Já a videoaula a principal vantagem é aprender conteúdo novo de forma detalhada. Desvantagens não vislumbro nenhuma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thiago: Amigos concurseiros sempre falavam comigo que o melhor preparatório que tem é o Estratégia. Resolvi desconfiar e pagar pra ver. Eles estavam certos, o melhor preparatório é o Estratégia. Melhores professores do Brasil, PDFs de primeira qualidade, plataforma de questões excelente, enfim, só elogios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thiago: Sim, completamente. O principal diferencial é o PDF, sem dúvida. A qualidade é tanta que parece que o professor está falando do seu lado enquanto você faz a leitura.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thiago: Eu, antes de começar a estudar pro concurso, estudei como estudar. Desse modo, montei meu plano de estudos através de ciclos. Eu dividi a quantidade de matérias e o peso de forma proporcional ao tempo que iria dedicar para aquela matéria. Exemplo: vão cair 100 questões na prova, dessas, 20 são básicas com peso 1 e 40 são específicas com peso 2. Ou seja, específico são 80 questões e 20 são básicas. Desse modo, eu dedicava a estudar 80% do meu tempo para as específicas e 20% do meu tempo para as básicas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thiago: Fazia um simulado semanal. Após, corrigia e via onde precisava melhorar. Em seguida fazia um “revisaço” da semana.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thiago: Importância total. Fazer questões é ouro nos estudos para concurso público. Não me recordo quantas fiz, mas com toda certeza foram mais de dez mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thiago: As básicas, com certeza. A superação desse desafio vem com o estudo massivo, pois sabia que ali era o meu calcanhar de Aquiles.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thiago: Sprint Final. Sou dos desesperados que quer garantir mais uns pontinhos nos 45’ do segundo tempo. No dia da prova, que foi no período da tarde, acordei por volta das 07hrs, fiz um lanchinho e voltei pro quarto para fazer umas últimas leituras de lei seca. Quando faltava 2hrs para o início da prova, peguei o uber e fui até o local de prova. A distância era de apenas 15min, então foi tranquilo.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Thiago: TAF, meu grande medo. Após iniciar os estudos eu já sabia que iria enfrentar essa etapa, então comecei a fazer dieta e treinar com profissionais da área. No fim, deu tudo certo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thiago: Acertos:
* Estudar por ciclo de estudos;
* Fazer muitas questões;
* Leitura de lei seca;
* Leitura de PDF;
*Ter disciplina.
Erros:
*Negligenciar, por algumas vezes, as disciplinas básicas;
*Não ter dedicado mais ainda.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thiago: Diversas vezes. Minha principal motivação sempre foi minha esposa, sonhar em querer dar um futuro melhor pra ela e pros meus futuros filhos. E, ainda, poder ter mais qualidade de vida no futuro.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thiago: Não desista. Vai ter luta? Muitas. Mas o que faz um campeão é justamente a capacidade de enfrentar todas as batalhas e vencer. Impressionantemente 92% das pessoas que vão fazer a prova sequer pegaram no caderno, então a concorrência é você e só mais 8%, ou seja, lute bravamente pra ser melhor apenas que esses 8%.