Aprovada no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário
Policial (Agente Penitenciário).
“[…] Pode ter certeza que ler o seu nome no Diário Oficial compensará todo o seu esforço! Não desista!”
Confira nossa entrevista com Thayna Peixoto de Santana Souza, aprovada no concurso PP-BA para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Thayna Peixoto de Santana Souza: Eu sou formada em Direito, advogada especialista em Direito Imobiliário e Tributário há 9 anos. Tenho 32 anos e sou natural de Salvador, Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Thayna: Desde o início da faculdade, sempre sonhei em ser juíza. Era um sonho que eu não contava a ninguém. Advoguei por necessidade de sustento e na minha carreira tive experiências ruins de trabalho em escritórios como advogada associada. A exploração do profissional, a má remuneração e o dia a dia dessa profissão me deixaram triste e insatisfeita.
Entretanto, com uma carga horária estressante de 10 a 12h de trabalho por dia, visualizava um abismo entre as poucas horas que tinha à disposição para estudar e o alcance de um cargo tão difícil.
Esse cenário me levou à decisão de estudar para uma carreira inicial no ano passado, de modo a conseguir sair da advocacia o mais rápido possível e, então, passar a me dedicar com mais tempo e a provas de alto rendimento.
Passar na Polícia Penal foi um alívio para a minha insatisfação com a advocacia e aumentou a minha confiança no processo: está dando certo!
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Thayna: Sim! Trabalhava em um escritório como advogada associada. A partir do momento em que decidi estudar para concursos, passei a estudar antes do trabalho (para isso, acordava todos os dias às 04:40h da manhã rs), durante o almoço e à noite, até a hora de dormir.
Nos finais de semana, todo o meu tempo disponível passou a ser para estudar e fazer simulados.
Foram meses muito difíceis e cansativos, mas posso afirmar que valeu a pena!
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Thayna: Fui reprovada na prova do Tribunal de Justiça da Bahia e isso foi um despertar para a necessidade de priorizar a minha preparação.
Depois disso, fui aprovada nos outros concursos que fiz até o momento: Tribunal de Justiça de Sergipe, Polícia Penal do Ceará e Polícia Penal da Bahia, os dois últimos dentro das vagas imediatas!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Thayna: Eu abdiquei da minha vida social durante a preparação, mantendo apenas alguma convivência com meus pais. Ainda assim, não saía, não participava de comemorações e passei o São João dedicada aos meus estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Thayna: Infelizmente os meus amigos não entenderam e eu passei por um doloroso afastamento, mas em nenhum momento considerei abrir mão do meu objetivo que representaria uma mudança de vida.
Naturalmente, vamos conhecendo outras pessoas, algumas ligadas aos concursos, e estabelecendo relações mais compreensivas. Sou muito grata por isso!
Já os meus pais, foram uma âncora nessa trajetória. A minha mãe vive esse processo comigo e quase se tornou uma concurseira: ela pesquisa editais, sabe as datas de inscrição, planeja comigo as viagens, enfim, me incentiva muito a seguir. Mesmo morando em outra cidade, a minha caminhada não foi tão solitária graças às incontáveis chamadas de vídeo para conversar!
Eu me considero uma afortunada e sou imensamente grata a Deus pela minha família!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Thayna: Foram 3 meses de preparação específica para a carreira de Policial Penal: iniciei a preparação para a prova do estado do Ceará, onde fui aprovada e, logo após, fiz a prova do meu estado, aproveitando quase todas as matérias estudadas.
O meu pensamento foi o seguinte: vou sacrificar apenas alguns meses da minha vida. Prefiro descansar de um trabalho árduo que deu certo a lidar com uma frustração e a sensação de que poderia ter feito melhor.
Com isso, me entreguei completamente à preparação e não me arrependo!
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Thayna: Usei os PDFs do Estratégia na maior parte das matérias: estudava pelo PDF simplificado e, após, fazia revisões com os Mapas Mentais.
Além disso, resolvi mais de 10.000 questões para entender o perfil da banca e revisar o conteúdo de forma ativa: a cada resolução, lia a legislação ou conceito correspondente e anotava os erros em um caderno, que virou o meu oráculo da revisão!
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Thayna: Sempre via as propagandas do Estratégia e tive a indicação de alguns colegas quando decidi estudar para concursos.
O material do Estratégia é o melhor que eu conheço no mercado. Temos explicações didáticas para um primeiro contato com cada matéria e materiais mais suscintos para revisão. Considero ambos indispensáveis para formar uma boa base de conhecimento!
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Thayna: O Estratégia foi uma grande ajuda na minha preparação. E posso afirmar que continuará sendo, pois eu sigo estudando para concursos, dessa vez para Carreiras Jurídicas. Espero retornar em breve com mais boas notícias!
Os PDFs foram minha principal fonte de estudo, assim como os Mapas Mentais de cada aula foram o meu material de revisão. Além disso, nas matérias que não são do Direito, eu assisti aulas para aprender os assuntos que tinha dificuldade.
Por fim, as revisões e resoluções de questões em vídeo me acompanhavam nas “horas vagas”, como almoço, filas, corridas e até mesmo antes de dormir!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Thayna: Os meus estudos são de 3 a 4 horas LÍQUIDAS por dia durante a semana.
Inicialmente, usei a Trilha Estratégica, pois não sabia como montar um plano de estudos. As tarefas semanais me guiaram por muitos meses enquanto formava uma base nas principais matérias, como Constitucional, Administrativo, Penal, Português, Informática e Raciocínio Lógico.
Após o edital, passei a montar meu próprio cronograma seguindo a mesma lógica da Trilha Estratégica, o que faço até hoje: são 2 matérias de teoria por dia, intercaladas com 2 matérias de revisão ou questões. Assim, não passo muitos dias sem ter contato com nenhuma matéria.
Aos sábados e domingos, faço revisões, discursivas e resolvo algum simulado ou prova.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Thayna: Utilizava Mapas Mentais e muitas, muitas questões. Com elas, criei um caderno de erros que foi uma ferramenta muito importante para a véspera da prova.
Além disso, resolvi várias provas e simulados da carreira, no mesmo dia e hora em que seria aplicada a minha prova.
Essa estratégia me ajudou a gerir o meu tempo: na prova da Polícia Penal do Ceará, muitos candidatos não conseguiram terminar de resolver as questões ou fizeram uma redação ruim por falta de tempo, o que também ocorreu na Bahia.
Enquanto isso, eu consegui executar toda a prova com tranquilidade, pois sabia a média de tempo que levaria em cada questão, por onde começar e o tempo que dedicaria ao gabarito e à discursiva.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Thayna: As questões representam um grande diferencial na preparação, pois ajudam a reter o conhecimento e entender o perfil da banca.
Fiz mais de 10.000 questões e aprendi a identificar a pretensão da banca em cada tipo de questão e muitas pegadinhas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Thayna: As matérias estranhas ao Direito foram a minha maior dificuldade. Intensifiquei a preparação e isso foi eficiente a ponto de não errar nenhuma questão de Raciocínio Lógico-Matemático!
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Thayna: Esses dias foram muito tensos! Eu fiz revisões dos temas mais importantes, resolvi diversas questões e li o meu caderno de erros todos os dias!
Na véspera da prova, escolhi assistir a revisão do Estratégia, li mais uma vez o meu caderno de erros e isso me levou diretamente ao horário de dormir! Rsrs
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Thayna: Eu estudei os temas mais importantes para uma discursiva de carreira policial, assisti algumas videoaulas dos professores do Estratégia e treinei em todos os finais de semana desde a publicação do edital. Além disso, contratei um professor particular para corrigir as minhas redações.
Isso me proporcionou boas notas: 19,6 de 20 no Ceará e 19,9 de 20 na Bahia, o que certamente me impulsionou para uma boa classificação nos dois certames!
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Thayna: Errei em me deixar levar pela ansiedade entre uma prova e outra, pois não consegui me manter no ritmo de estudos por algumas semanas e ganhei alguns quilos até sair o primeiro resultado!
O acerto foi a minha dedicação, sem dúvidas. Sempre fui muito determinada e esforçada. É perfeitamente normal sentir alguma dificuldade no início, não saber como estudar nem qual técnica funciona melhor para cada um. Eu passei por isso e assim que identifiquei as minhas habilidades, os ventos sopraram a meu favor!
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Thayna: Desistir não é uma possibilidade em minha vida. Nunca foi. Eu e minha família passamos por muita dificuldade financeira e ainda criança, fui pessoalmente ao Diretor do colégio e do curso de inglês para pedir uma bolsa de estudos. Foi assim que me formei e não haveria que ser diferente no concurso.
Essa garra eu aprendi a ter com meus pais, que nunca deixaram de correr atrás dos seus objetivos, mesmo em condições adversas. O que eu objetivo com todo esse esforço é proporcionar uma vida melhor a eles.
Eles são a minha principal motivação e a razão de tudo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Thayna: Durante alguns anos eu me limitei a pensar que não tinha tempo para estudar e que uma aprovação seria muito difícil no meu contexto. Por outro lado, sempre estive insatisfeita com a minha remuneração e falta de estabilidade.
Depois que fui aprovada, diversos conhecidos me procuraram afirmando que queriam estudar, mas apresentavam as mesmas desculpas.
Nesse cenário, o que eu tenho a dizer é que a mudança de vida é uma decisão. No dia em que você decidir que vai conseguir, você fará acontecer, pois a sua preparação passará a ser a sua prioridade.
Pode ter certeza que ler o seu nome no Diário Oficial compensará todo o seu esforço! Não desista!