“Assisti muitas vídeo aulas do Estratégia e seus PDFs com questões que foram de suma importância para potencializar a minha base. Eu me dou bem estudando por vídeos e os PDFs me ajudavam a revisar o material juntamente com os exercícios para fixar o conteúdo”.
Confira nossa entrevista com Alaydan Almeida Vieira, aprovado em 115° lugar no concurso PP AL para o cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor.
Alaydan Almeida: Sou Alaydan Almeida Vieira, tenho 30 anos e sou formado em Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Alaydan: Minha mãe é Servidora Pública e sempre me motivou a estudar. Escolhi a carreira Policial porque desde a minha infância admirei o trabalho da Segurança Pública!
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Alaydan: Logo quando comecei a estudar eu trabalhava como motorista da Prefeitura do interior onde moro, logo em seguida me tornei Conselheiro Tutelar por quatro anos, e sempre conciliando o trabalho com os estudos. Só nesses dois últimos anos que fiquei desempregado e foquei integralmente nos estudos para concursos.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Alaydan: Passei em dois concursos, um foi na PM MG em 2018, mas fui eliminado na avaliação Psicológica. E o outro foi esse da Polícia Penal aqui do meu estado Alagoas. Pretendo seguir estudando para a carreira de Delegado que sempre foi o meu sonho!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Alaydan: Quando comecei a estudar para concursos eu fiquei naquela pressão de ficar sem sair de casa e pensar só na aprovação, mas vi que isso tava me atrapalhando muito e mudei totalmente a maneira como estudava e tinha tempo para tudo, estudar, passear e praticar atividades físicas e foi aí que vim ter um rendimento melhor nas Provas.
Estratégia: Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Alaydan: Sou Casado e tenho uma filha. Minha família foi essencial na fase de preparação, porque eles sempre me entenderam e me ajudaram de todas as formas para conseguir a tão sonhada aprovação. Sempre pagaram inscrições e cursos para seguir em frente nessa caminhada tão árdua!
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Alaydan: Para esse concurso especificamente eu estudei seis meses e o que me ajudou muito foi a leitura da Lei Seca, questões, jurisprudência e simulados. Me manter motivado foi muito difícil, pois o concurso estava previsto para uma data e foi suspenso por erro no edital que não colocaram vagas para deficientes, foi aí que pensei eu não posso fraquejar agora que essa pode ser a minha maior chance, e seguir com minha rotina e graças a Deus deu certo.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Alaydan: Estudei bastantes vídeo aulas do Estratégia Concursos e seus PDFs com questões foram de suma importância para potencializar a minha base. Eu me dou bem estudando por vídeos e os pdfs me ajudavam a revisar o material visto e juntamente com os exercícios para fixar o conteúdo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Alaydan: Conheci o Estratégia pelo YouTube que sempre disponibilizou aulas gratuitas para nós e pelos depoimentos de aprovados que me ajudaram e isso foi me cativando a estudar com eles. É um excelente curso, tem uma preparação completa.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Alaydan: Sim. O Estratégia Concursos tem um diferencial, além de ter um PDF completo em cada assunto tem uma bateria de questões que ajuda o aluno a fixar melhor o assunto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Alaydan: Estudava três matérias por dia, ultimamente eu não estava contando hora líquida de estudo, estudava uma parte da manhã, outra à tarde e noite!
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Alaydan: Eu fiz resumos de algumas matérias e questões de revisão e aos domingos simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Alaydan: A resolução de questões é o ponto principal para aprovação, eu fazia em média 150 questões por dia!!
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma disciplina? Como você fez para superar estas dificuldades?
Alaydan: Sim, minha maior dificuldade era Português e Matemática. Para melhorar o meu desempenho, todos os dias estudava essas matérias. Nessa prova, infelizmente, as deixei em branco.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Alaydan: Na semana que antecedeu a prova foquei mais em revisões e questões e como era uma semana decisiva a ansiedade estava a mil. Para tentar amenizar separava um momento para fazer uma caminhada e assistir algum filme no final da noite.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Alaydan: Todos os dias estou treinando para o meu TAF que vai acontecer nos dias 1, 2 e 3 de Fevereiro. Corro um dia sim, outro não, frequento academia todos e natação três vezes por semana.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação, quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Alaydan: Meu erro no início era não fazer muitas questões e simulados, mas, com o passar do tempo e as reprovações, eu fui fazendo a maior parte da preparação com exercícios. Se eu fosse começar hoje, faria totalmente diferente de quando comecei.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Alaydan: Sim, sempre pensei em desistir quando vinham as reprovações, mas quando lembrava que esse era o meu maior objetivo e pensava em dar uma vida melhor para minha família eu ia ganhando mais ânimo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Alaydan: Primeiramente tenham fé em Deus que vocês vão conseguir, e depois procurem um curso de qualidade como o Estratégia que vai direcionar o aluno a se especializar melhor para enfrentar esses concursos que estão por vir. Não desista! A sua hora vai chegar, se chegou pra mim todo mundo pode conseguir. Todos os dias dê o seu melhor para alcançar o objetivo final e não esqueçam de treinar também para o TAF!