“Quando decidi focar na área policial, não tive dúvidas em escolher o Estratégia Concursos, pois na minha preparação para a OAB fiz a 1ª fase com o material gratuito”.
Confira nossa entrevista com Clisiane Santos, aprovada em 52º Lugar no Concurso da Polícia Penal de Alagoas para o Cargo de Agente Penitenciário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Clisiane Santos: Meu nome é Clisiane Santos, tenho 38 anos, sou formada em direito (advogada) e nasci em Santo Amaro/SP.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Clisiane: Sempre quis ser servidora pública e, em 2014, iniciei meu curso de direito. Lá já pensava em fazer concurso para as carreiras da Polícia Civil do Estado de Alagoas. Passei os 5 anos da faculdade aguardando o tão sonhado edital. Minha maior referência para seguir na área de segurança pública é meu pai, que é agente da PC AL.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Clisiane: Nesse período de preparação trabalhava e saí do trabalho para me dedicar exclusivamente à preparação do PC AL.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Clisiane: Acabei de ser aprovada em 52º lugar no concurso da Polícia Penal de Alagoas e dando tudo certo nas próximas fases do concurso e vindo a ser nomeada, já sonho com o próximo desafio que é na preparação para delegada de polícia. Parar de estudar? Nunca! Amo estudar! Para muitos estudar é um martírio, para mim, uma satisfação.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Clisiane: Minha vida social sempre foi muito tranquila em relação aos meus estudos. Sempre tive minhas redes sociais ativas, pois isso nunca me atrapalhou em nada, nem no trabalho e nem nos estudos. Sou totalmente a favor das redes sociais conciliadas aos estudos, pois a vida de concurseiro (focado) é uma vida de isolamento, e sentir minhas amigas e familiares perto me dava um gás ainda maior para continuar no ritmo de estudos. Falavam comigo no WhatsApp Web “Está fazendo o quê?” e eu respondia: “Estudando!!!”. Compartilhava as madrugadas de estudos, fazia chamada de vídeo com meu pai logo cedo, após horas de estudos. Enfim…
Acredito que esse isolamento das redes sociais acaba sabotando o ritmo de estudos, pois são tantos materiais para o concurseiro dar conta que se não tiver essa ponte de ligação, inconscientemente, acaba sendo um ponto “negativo” emocionalmente falando. Mas que fique bem claro, meu ritmo de estudos sempre foi de muito foco, as redes sociais abertas e eu estudando em todas as oportunidades que tinha e tenho. Estudava no carro, na academia, na fila do supermercado, correndo na praia (aulas em áudio), em casa, no trabalho, pelo celular, computador, folha impressa… Qualquer meio ou ocasião para mim sempre foi uma satisfação em adquirir mais conhecimento. Tinha dias de até no banheiro aproveitar para responder no mínimo 3 questões (risos)… E tome sinceridade! Mas é a verdade. Quem esteve comigo nessa trajetória viu tudo isso.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Clisiane: Sou casada, tenho uma filha de 3 anos que se chama Íris. Minha aprovação vem das mãos de tantas pessoas. Pessoas que me ajudaram de tantas maneiras. Entre familiares e amigas, cada um(a) da sua maneira, como podiam, participaram nessa aprovação no concurso da PP AL.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Clisiane: Assim que foi noticiado que o concurso da PC AL estaria sendo publicado, foquei nele. Já tinha o curso do estratégia para PC AL. Para minha surpresa, foi publicado também o edital da PP AL. Mesmo focada no Edital da PC AL, estudava as matérias específicas da PP AL. Quando a prova da PC AL foi anulada, continuei estudando para a PP AL. Não parei de estudar! Acredito que o segredo de manter a disciplina é o quão constante você é nos estudos. Eu sempre tive medo de parar de estudar e perder o ritmo. Ouvia relatos de vários estudantes que perdiam tudo por parar de estudar por causa de uma reprovação, por exemplo. Mesmo não passando na PC AL, não deixei de estudar para a PP AL.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Clisiane: Sempre tive facilidade em aprender por meio de videoaulas e hoje sou viciada em resolução de questões. Para mim os PDFs sempre foram uma grande dificuldade, mas, agora estudo os PDFs com o recurso em VOZ ALTA e isso tem me auxiliado a evoluir nesse tipo de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Clisiane: Quando decidi focar na área policial, não tive dúvidas em escolher o Estratégia Concursos, pois na minha preparação para a OAB fiz a 1ª fase com o material gratuito. Assistia às aulas ao vivo. Lembro que eram aproximadamente 3 horas de aula pela manhã, 3h à tarde e 3h à noite. Repito: Aulas gratuitas para OAB do Estratégia.
Para a 2ª fase, senti tanta confiança na metodologia que comprei o curso com monitoria com o professor Igor Maciel e fui aprovada no XXVII Exame da Ordem. Quando fui aprovada ainda estava no 9º período da faculdade, fechando meu TCC, sendo membro da comissão de formatura e com uma bebezinha de 11 meses. Sendo assim, pela experiência na aprovação da OAB escolhi o Estratégia para iniciar minha jornada como concurseira.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Clisiane: Para mim as videoaulas são maravilhosas. Os professores são pessoas admiráveis. Sigo vários nas redes sociais. Inclusive, há pouco tempo, o Thallius Moraes veio dar aula para preparação da PC AL e fiz questão de tirar uma foto com ele. Ele é fera!!!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Clisiane: Inicialmente, para pegar o ritmo de estudos, fiz uma planilha que me auxiliava no cumprimento das matérias que tinham que ser estudadas. Nessa planilha incluí tudo, desde a hora de acordar, atividade física (que ajuda muito na preparação), estudos, revisões, até a hora de dormir. Depois fui me sentindo mais disciplinada, migrei para a rotina de resolução de questões que, para mim, é o método de estudos que mais está me fazendo manter o foco nos estudos.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Clisiane: As minhas revisões eram um pouco inusitadas. Eu assistia aos vídeos novamente, só que na velocidade mais acelerada (risos).Eram várias horas assistindo as aulas na velocidade 1.5. E claro, fazendo minhas anotações (memória fotográfica).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Clisiane: Em todos esses meses de estudos, contabilizo mais de 8 mil questões. Fora os simulados que somo mais de 20.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Clisiane: Minha maior dificuldade é Português e a superação veio principalmente pela resolução de questões.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Clisiane: Intensa mesmo. Muitas horas de estudos seguindo o cronograma das Maratonas de aulas do Estratégia.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Clisiane: As provas para o TAF acontecerão nos dias 01, 02 e 03 de fevereiro. Nessa etapa do concurso, estou muito ansiosa, pois mesmo já treinando há um bom tempo está batendo aquela ansiedade, mas com oração e trabalho estou confiante.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Clisiane: Erros: Não vi nada que pudesse chamar de erro. O que eu mais desejava era ter mais tempo para estudar, e como mãe, esposa, advogada e dona de casa me tiravam um pouco do ritmo que EU gostaria de ter. Acertos: Ter conseguido manter o ritmo de estudos. Não ter me isolado completamente para estudar, pois no meu caso era um combustível a mais para não me sentir em extrema solidão. Ter fortalecido ainda mais meu lado espiritual nessa jornada.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Clisiane: Não. Nunca pensei em desistir. Nunca mesmo. Para ser bem sincera, nossa situação financeira nunca me deu essa opção. Eu sempre pensei positivamente e com muita fé que um dia seria aprovada. Porém, sempre joguei essa responsabilidade para mim mesma. Estudava tudo que era possível estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Clisiane: Vejamos! Foque no concurso dos seus sonhos. Não há problema algum sonhar alto, independentemente da sua situação financeira ou familiar. Faça seu cronograma diário “da sua rotina” e nele inclua os seus horários de estudo. Foque no método de estudo que você mais você se sentir confortável, mas não despreze outras formas de estudo.
Cada dia de estudo não é mais um dia de estudo. Cada dia de estudo é menos um dia de estudo até o dia da sua aprovação. Mostre para todos que você quer ser concursado e que está se empenhando, pois isso gera uma cobrança a mais para você focar no seu objetivo. Seja humilde para pedir ajuda a quem possa te ajudar. Tenha amigos para compartilhar suas aflições. Faça atividade física todos os dias. Todos os dias mesmo! Tenha hábitos saudáveis! Use as redes sociais a seu favor, por exemplo, desative páginas que nada contribuem para o seu conhecimento. Sugiro páginas de cunho jurídico e noticiários (ajuda nas redações). Mantenha-se informado com o que acontece no mundo.
E principalmente, reserve seus momentos de oração. Estude conversando com Deus! Em resumo esses foram os caminhos que percorri até aqui. Obrigada Estratégia Concursos em poder compartilhar essa experiência de superação.