Aprovado em 23° lugar no concurso PM-PE para Oficial
Policial (PM/BM - Oficial)“Não desista, a despeito das adversidades. Ainda que você não disponha de tanto tempo de estudo, a construção da aprovação é de longo prazo, e cada tijolo que colocamos, por menor que seja, contribui muito na realização dessa conquista.”
Confira nossa entrevista com Valdemir Alves de Medeiros Neto, aprovado em 23° lugar no concurso PM-PE para Oficial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Valdemir Alves de Medeiros Neto: Olá! Meu nome é Valdemir, sou advogado, tenho 24 anos e sou de João Pessoa/PB.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Valdemir: Desde que ingressei na graduação, tinha o objetivo de prestar concursos públicos. Com o desenvolvimento do curso de Direito, tive a oportunidade de conhecer muitas áreas, do Poder Judiciário à advocacia privada, de modo que me afeiçoei mais ao dinamismo típico da atividade policial. Além disso, desde antes do curso, já admirava bastante a função e o impacto que o trabalho policial tem na sociedade, e o tempo só intensificou esse sentimento.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Valdemir: Meu primeiro concurso foi a PCPB, em 2021, quando tentei a aprovação no cargo de Delegado. Comecei os estudos com o Estratégia a partir de então, porém fui reprovado, devido ao pouco tempo de preparação. Todavia, a experiência foi válida, para dimensionar a dificuldade desses concursos.
Durante a maior parte dos meus estudos, conciliei-os com as aulas da universidade, pela manhã, e com o estágio no período da tarde. Nesse período, nunca consegui estudar mais de 2h30 ou 3h por dia, devido ao grande número de atribuições e ao cansaço.
Entretanto, quando me graduei, em 07/2023, decidi dedicar-me exclusivamente aos estudos, para elevar meu desempenho, ao menos pelo período de 1 ano.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Valdemir: O CFO da PMPE foi minha primeira aprovação. Também fiz o concurso da PCPB, para o cargo de Delegado, em 2021, mas era o começo dos estudos, e meu resultado não foi bom.
Pretendo seguir carreira na PMPE, pois admiro muito a instituição, aposentando as canetas dos concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Valdemir: Durante o período em que não havia edital publicado, mantive a vida social normalmente, sem qualquer privação. Entretanto, quando o edital da PM foi publicado em novembro, restringi-me mais em casa, até a prova, em janeiro.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Valdemir: Não sou casado, nem tenho filhos. Minha família, graças a Deus, sempre me apoiou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Valdemir: Eu considero que meus estudos, ao longo de toda a trajetória, desde o final de 2020/começo de 2021, foram essenciais para a formação de minha base, embora eu não conseguisse fazer tantas horas diárias de estudo, na época da faculdade.
Quando o edital da PM PE saiu, em novembro de 2023, eu vinha em um bom ritmo, estudando para Delegado de Polícia Civil, de modo que só foi necessário encaixar mais algumas matérias.
O que me ajudava a manter a disciplina, além do passar dos anos estudando, era, sobretudo, o estabelecimento de metas diárias. Para tanto, servi-me muito das Trilhas Estratégicas, com algumas adaptações.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Valdemir: Usei principalmente os PDFs do Estratégia, por ser a maneira mais rápida de vencer o conteúdo, além de ser uma ferramenta muito completas.
Quando estava mais cansado, estudava o conteúdo por videoaula.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valdemir: Na Internet, ao procurar os melhores cursos preparatórios. O Estratégia é referência nesse ramo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valdemir: Os PDFs do Estratégia são muito completos, com uma linguagem que favorece o estudo de maneira bastante fluida. Além disso, as Trilhas Estratégicas me ajudaram demais, na organização.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Valdemir: Eu estudava uma ou duas matérias por dia, dentro de 2h30 ou 3h, já que sempre dispunha de pouco tempo, até o meio de 2023. Após me formar, conseguia estudar 3 ou 4 matérias por dia, dentro de seis a oito horas de estudo.
Nunca contabilizei horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Valdemir: Minhas revisões remetiam sempre aos PDFs que eu havia lido e marcado, de modo que, fazendo um sistema de marcação próprio, eu conseguia passar rápido pelos conteúdos já vistos.
Nunca fiz resumos.
Fazia muitos simulados, sobretudo no período em que o edital foi publicado, para identificar minhas deficiências e para direcionar os estudos, sanando essas carências.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Valdemir: Durante a preparação, antes do edital, procurava fazer uma meta fixa de poucas questões por dia, sem exagerar, para não tornar o estudo muito restrito a isso.
Após o edital, aumentei muito o volume de questões, especializando-me nas questões da banca. Não lembro exatamente quantas foram, porém, no mês que antecedeu a prova, eram umas 60/50 por dia.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Valdemir: Sempre existe algum assunto mais complicado de absorver.
Nessas hipóteses, eu procurava estudar o assunto e, logo após, resolver questões sobre a matéria, em especial aquelas contidas no próprio PDF.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Valdemir: Continuei no ritmo intenso em que vinha estudando e parei apenas no dia da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Valdemir: A discursiva do concurso era uma redação dissertativo-argumentativa, de modo que fazia algum tempo que não praticava essa modalidade – desde o vestibular em 2018 –, embora eu tivesse alguma facilidade.
Quando o edital foi publicado, reservei um dia por semana dedicado ao treino da redação, de forma que consegui um bom desempenho na prova.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Valdemir: Nunca negligenciei o preparo físico durante os estudos, até como uma maneira de escape da rotina.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valdemir: Não desista, a despeito das adversidades. Ainda que você não disponha de tanto tempo de estudo, a construção da aprovação é de longo prazo, e cada tijolo que colocamos, por menor que seja, contribui muito na realização dessa conquista.