Aprovado no concurso PMPA para Praça e Oficial
Policial (PM/BM - Oficial)Policial (PM/BM - Praças).
“Seja estratégico na sua preparação e encare ela como uma profissão, em que você precisa entregar metas, planos de evolução e soluções para suas dificuldades. Não romantize o seu concurso, ele nada mais é do que só mais uma prova.”
Confira nossa entrevista com Max Marques Moura, aprovado no concurso PMPA para Praça e Oficial:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Max Marques Moura: Meu nome é Max, tenho 30 anos de idade, sou criado e nascido na cidade de Palmas – TO. Atualmente moro na cidade de Marabá – PA, pois minha esposa exerce o cargo de Investigadora de Polícia no Estado. Sou bacharel em Direito, com especialização em Direito e Processo Penal.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Max: A possibilidade de conseguir mudar de vida, conseguindo uma estabilidade financeira e no cargo, por meio do estudo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Max: No início da preparação eu conciliava o trabalho com 3h de estudo. Do meio para o final estava a cargo somente do estudo, conseguindo bater uma meta de 6h dia, em média.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Max:
1º – Soldado da PMGO 31º colocado para 57 vagas, na região de Porangatu Goiás. (Convocado para o TAF, mas não fui fazê-lo);
2º – Agente de Polícia Legislativa do Município de Parauapebas – PA, 35º a 41° colocação, dentro do cadastro de reserva, eram 4 vagas;
3º – OAB XXXVII em Direito Penal;
4º – Guarda Metropolita de Palmas Tocantins, 103º colocado, após o TAF ficou próximo da colocação 89º;
5º – Cadastro de Reserva da PMDF, (convocado para o TAF, mas não fui fazê-lo);
6º – Soldado da PMPA, aprovado na colocação 127º (seguindo no concurso);
7º – Oficial da PMPA, aprovado na colocação 103º (após correção da discursiva, seguindo no concurso).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Max: Era bem tranquila, não ia a todos os encontros familiares e com os amigos que queria, mas todos entendiam minha trajetória e respeitavam minha decisão.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Max: Sim, os amigos que tenho muito estima, até hoje sempre entenderam minha ausência nos encontros e sempre me davam palavras de apoio, além de também nunca terem se distanciados por conta da minha ausência.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Max: Na prova do CFO o foco começou no primeiro dia que se teve notícias que iria ocorrer o concurso da PMPA por conta da COP 30 (próximo do mês de junho de 2023).
Para manter a disciplina e o foco nesse concurso, eu lidava com a minha preparação como um trabalho, no qual entregava metas e resultados.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Max: Minha preparação consistiu em aulas em PDF, leitura da lei seca e questões. Acredito que a principal vantagem desse tripe é a facilidade para retomar o conteúdo e fazer revisões de maneira rápida e fácil.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Max: Conheci o Estratégia pela alta indicação no meio concurseiro, e pelos vários Feedbacks de alunos nas redes sociais e colegas do meio.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Max: Comecei com um curso presencial na minha cidade, no qual não me possibilitava muita acessibilidade para o estudo, pois precisava estar em um local específico para ter acesso as aulas.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Max: Sim, mas o resultado não foi muito bom, ainda estava bem distante de uma preparação ideal.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Max: Sim, com os PDF’s consegui otimizar o tempo de estudo e facilitou o retorno do conteúdo no material para revisões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Max: Meu plano de estudos foi pautado em ciclos, nos quais dava o peso das disciplinas em porcentagem de horas que eu tinha para estudar.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Max: Minhas revisões eram por meio de questões e as vezes por flash cards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Max: É de suma importância a resolução de exercícios para formar um conhecimento sólido sobre os assuntos, facilitando o resgate da informação.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Max: Minha maior dificuldade sempre foi a língua portuguesa. Para tentar superar ou pelo menos alcançar uma porcentagem razoável de acertos que me levassem a aprovação, comecei a estudar os assuntos que possuíam maior peso e resolvia muitas questões das bancas examinadoras com comentário dos professores.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Max: Na semana que antecedeu a prova eu deixei apenas para fazer revisões por questões e leitura da lei seca.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Max: O maior erro foi o medo de errar questões, chegando a evitá-las no início da preparação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Max: Nunca cheguei a pensar em desistir, mas tem momentos que você se sente sem saída, por ver o quanto é alto o preço da sua sonhada aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Max: Seja estratégico na sua preparação e encare ela como uma profissão, em que você precisa entregar metas, planos de evolução e soluções para suas dificuldades. Não romantize o seu concurso, ele nada mais é do que só mais uma prova.