Aprovada em 1° lugar no concurso PMDF para o cargo de Odontóloga - Prótese Dentária - Oficial de Saúde - 2° Tenente
Saúde“Meu conselho é: persista! Seja resiliente! Você é capaz de viver tudo o que sonhou se manter o foco e persistir. Acredite em você mesmo e cerque-se de pessoas que possuam o mesmo objetivo que você […]”
Confira nossa entrevista com Raquel Cardoso, aprovada em 1° lugar no concurso PMDF para o cargo de Odontóloga – Prótese Dentária – Oficial de Saúde – 2° Tenente:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Raquel Cardoso: Meu nome é Raquel, tenho 28 anos e nasci em Brasília – Distrito Federal. Sou formada em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB), local onde também fiz o meu mestrado em odontologia. Além disso, sou especialista em Prótese Dentária pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO) do Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Raquel: Decidi me dedicar aos concursos quando observei a realidade da minha área no setor privado. Percebi que cada vez mais profissionais se formam por ano, o que torna o mercado muito saturado e competitivo. Tudo isso gerava muito desânimo, pois além da desvalorização profissional, a falta de estabilidade financeira, a ausência de tempo de qualidade e a longa jornada de trabalho tornavam a profissão desgastante na área privada. Sob esse viés, pensava nos meus objetivos de vida, como ser mãe um dia e ter tempo para cuidar da minha saúde, além de possuir momentos de lazer. Nesse sentido, desejava estabilidade e uma boa remuneração. Logo, encontrei na área de concursos públicos tudo o que eu almejava para minha vida profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Raquel: Sim. Além de trabalhar como professora de odontologia em uma faculdade privada e como dentista em duas clínicas, estava nas aulas do mestrado e elaborando o meu projeto de pesquisa. Não foi nada fácil conciliar tudo, havia vezes que eu achava que não iria dar conta, mas eu estava muito focada em ser aprovada. Logo, estudava em meus horários livres na semana, fins de semana e feriados. Adorava quando havia um feriado, pois passava o dia inteiro estudando e conseguia adiantar a maior parte das matérias. Nos fins de semana e feriados, acordava bem cedo para começar a estudar e ficava até à noite.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Raquel: Fui classificada no concurso da Secretária de Saúde do DF, mas ainda não fui nomeada. Na época, não me dediquei muito para esse concurso, ainda não era o meu objetivo. Decidi me dedicar aos concursos, de fato, no início de 2023. Em outubro, fiz a prova para o cargo de oficial de saúde da PMDF – odontólogo protesista (minha especialidade) e fui aprovada em primeiro lugar. O concurso oferecia 1 vaga imediata e 1 de cadastro reserva.
Pretendo continuar estudando para outros concursos que possuam uma carga horária que seja possível conciliar com a minha do concurso.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Raquel: Como meus horários livres eram poucos, precisei abrir mão de muitos momentos com meu noivo, minha família e meus amigos. Quando era algo que eu realmente precisava estar presente, num sábado à noite, por exemplo, eu tentava, de alguma forma, compensar os horários de estudos que seriam perdidos, aumentando a carga horária na semana ou madrugando nos fins de semana (rsrs).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Raquel: Muito! Sou filha de professora, então desde criança minha mãe sempre apoiou meus estudos. Meus pais e meu irmão são concursados, minha irmã é concursada e concurseira, então todos eles me deram todo suporte nessa trajetória, dicas, conselhos, apoio emocional. Meu noivo sempre me apoiava e acreditava no meu potencial. Meus amigos também me deram muita força quando eu ficava desanimada e também entenderam minhas ausências.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Raquel: Comecei a estudar as matérias básicas (português e raciocínio lógico) em janeiro de 2023, sendo que a prova foi em outubro. Comecei a estudar direcionada para as partes específicas mesmo (com a bibliografia) em abril de 2023, totalizando 7 meses de estudo. Sempre mentalizei a minha aprovação e, com a força desse pensamento, conseguia manter o foco, vencer o cansaço, o desânimo e as adversidades que passei durante esse período.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Raquel: Lia e grifava os PDFs para revisar depois, resolvia muitas questões, estudava pelas questões comentadas. Quando era algum assunto que eu tinha muita dificuldade, assistia às videoaulas. Como meu concurso possuía bibliografia, também estudei pelos livros da bibliografia que eles recomendaram.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Raquel: Conheci o Estratégia Concursos por meio da minha irmã mais velha. Ela é concursada e também concurseira. Quando pedi dicas sobre como começar a estudar, ela me indicou o Estratégia, dizendo ser o melhor cursinho. Ela também havia indicado para o meu primo, que foi aprovado na Polícia Penal do DF e para o meu irmão, aprovado no Banco do Brasil. Segui a dica e não teve erro, conheci e amei. Hoje estou aprovada.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Raquel: Com certeza. Primeiro, a preparação dos professores foi algo que fez toda a diferença. A matéria de raciocínio lógico e matemática, por exemplo, sempre foi um desafio para mim. Consegui aprender perfeitamente com o professor Brunno Lima e depois até achava gostoso resolver questões sobre. Além disso, os cadernos de questões comentadas, as resoluções de questões online e os PDFs me ajudaram demais na preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Raquel: Eu fiz um cronograma no qual separava 5 matérias para estudar por dia. Durante a semana estudava de 3 a 4 horas líquidas. Nos fins de semana e feriados, chegava às 7 da manhã no meu local de estudo e ficava até as 23 horas. Nesses dias, meus estudos rendiam bastante, estudava mais de 12 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Raquel: Como meu tempo era curto, minha estratégia de resumo era sempre por meio de resolução de questões. Selecionava o assunto, tentava explicar para mim mesma para ver como estava a memorização e partia para as questões. Nos assuntos que tinha mais dificuldade, recorria aos PDFs e relia o que eu havia grifado, o que já servia como revisão. Além disso, qualquer minuto que eu tinha livre durante o dia usava para memorizar conceitos e fazer questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Raquel: A resolução de exercícios é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes para a preparação. Fiz muitas questões. Não consigo lembrar ao certo a quantidade, mas foram muitas. Sempre quando estava no trabalho ou na faculdade e tinha um tempinho livre (mesmo que 5 minutos) ia resolver questões da banca. Resolvia o máximo possível de questões todas as noites antes de dormir e também quando já não estava rendendo no dia de estudos.
Isso é fundamental para entender a lógica da banca examinadora e como os assuntos são cobrados, além de ajudar muito na memorização dos conceitos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Raquel: Raciocínio lógico e matemática. Como eu tinha muita dificuldade nesse assunto, precisei assistir a todas as videoaulas para conseguir aprender. Fui assistindo as aulas e resolvendo as questões junto com o professor Brunno e quando percebi já havia evoluído muito na matéria.
Toda matéria que eu sentia dificuldade, recorria às videoaulas e dava super certo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Raquel: Na semana que antecedeu a prova, tentei focar ao máximo na revisão. Resolvi várias questões, memorizei conceitos e revisei assuntos que tinha mais dificuldade no PDF. No dia pré-prova, optei por um estudo “mais light”, foquei em ler os conceitos memorizados e resolver algumas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Raquel: Precisei me preparar bem para a prova discursiva. Assisti às videoaulas de redação e treinava todos os dias um tema. No fim das contas, consegui nota 19, de 20, na parte discursiva.
Recomendo para essa etapa, treinar muito e memorizar um bom repertório para possuir várias ferramentas no momento de responder à questão.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Raquel: Meu principal acerto foi ter mantido o foco e a constância nos meus estudos, independentemente de como eu estava ou das adversidades da vida. Consegui ser muito resiliente e focar 100% no meu objetivo.
Meus erros foram no sentido de me cobrar muito e tornar a jornada, muitas vezes, exaustiva psicologicamente. Além disso, no dia da prova, fiquei muito ansiosa e, por falta de atenção, acabei marcando quatro questões erradas seguidas no gabarito as quais eu havia acertado.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Raquel: Pensei sim. Muitas vezes na trajetória, me sentia completamente exausta dessa rotina de estudos. Além disso, senti muito medo pois meu concurso só oferecia uma vaga imediata para a minha área. Ouvi de muitas pessoas que era apenas uma vaga, que era praticamente impossível, que havia pessoas estudando há anos para esse concurso, entre várias outras coisas.
O que me motivava a seguir era imaginar como seria maravilhoso quando eu realizasse esse sonho e como a minha vida mudaria. Sempre funcionava!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Raquel: Meu conselho é: persista! Seja resiliente! Você é capaz de viver tudo o que sonhou se manter o foco e persistir. Acredite em você mesmo e cerque-se de pessoas que possuam o mesmo objetivo que você. A aprovação só não chega para os que desistem.