“[…] confie na sua preparação e acredite no seu tempo. Não se compare com outras pessoas, pois cada um tem sua peculiaridade. E no mundo dos concursos só tem 2 tipos de candidatos: o que desiste e o que persiste até conquistar sua vaga. Portanto, vá e vença!”
Confira nossa entrevista com Wenderson Rodrigues da Silva, aprovado no concurso PMDF para Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wenderson Rodrigues da Silva: Meu nome é Wenderson, sou formado em Recursos Humanos, tenho 30 anos e nasci na cidade de Brazlândia do Distrito Federal, e atualmente sou policial militar do estado de Minas Gerais.
Vim de uma família humilde, estudei a vida toda em escola pública. Desse modo, tive bastante dificuldade na minha trajetória dos concursos, mas superei esse obstáculo e estou obtendo resultados na minha preparação.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wenderson: Na virada de ano de 2013 para 2014 lembro que eu estava numa festa, e nesta ocasião me bateu a seguinte reflexão: “o que eu estou fazendo da minha vida, estou aqui curtindo as mesmas festas, tendo as mesmas conversas, escutando as mesmas músicas, tendo as mesmas companhias, e fico nesse ciclo que parece não ter fim. Eu vou priorizar meus estudos para passar em um concurso público e mudar de vida”.
E assim eu fiz, no dia seguinte me organizei e comecei a priorizar meus estudos para concursos de carreiras policiais, que é algo que eu sempre sonhei. Portanto, as motivações para eu começar a estudar para concursos foram: melhorar minha qualidade de vida; ter um salário maior do que eu recebia, visto que eu era CLT e recebia um salário mínimo; ter uma garantia melhor de emprego; e realização de um sonho.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wenderson: Sim, eu trabalhava, mas sempre priorizei os meus estudos. Para conciliar o trabalho com os estudos eu me organizei e montei um planejamento. Nos dias de trabalho eu estudava 3 horas líquidas, já nos dias de folga eu estudava 6 horas líquidas. Assim, eu procurava manter essa rotina todos os dias.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wenderson: Fui aprovado no concurso de Soldado da PMMG em 2015, contudo, infelizmente fui reprovado na fase do psicotécnico. Logo depois, em 2016, fui aprovado novamente em outro concurso de Soldado da PMMG, fui classificado na casa dos 300, e assumi o cargo em 01 de setembro de 2017.
Em 2023, fui aprovado no concurso do CFP PMDF, fiz a etapa do TAF na qual passei e me encontrei na 567º posição. Com fé em Deus ingressarei no Curso de Formação de Praça na primeira turma. E sim, pretendo continuar estudando para carreira policial.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wenderson: Sempre priorizei meus estudos. Considerei o estudo como meu 2º emprego, ou seja, não poderia faltar e tinha metas a bater. Por esse motivo eu quase não tinha vida social, e bem raramente eu saía com minha esposa e amigos. No concurso do CFP da PMDF, por exemplo, eu estudei todos os dias, desde o dia da publicação do edital até o dia da prova.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wenderson: Quem realmente sabia do meu foco eram pessoas mais próximas, minha esposa, por exemplo, super me apoiou nessa rotina de estudos, minha mãe sempre me deu força. Os amigos e familiares mais distantes nunca souberam o que eu realmente estava estudando, no máximo falavam que eu estava sumido, mas eu sempre respondia que estava bastante ocupado.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wenderson: Já venho me preparando desde 2018 para o concurso de Soldado da PMDF, inclusive fiz o concurso que foi realizado em 2018, mas não passei na prova objetiva. Depois disso, mantive o foco e após a publicação do edital (24 de janeiro de 2023) até a data da prova, eu me esforcei ao máximo e estudei todos os dias.
Sempre admirei a Polícia Militar do Distrito Federal e o objetivo de ingressar nessa renomada instituição me fez manter a disciplina.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wenderson: Utilizei materiais em PDF; videoaulas; caderno de erros; programa de questões; resumos e simulados. Pelo fato de ter adquirido o material do Estratégia Concursos, tive a vantagem de diversificar bem meus estudos e poder escolher a ferramenta que melhor me atendia a depender do assunto. Em questão de desvantagem, eu não consigo pontuar nenhuma, pois estou satisfeito com a preparação que objetive.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wenderson: Conheci no YouTube videoaulas gratuitas e de boa qualidade. Depois entrei no site para conhecer melhor, até adquirir esta plataforma de estudos, no início do ano de 2022, a qual não pretendo deixar de usar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wenderson: Sim, em 2014, quando comecei a priorizar os estudos para concurso público, paguei um curso presencial de quatro meses, na época eu estava estudando específico para Agente Penitenciário do DF (hoje o cargo mudou a nomenclatura pata Policial Penal). Infelizmente não passei. Deste período até o final do ano de 2021 eu apenas complementava meu material com outros cursos online.
O que me incomodava no curso presencial foi a questão do deslocamento até a sala de aula, e sobre os demais materiais foi mais questão da organização, o que resultou em acumulo de muito material.
Todavia, no início do ano de 2022 eu migrei para o Estratégia Concursos e na plataforma eu encontro tudo que preciso (videoaulas, materiais em PDF, questões e outras ferramentas de estudo).
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Wenderson: Sim, já fiz 20 concursos: Ministério do Turismo em 2011; fiz 4 provas para Soldado da PM-MG (2011, 2015, 2015 e um 2017, passei no de 2015 mas reprovei no psicotécnico, passei e assumir o cardo do concurso de 2017); Companhia Energética de Brasília em 2013 (consegui passar na prova, mas não obtive pontuação suficiente para concorrer ao número de vagas); Agente Penitenciário do DF em 2015; Agente da PC-GO em 2016 e 2023 (fiquei por um ponto para a correção da redação no de 2023); Soldado da PM-GO 2017 e 2022 (fiquei por um ponto para correção da redação nos dois); Soldado do CBM-GO em 2017 (fiquei por 2 pontos na nota de corte); fiz 2 provas para Soldado da PM-DF em 2018 e 2023 (passei no de 2023); Agente da PF em 2021; Policial Penal do DEPEN em 2021 (não passei); Agente e Escrivão da PC-DF em 2021; Escrivão da PC-GO em 2022 (fiquei por 2 pontos para a correção da redação); Policial Legislativo para a Assembleia Legislativa de MG.
Como se vê, fui bastante persistente (rsrs).
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Wenderson: Sim, até porque eu comecei a concentrar em apenas um material e isso fez total diferença.
Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wenderson: O material em PDF do Estratégia Concursos é o melhor que eu já vi; as videoaulas também são muito boas. A plataforma te oferece programa de questões; no próprio curso que você seleciona tem simulados próximo à prova; tem o “Passo Estratégico” que é um ótimo material para revisão; e o “Bizu Estratégico” que é uma excelente ferramenta para revisar a matéria bem próximo ao dia da prova. Ou seja, eu me organizei e planejei meus estudos pegando um pouco de cada dessas ferramentas para auxiliar em minha preparação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wenderson: Para o concurso do CFP da PMDF eu tinha a meta de estudar 2 matérias no dia que eu trabalhava, e nos meus dias de folga eu estudava 4 matérias. O planejamento era estudar 1 hora e 30 minutos cada matéria, ou seja, no dia que eu trabalhava eu estudava 3 horas líquidas, e no dia que eu estava de folga eu estudava 6 horas líquidas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wenderson: Foquei na revisão mais no último mês que antecedeu a prova. Nesse caso, eu revisava as matérias pelo meu caderno de erros, por resumos do próprio PDF, pelo “Passo Estratégico”, pelo “Bizu Estratégico”, e fiz em média uns 15 simulados da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wenderson: A resolução de questões é de suma importância, visto que o que você irá fazer na prova é realmente responder as questões. Fazendo uma analogia, podemos comparar a preparação para concursos como uma preparação para uma maratona, nesse sentido, o maratonista ele corre na sua preparação e assim tem que ser o concurseiro, ele tem que fazer questões em sua preparação e não estudar apenas a teoria, visto que isso não é o suficiente para passar em concursos.
Durante a minha preparação para o CFP da PMDF, do mês de Janeiro de 2023 até o dia da prova, dia 21 de Maio de 2023, fiz 2.838 questões. Agora se for contabilizar o número de questões que fiz durante toda minha preparação de concursos, com certeza foram mais de 20.000 questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wenderson: RLM e Inglês. A primeira eu superei a dificuldade depois que eu passei a estuda-la por vários dias seguidos até realmente aprender, tanto é que não vejo mais problemas nessa matéria. Já a segunda, eu estou fazendo esse processo de estudar todos os dias para aprender de vez e superar esse obstáculo.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wenderson: Na semana que antecedeu a prova eu tinha algumas matérias para terminar de revisar, nesse sentido foquei na leitura do meu caderno de erros, no “Bizu Estratégico”, nos resumos do PDF, nos poucos resumos que eu havia feito, assistir algumas videoaulas de revisão do Estratégia Concursos “A hora da verdade”, e fiz um simulado. Já no dia anterior da prova, eu assistir o Aulão de Revisão do Estratégia Concursos no Youtube.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Wenderson: A prática é a melhor forma de preparação, eu já vinha estudando redação para concursos anteriores, então para o concurso do CFP da PMDF eu fazia 1 redação a cada 15 dias, e no mês que antecedeu a prova eu fiz uma por semana. Geralmente eu pegava os temas do próprio PDF de redação, lá havia o tema e uma pequena aula sobre a respectiva temática, isso me ajudou a ter mais conteúdo para minha dissertação. Também assisti uma aula de revisão com o professor falando sobre os principais temas como aposta.
O meu conselho é realmente a prática, ler e buscar conteúdos para melhorar a argumentação. Na prova dissertativa obtive 17 pontos dentro dos 20 possíveis, fiquei bastante satisfeito. Contudo, minha meta é melhorar ainda mais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wenderson: No concurso do CFP PMDF, eu tive mais acertos do que erros, até porque eu já vinha corrigindo meus erros da preparação de concursos anteriores. Portanto, meus acertos foram: tirar o último mês para revisar todo o conteúdo que eu havia estudado; fazer muitos simulados; fazer questões; ter disciplina e foco no meu objetivo.
Já em relação aos erros, vou pontuar de concursos anteriores, que foi o que eu corrigi: não ter revisado todo o conteúdo; e ter estudado mais do que o necessário na véspera da prova (pois já aconteceu de eu chegar cansado na prova e perder questões valiosas).
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wenderson: Sim, já pensei em focar apenas em concurso interno do meu atual trabalho. Todavia, o que me fez seguir foram os objetivos de voltar a morar no meu estado de origem (Distrito Federal); ter uma qualidade de vida melhor; e também realização de um sonho, pois atualmente eu sou Policial Militar do Estado de Minas Gerais, mas meu sonho mesmo desde criança é ser Policial Militar do Distrito Federal, e sonho não tem preço, a gente tem que ir atrás e conquistar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wenderson: O conselho crucial para quem está começando a trajetória nos concursos públicos é buscar conhecimento sobre “como estudar”. Na minha caminhada eu aprendi apanhando, todavia, hoje em dia tem muitas aulas de preparação para concursos. No próprio material da Estratégia Concursos você encontra orientação de mentores. Então, é uma estratégia para você amolar o machado e ter mais eficácia na sua preparação.
Além disso, confie na sua preparação e acredite no seu tempo. Não se compare com outras pessoas, pois cada um tem sua peculiaridade. E no mundo dos concursos só tem 2 tipos de candidatos: o que desiste e o que persiste até conquistar sua vaga. Portanto, vá e vença!