“Comecei a trabalhar e estudar para concursos aos 14 anos. Eu trabalhava na padaria do meu Tio José Carlos junto com o meu primo que, atualmente, é Policial Penal de Goiás também. Nós, quando estávamos trabalhando, ouvíamos em uma caixa de som as explicações dos professores. A carga horária era curta, pois eu tinha que conciliar os estudos da escola, dos concursos e o trabalho.”
Confira nossa entrevista com Ricardo de Oliveira Silva, aprovado no concurso PM MT:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Ricardo de Oliveira: Meu nome é Ricardo de Oliveira Silva, eu tenho 17 anos, sou cursado no sequencial de Gestão em Segurança Pública e estudante do curso de Direito. A minha cidade natal e onde moro, atualmente, é Bom Jardim de Goiás.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Ricardo: O principal motivo de começar a estudar para concursos foi numa conversa com meu irmão, eu tinha 14 anos, estávamos visitando a família da minha mãe, meu irmão que já tinha iniciado os estudos para concursos disse-me uma frase que nunca esqueço: “Mano, está na hora de deixar de ser menino e se tornar homem”. A área policial sempre foi meu objetivo, minha inspiração é a minha família, de dar orgulho para minha mãe, para o meu pai que é Policial Militar e meu irmão, Policial Penal do Estado de Goiás.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Ricardo: Sim, comecei a trabalhar e estudar para concursos aos 14 anos. Eu trabalhava na padaria do meu Tio José Carlos junto com o meu primo que, atualmente, é Policial Penal de Goiás também. Nós, quando estávamos trabalhando, ouvíamos em uma caixa de som as explicações dos professores. A carga horária era curta, pois eu tinha que conciliar os estudos da escola, dos concursos e o trabalho.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Ricardo: Essa foi a minha primeira aprovação, no cargo de Soldado da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, a banca UFMT não disponibilizou a lista de desempenho por nota, apenas em ordem alfabética, porém pelo “Excel”, estou na posição 97° de mais de 12000 pessoas, ampla concorrência, e com a minha pontuação estarei na primeira turma. Sim, continuarei estudando para outros concursos, uma vez que, pela minha idade de 17 anos, corro o risco de não assumir.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Ricardo: Eu sempre fui uma pessoa caseira, não era de sair com os amigos, isso facilitou bastante na minha preparação pois sempre estava direcionado no que buscava e isso é primordial, ter disciplina.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Ricardo: Não sou casado e também não tenho filhos. Com certeza, a minha família foi indispensável na minha caminhada de concurseiro, tive o apoio do meu pai, da minha mãe e do meu irmão. Sempre que precisava de algum material de estudo, minha família me auxiliava, até psicologicamente, pois quando estava desanimado eu tinha o amparo deles.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Ricardo: Nesse concurso estudei direcionado do edital para a prova, que foi 45 dias. A minha preparação foi com o Estratégia, mas comecei os estudos desde os 14 anos para concurso, então já tinha uma bagagem. Sempre fui disciplinado, e o que garantia essa disciplina era a minha motivação diária, mas mesmo quando estava desanimado, tinha disciplina para cumprir o meu cronograma de estudos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Ricardo: Os materiais que utilizei na minha preparação foram as videoaulas e os materiais em PDFs do Estratégia, o qual, foi essencial para a minha aprovação. Com esses materiais só tive vantagens. Não estudava muito por livros, pois requer muito tempo de estudo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ricardo: Conheci o Estratégia Concursos, por meio do meu irmão, que me indicou, e o mesmo que, atualmente, é Policial Penal do Goiás, fez a sua preparação também com o Estratégia.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Ricardo: Sim, o que mais incomodava eram os materiais que não tinha todos os conteúdos por completo. E também a metodologia não era eficiente.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Ricardo: Sim, infelizmente, não fui aprovado.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Ricardo: Com certeza, a metodologia é muito eficiente, principalmente os PDFs que, além do conteúdo ser bem objetivo e completo, também tinham questões no final para resolver. E as videoaulas que são essenciais também, com professores excelentes.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Ricardo: O meu plano de estudos é bem objetivo. Sempre estudei duas matérias por dia, revisava a primeira matéria toda e a outra era matéria nova, que estudava por videoaulas ou PDFs e no final resolvia questões. Eu não cronometrava muito, pois o objetivo era apenas cumprir no final do dia o cronograma. Mas era em média 4 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Ricardo: Nas minhas revisões costumo fazer resumos bem simplificados no caderno e leitura da letra de lei. Realizo também no final de semana simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Ricardo: A resolução de questões é imprescindível, na minha preparação para a prova de Soldado da PM-MT, realizava sempre no final do dia em média de 60 a 80 questões. Foram cerca de 3000 questões resolvidas durante 45 dias.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Ricardo: Nesse concurso, a disciplina que eu tinha dificuldade era Informática, a superação foi dar mais atenção a essa matéria, sempre em constante revisão, resolvendo exercícios, lendo os PDFs e assistindo videoaulas do curso do Estratégia.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Ricardo: A minha rotina na semana que antecedeu a prova foi bem corrida, pois foi semana que estudei muito, revisava as matérias que eu tinha mais dificuldade e resolvia bastantes exercícios e simulados. No dia pré-prova, acompanhei toda a revisão de véspera do Estratégia, essa mesma foi muito importante para a minha aprovação.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Ricardo: A minha preparação para o TAF está sendo bem tranquila, pois já estava treinando antes mesmo da prova, porém sempre têm aqueles exercícios que temos mais dificuldade, mas estou treinando para melhorar cada vez mais. Estou realizando os exames médicos para entregar a banca, depois vem o TAF e as demais etapas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Ricardo: Meus principais erros foram não praticar todos os exercícios do TAF, e em relação aos estudos, era em resolver mais questões das matérias que tive mais dificuldade. Meus principais acertos foram estar sempre focado e disciplinado, todos os dias estudava, mesmo que por poucas horas.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Ricardo: Sim, na nossa trajetória sempre temos os altos e baixos, pois não é fácil manter a disciplina e o foco, mas graças a Deus, estava continuamente motivado, assistindo aos vídeos motivacionais, lendo uma palavra da Bíblia, quando estava desanimado, buscava me manter de pé. A saúde mental é muito importante de ser preservada, e o que me fortalecia era Deus e a minha família que sempre me ajudou. Uma das minhas motivações também foi colocar imagens na parede do meu quarto, para que quando estivesse desinteressado em estudar, era só ler a mensagem que começava a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ricardo: A minha mensagem para aqueles que estão iniciando os seus estudos é para que não desista do seu sonho. Sempre procure a motivação e a disciplina durante a sua trajetória. Vai ser dolorido, vai parecer impossível, mas quando você passar será a melhor coisa do mundo. E se eu consegui, qualquer um consegue, pois você pode muito mais do que imagina.