“Acho que vale muito a pena, inclusive o concurso do meu sonho era um totalmente divergente da área policial, e agora, pesquisando mais sobre a polícia militar, descobri que essa é uma carreira que com certeza serei muito realizada, e pretendo continuar fazendo concursos internos enquanto tiver oportunidades.”
Confira nossa entrevista com Natalia Loureiro Duarte, aprovada em 1º lugar no concurso PM-MG:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Natalia Loureiro Duarte: Sou formada em Engenharia Ambiental e Sanitária, tenho 28 anos e sou de Itabira, interior de MG.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Natalia: A estabilidade e possibilidade de um salário melhor sem depender de indicações ou favores. Eu sou apaixonada pela área ambiental, mas sempre admirei a área policial, e após um tempo de seca em concursos de meio ambiente, resolvi me aventurar nas carreiras policiais.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava?
Natalia: Eu trabalhava de segunda a sexta, período integral. E conciliava os estudos acordando às 5h, estudava antes do trabalho, após o expediente e também nos finais de semana que eu tinha uma dedicação de tempo maior no sábado e domingo.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Natalia: Já fui aprovada em 4 concursos:
CONCURSO POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS | Edital Nº 0621
– 1º Lugar na classificação feminina da 12º região.
Concurso Público de Itabira – MG | Edital 002/2019
– Técnico Superior da Saúde – Auditor Fiscal De Meio Ambiente: 3° Lugar. (2º lugar na prova objetiva perdendo colocação por títulos)
– Auditor Fiscal De Meio Ambiente: 5º Lugar no resultado final. (3º lugar na prova objetiva perdendo colocação por títulos)
Concurso Público de Barão de Cocais – MG | Edital 001/2019
– Fiscal Meio Ambiente: 8º Lugar.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Natalia: É inexplicável a sensação que um aprovado tem quando vê o nome na lista, é um misto de felicidade com me belisca que estou sonhando, sensação de realização, passa um filme da trajetória na cabeça, um sentimento de esperança e uma adrenalina inexplicável, como dito anteriormente. É muito mágico.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Natalia: Foi muito difícil no início, eu tinha uma vida social muito ativa, saía muito com os amigos, frequentava eventos e de repente era só eu e meu notebook. Sinceramente, não é fácil, mas quando você coloca um objetivo em mente e está disposto a pagar o preço, acaba se acostumando com a rotina de estudos e acaba não pertencendo mais a esse mundo. Confesso que não abandonei todos os meus lazeres 100%, mas é preciso ter um ponto de equilíbrio. Eu ia nas reuniões de família, mas estava sempre ali, com meus resumos para dar uma revisada, em alguma brecha. Tive muito apoio do meu noivo que me incentivava e respeitava os meus horários de estudos, sempre que tínhamos algum compromisso ele sabia que não poderia exceder as 21h ou 22h que era meu horário de dormir, rs.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Natalia: Sou solteira, e tenho um relacionamento há 11 anos, moro com meus pais. A minha família sempre me ajudou nos afazeres de casa, com impressão de materiais, e apoio moral. E também tiveram muita paciência nos meus “maus dias”, nas minhas ausências, e nos meus estresses quando não entendia a matéria.
Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?
Natalia: Acho que vale muito a pena fazer outros concursos, inclusive o concurso do meu sonho era um totalmente divergente da área policial, e agora, pesquisando mais sobre a polícia militar, descobri que essa é uma carreira que com certeza serei muito realizada, e pretendo continuar fazendo concursos internos enquanto tiver oportunidades.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada?
Natalia: 2 meses, comecei estudar no pós-edital.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Natalia: Estudei alguns meses no ano passado sem edital, e pensar nos meus objetivos e o quanto eu queria mudar de vida sempre foi o motivo da minha disciplina. Eu estava completamente focada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso?
Natalia: Estudei com PDF e videoaulas. Os PDF eu usava para as matérias que eu tinha mais facilidade e domínio maior, é um recurso rico e rápido. Mas para matérias de primeiro contato que eu tinha dificuldades eu recorria as videoaulas, os comentários e didática dos professores são esclarecedores e apesar de ser um estudo mais demorado, mesmo na 2x velocidade, ainda assim o resultado é satisfatório, e necessário muitas das vezes.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Natalia: Pelo site de buscas e YouTube.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso?
Natalia: Acredito que tem um momento para cada fase dos estudos, no início eu estudava mais pelos PDFs e videoaulas, acrescentando questões e revisões após o conteúdo estudado integralmente. Eu montei meu plano de estudos pela videoaula disponibilizada pelo Estratégia, e estudava umas 3h liquidas por dia de semana. Aos sábados, domingos e feriados fazia umas 5h líquidas.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Natalia: As matérias de direito sempre têm um grau de dificuldade maior para quem não é da área, mas as videoaulas são excelentes complementos do PDF, e sempre que eu lia o PDF e tinha dúvidas recorria a elas.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Natalia: Meu estudo para esse concurso já começou em reta final (risos). Como comecei a estudar pós edital, foram 2 meses de muita dedicação. E o dia anterior, foi para revisão de véspera, tranquila sem pressão.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Natalia: Me preparei para o TAF desde o lançamento do edital, não podemos negligenciar nenhuma das etapas, visto que, além de eliminatórias elas também são classificatórias.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Natalia: O principal erro foi querer estudar além do que a mente absorve, me causava fadiga emocional e atrapalhava muito o rendimento. O acerto foi ter um material completo como o do Estratégia, e disciplina.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Natalia: Que atire a primeira pedra o concurseiro que ainda não pensou em desistir, rsrsrsr. Ou você não é concurseiro ou está fazendo isso errado. O medo, insegurança, desespero, está do nosso lado dia após dia, e cabe a nós ter foco para driblar esses sentimentos ruins que nos assolam. O apoio de familiares e amigos também faz toda diferença nesse processo. Meu noivo o tempo todo dizia para mim: Relaxa, amor. Vai dar certo! Você está se preparando para isso, sua hora vai chegar. Cada um tem seu tempo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Natalia: Sem dúvidas, minha vontade de mudar de vida, de poder retribuir o que meus pais me proporcionam e poder dar um descanso digno para eles.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Natalia: Tudo que eu planejei nesse tempo que estudo para concursos, não deu certo! Esse concurso foi o mais improvável de eu passar nessa minha trajetória, pós edital, 2 meses só de estudos, mas eu tinha uma base boa adquirida pelo material do Estratégia, e Deus tinha um propósito para mim, a minha prova chegou!
A jornada é longa e cheia de desafios, não se desesperem. Cada um tem seu tempo, seu destino, só não passa quem desiste, é clichê, mas é real. A sua prova está logo ali!