Aprovado em 22° lugar no concurso PM GO para Soldado
Policial (PM/BM - Praças)“Não é um processo fácil abdicar de muitas coisas, de momentos com amigos e família. Porém, se é a sua vontade, se mantenha firme e só pare quando alcançar. Lá na frente você irá perceber que não foi em vão e vai poder dar uma vida melhor para quem esteve contigo durante essa jornada. Adquira um material de qualidade e seja constante, a aprovação virá.”
Confira a nossa entrevista com Cassio César Andrade Nascimento, aprovado em 22° lugar no concurso PM GO para Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Cassio César Andrade Nascimento: Tenho 22 anos, nasci na cidade de Araguaína – TO e sou formado em Direito pela PUC-GO
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Cassio César: Desde o início da faculdade eu já tinha uma visão voltada aos concursos públicos, pois minha família tem um histórico de concursados e também porque a estabilidade sempre me chamou atenção. Escolhi a área policial pois, na minha opinião, é uma das carreiras que mais está em contato com a sociedade e possui um trabalho dinâmico, o que se encaixa mais no meu perfil.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Cassio César: Comecei os estudos trabalhando e estudando. Depois saí do trabalho para apenas estudar. Enquanto trabalhava, eu tentava encaixar os estudos no máximo de tempo livre que eu tinha, acordava mais cedo e dormia mais tarde para estudar, era bem desgastante. Por isso tomei a decisão de ficar apenas estudando.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Cassio César: Esse foi o primeiro concurso que fiquei aprovado dentro das vagas. Estou aprovado no concurso de Cadete PM GO também e pretendo sim continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Cassio César: Deixei de comparecer em vários momentos especiais, festas e comemorações por causa dos estudos. Não abdiquei totalmente da vida social, porém diminui consideravelmente para que não atrapalhasse no meu objetivo principal. Às vezes, sair para espairecer me ajudava bastante, então eu utilizava desse descanso para me dar um gás e voltar firme para os estudos novamente.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Cassio César: Minha família sempre me apoiou em todos os momentos. Eles entenderam quando decidi que queria isso para a minha vida e sempre ajudaram, seja na compra de materiais didáticos ou até mesmo ajudando nos afazeres domésticos. Minha namorada também entendeu meu processo e sempre esteve comigo, me apoiando e me incentivando da melhor maneira possível.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Cassio César: Direcionado à PM GO foram 3 meses, porém eu já estava há 1 ano e 4 meses estudando para a carreira policial. Nunca fui a pessoa mais disciplinada do mundo, então tive que aprender no dia a dia, aos poucos.
Inicialmente, plantei a ideia na minha cabeça de que eu só pararia de estudar quando fosse aprovado, não tinha mais volta. Mesmo após alguns tropeços eu me mantive firme pois sabia onde queria chegar.
O planejamento é a base de tudo, montei um plano de estudos e fui seguindo com a confiança de que eu estava no rumo certo. Fui corrigindo os erros de preparação e me lapidando cada vez mais até que a aprovação foi inevitável.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Cassio César: Utilizei principalmente os PDFs em toda a minha preparação, pois conseguia desenvolver mais rápido no conteúdo por meio destes. Quando tinha alguma dificuldade em determinado assunto utilizava as videoaulas, que eram bastantes elucidativas.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Cassio César: Por meio de anúncios na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Cassio César: Estudei para um concurso com o material de outro curso e não goste. Eram PDFs muito rasos e superficiais para a prova que estava me preparando, então decidi estudar somente pelo material do Estratégia
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Cassio César: Fiz um concurso e não logrei êxito.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Cassio César: Os PDFs do Estratégia foram os melhores que tive contato, sem dúvidas. Ao mesmo tempo que são pontuais, conseguem aprofundar nos conteúdos de maneira precisa e relevante. Com certeza foi o material que mais me chamou atenção.
Além das videoaulas, tive a oportunidade de utilizar a Trilha Estratégica quando estava me preparando para outro concurso. Achei a ferramenta super interessante e que alavancou bastante meus estudos, além de me auxiliar na organização dos conteúdos a serem estudados.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Cassio César: Eu utilizei o ciclo de estudos, colocava entre 5/6 matérias no ciclo e quando terminava encaixava as restantes. Costumava estudar entre 4 a 6 horas normalmente, e nas últimas semanas entre 6 a 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Cassio César: Cheguei a fazer vários flashcards em forma de resumos, que me ajudavam bastante nas revisões. Contudo, as revisões eram feitas, principalmente, por meio de questões dos PDFs e na plataforma de questões. Fiz vários simulados também, com certeza foi uma das principais ferramentas da minha aprovação.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Cassio César: Cheguei a fazer mais de 30.000 questões ao total. Estudar para concurso é fazer questão, não existe estudar sem fazer questão. Fazia todos os dias muitas questões, tanto de fixação quanto de revisão.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Cassio César: Português foi a matéria que mais tive dificuldade e superei por meio de questões. Fiz muitas questões da banca até entender como ela cobrava determinado assunto.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Cassio César: Na semana da prova eu dei um sprint final forte, acordava e dormia revisando. Consegui revisar os pontos mais importantes para chegar na prova com aquela memória de curto prazo.
No dia anterior eu assisti a revisão de véspera do Estratégia. Consegui acertar questões na prova justamente por causa dessa revisão, me ajudou bastante.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Cassio César: Me preparei fazendo várias redações de vários temas indicado pelos professores do Estratégia. Redação é, sobretudo, treino, então foi preciso treinar bastante e corrigir as redações para saber onde estava cometendo erros para acertar na hora da prova.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Cassio César: Estou me preparando forte para o TAF, batendo os índices e já pensando e me organizando para as próximas etapas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Cassio César: Meu principal erro foi subestimar as revisões, depois que entendi a importância delas eu melhorei substancialmente meus acertos em questões.
O principal acerto foi procurar, desde logo, conselho de quem já passou pelo mesmo processo que eu ia passar, foi uma forma de encurtar o caminho da aprovação e evitar os erros que quem está começando nos estudos sempre comete.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Cassio César: Jamais pensei em desistir, eu tinha em mente que eu poderia demorar o tempo que fosse, mas ia ser aprovado. Já estive desanimado várias vezes e isso é perfeitamente normal, mas eu não pensava em desistir, pois foi o que eu escolhi para minha vida e iria buscar até conseguir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Cassio César: Se você tem convicção do que quer ser e onde quer chegar, busque incessantemente. Não é um processo fácil abdicar de muitas coisas, de momentos com amigos e família. Porém, se é a sua vontade, se mantenha firme e só pare quando alcançar. Lá na frente você irá perceber que não foi em vão e vai poder dar uma vida melhor para quem esteve contigo durante essa jornada. Adquira um material de qualidade e seja constante, a aprovação virá.