Aprovada em 1° lugar no concurso PM ES para oficiais da saúde (1° Tenente Médico Veterinário)
Policial (PM/BM - Oficial)Saúde“Não compare sua trajetória com ninguém, use a histórias dos aprovados como inspiração e não se penalize por sua derrotas. Não será fácil, haverá momentos difíceis, mas no final tudo é válido, escolha seu objetivo e faça sua trajetória no seu tempo.”
Confira nossa entrevista com Jéssica Nogueira Teixeira, aprovada em 1° lugar no concurso PM ES para o cargo de Médico Veterinário:
“Não compare sua trajetória com ninguém, use a histórias dos aprovados como inspiração e não se penalize por sua derrotas. Não será fácil, haverá momentos difíceis, mas no final tudo é válido, escolha seu objetivo e faça sua trajetória no seu tempo.”
Confira nossa entrevista com Jéssica Nogueira Teixeira, aprovada em 1° lugar no concurso PM ES para o cargo de Médico Veterinário:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jéssica Nogueira Teixeira: Meu nome é Jéssica, sou Médica Veterinária, formada pela Universidade Vila Velha (UVV) em agosto de 2021. Atualmente sou mestranda na UNESP/SP e sou efetiva como Fiscal Estadual no Espírito Santo (IDAF). Natural de Viçosa-MG, tenho 25 anos de idade.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jéssica: O Concurso sempre esteve nos meus planos, desde a graduação já prestava alguns concursos em outras áreas em que não exigiam ensino superior. No final da graduação, além do mestrado, comecei a procurar concursos para estudar. Sendo assim, antes de me formar, iniciei os estudos para os concursos para veterinária.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jéssica: No momento em que iniciei os estudos, não trabalhava, ainda estava na graduação. Após a graduação, iniciei o mestrado e assim comecei a conciliar os estudos para concursos. Todo horário disponível era o momento para estudar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Jéssica: Na área de veterinária, o primeiro concurso realizado foi no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, para cargo de Fiscal Estadual Agropecuário, no qual fiquei em 28° lugar. O segundo concurso foi na PM-ES para oficiais da saúde (1° Tenente Médico Veterinário), ficando em primeiro lugar. Pretendo continuar estudando, com objetivo no MAPA.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Jéssica: Durante a preparação, abdiquei de distrações e momentos, para dar atenção aos estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Jéssica: Minha Família, em especial minha mãe, sempre esteve ao meu lado, apoiando em todas as decisões e momentos durante o período da preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Jéssica: Como já havia realizado o último concurso em janeiro de 2022, minha preparação para a PM-ES, começou em junho de 2022 e a prova foi aplicada em agosto. Como o tempo era curto, tentei aproveitar o máximo de tempo até a prova. Estudando de forma objetiva com o curso do Estratégia.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação? (Aulas presenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens?)
Jéssica: Todo material utilizado foi o disponibilizado pelo Estratégia, sendo que a maior parte do estudo foi à partir dos PDFs. Algumas matérias como português, assistir vídeo aulas, mas a maior parte foi baseado em PDFs.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jéssica: Não recordo como e quando conheci o Estratégia, mas
provavelmente foi através do Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Jéssica: Os materiais são excelentes, o estudo é direcionado e objetivo, com foco no concurso pretendido. Além disso, o Estratégia possui banco de questões específicas da banca da sua prova, o que contribui muito para se preparar para as questões. Destaco também, que os cursos quando comprados isolados, contém toda matéria do edital, não sendo necessário se preocupar com as outras disciplinas inespecíficas. Embora a assinatura da plataforma, permite ter acesso a todos os cursos desejáveis.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? (Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?)
Jéssica: Montei um ciclo de estudo, onde ao final de toda semana, estudava todas as matérias. Estudando de 8 a 12 horas por dia.
Estratégia: Como fazer suas revisões? (Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?)
Jéssica: Minhas revisões eram realizadas através de resolução de questões e leitura do material com os destaques grifados durante a leitura ativa do material.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Jéssica: As questões contribuem como forma de teste para seus conhecimentos e auxilia na compreensão do tipo de questão que a banca cobra. Ainda, permite ter o feedback de quais matérias precisam estudar mais, quais pontos passaram despercebidos ao decorrer dos estudos, mas a banca cobra.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jéssica: Português sem dúvida é a matéria que mais tenho dificuldade, sendo assim a forma de amenizar a dificuldade é estudando um pouco mais e não deixar passar a semana sem revisar essa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jéssica: Quando a prova vai se aproximando vou diminuindo os estudos e aproveitando o tempo para fazer questões. Não gosto de continuar no mesmo ritmo, pois o cérebro precisa ter um
descanso para estar 100% no dia da prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Jéssica: Sim, para a prova discursiva do IDAF, como o tema foi específico, o estudo para objetiva já foi o necessário para a redação. Em contrapartida, na PM-ES, como o tema foi SUS, tive que estudar o tema para poder argumentar.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jéssica: Os erros durante a preparação é normal, precisamos nos adaptar a estudar para concursos e ao longo do caminho vamos percebendo o que funciona ou não. Independente de erros e acertos é importante continuar, fazendo adaptações que sejam necessárias, até alcançar
os objetivos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Jéssica: Não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jéssica: O estudo para concursos públicos possui algumas peculiaridades, não tente fazer sem auxílio, pois o caminho pode ser mais longo. Escolha um bom curso, como Estratégia, e faça sua parte. Mesmo com auxílio dos melhores, não podemos esquecer que só depende de nós. Não compare sua trajetória com ninguém, use a histórias dos aprovados como inspiração e não se penalize por sua derrotas. Não será fácil, haverá momentos difíceis, mas no final tudo é válido, escolha seu objetivo e faça sua trajetória no seu tempo.