Aprovado em 284° lugar no concurso PM CE para Soldado QPPM
Policial (PM/BM - Praças)“Comece o quanto antes for possível, pois vai dar certo. Confie em você, no começo será difícil, mas vai valer muito a pena”.
Confira nossa entrevista com Gleilson da Silva Portela, aprovado em 284° lugar no concurso PM CE para Soldado QPPM:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-l. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Gleilson da Silva Portela: Tenho 27 anos, sou autônomo e nasci na cidade de Fortaleza – CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Gleilson: O que me levou a estudar para concursos foram as condições ruins que eu estava passando no meu trabalho. Queria mudar de vida e dar uma situação melhor minha família.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Gleilson: Como eu trabalho duas vezes na semana de madrugada, estudei todos dias, o máximo de horas que eu conseguisse no dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Gleilson: Essa foi minha primeira aprovação, depois de duas reprovações. Por ter estudado apenas quando lançou o edital, minha meta era estudar na área Militar porque sabia que iria ter muitos concursos no meu Estado.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Gleilson: Minha vida social foi a parte que mais senti. Me afastei de muito amigos, perdi muitos momentos e pessoas, não saia de casa, mas tudo isso no final valeu muito a pena.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Gleilson: Amigos e familiares não entenderam, cheguei a saber que eles achavam que eu não ia conseguir, mais isso só me motivou a continuar e mostrar que eu podia.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Gleilson: Estudei durante 1 ano direto, todos os dias
Houve dias de chegar no fim do dia e chorar, me perguntando se isso iria valer a pena, mas no dia seguinte eu estava de pé novamente, cumprindo meu cronograma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Gleilson: Gostava de estudar por teoria (videoaulas) sentia mais facilidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gleilson: Lembro que conhecer o Estratégia através de uma pesquisa no Google, apareceu que era o curso que mais aprovava na área militar. Sem conhecer, fui lá e comprei o cursinho on-line voltado para Concurso da Pmce2023.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Gleilson: Antes eu tinha comprado um cursinho on-line da minha região, mas vi que não era muito aprofundado e isso fez eu ir em busca de um curso mais avançado. Foi onde encontrei o Estrategia Concursos e era tudo que faltava para minha aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Gleilson: Com os professores do Estratégia, senti mais facilidade em entender a matéria e o conteúdo, coisa que nos outros eu não tinha tanta facilidade. O conteúdo é mais aprofundado, completo, quando cheguei no dia da prova sentir uma facilidade na hora de resolver as questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Gleilson: Meu plano era estudar 5 matérias por dia, estudava 1 hora cada matéria e revezava.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Gleilson: Eu não era muito de resolver questões, só videoaulas de questões comentadas, primeiro tentando resolver depois assistia os professores resolvendo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Gleilson: As disciplinas que tinha mais dificuldade eram as básicas (português e raciocínio lógico matemático)
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gleilson: Minha semana antes da prova foi resolvendo questões e assistindo os professores resolvendo questões da banca do meu concurso. No dia da prova não olhei mais nada, apenas tentei me acalmar para poder ir bem na prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Gleilson: Meu principal acerto foi ir atrás de algo melhor, de um cursinho mais avançado, foi isso que fez a diferença pra mim. Meu principal erro foi nos outros concursos que fiz ter deixado de estudar português, essa matéria faz toda a diferença.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gleilson: Pensei várias vezes em desistir, me sentir sozinho muitas vezes, mas eu pensava muito no meu futuro e era isso o que me motivava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gleilson: Pra você que está começando a estudar e tem um sonho, não desista. Comece o quanto antes for possível, pois vai dar certo. Confie em você, no começo será difícil, mas vai valer muito a pena.