“O hábito é mais importante que a motivação, assista depoimentos dos aprovados no canal do Estratégia, resolva questões sempre antes, durante e depois da teoria, para ter um norte, aproveite qualquer brecha de tempo, de pouquinho em pouquinho o pouco se torna muito”
Confira nossa entrevista com Maria Alexsandra Nogueira, aprovada no concurso PM CE para o cargo de Soldado:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Maria Alexsandra Nogueira: Meu nome é Maria Alexsandra, 29 anos, sou de Fortaleza-CE. Sou mãe de dois meninos, um de 9 e o outro de 7 anos de idade, casada há 11 anos. Recém-formada na graduação de gestão de Recursos Humanos.
Estudo para concursos há 4 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Maria Alexsandra: Ver meu esposo concursado pela segunda vez, ambas na área de segurança pública, me motivou a querer isso para minha vida. Eu não me vejo em outra área que não seja a da segurança pública.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Maria Alexsandra: Por ter duas crianças e pouquíssimo apoio familiar eu me dediquei à vida doméstica em tempo integral, o que tornou o período de estudo desafiador e estressante, pois é difícil para uma criança conter seus momentos de querer extravasar. Fora as obrigações domésticas que eu não tinha como me abster. Mas nenhum obstáculo ou desafio me fez desistir.
Durante o dia eu aproveitava qualquer brecha de tempo para resolver questões ou revisar. O período de estudo mesmo valendo era à tarde, enquanto meu filho mais velho estava no colégio e o mais novo dormia ou assistia seus desenhos, e no restinho da madrugada entre 3 às 6 da manhã. Sempre aproveitava os momentos que estava lavando a louça para assistir às videoaulas, principalmente as aulas gratuitas do Estratégia no youtube.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Maria Alexsandra: Essa foi a minha primeira aprovação, graças ao Estratégia e à monitoria feita pelo professor Bruno Bezerra.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Maria Alexsandra: Criei uma rede social com perfil de concurseiro, só para acompanhar os professores. Evitava sair sim, pois eu sempre achei que minhas horas de estudo eram pouco tempo e de baixa qualidade, por causa de interferências e cansaço. Então preferia ficar em casa e aproveitar qualquer brecha de tempo para estudar. Meu esposo aproveitava as férias do trabalho para assumir os afazeres de casa e filhos para que eu tivesse mais tempo para estudar, por conta disso o lazer era coisa rara por aqui. Geralmente optávamos em ter lazer quando o nível de estresse estava elevado.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Maria Alexsandra: Casada, dois filhos (9 e 7 anos), um cachorro. Temos nosso cantinho, a peteca é só entre eu e meu esposo, não temos apoio familiar , apesar de morarmos perto de nossas famílias. Meu esposo sempre me apoiou a estudar para concurso. Minha família a princípio achou loucura, pois achava que eu não daria conta de estudar e cuidar de duas crianças, mas com um tempo comecei a ganhar apoio e admiração deles, porque mesmo sendo difícil eu estava indo à luta em vez de arranjar desculpas.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Maria Alexsandra: Dois meses, porém eu já vinha com uma bagagem de outros concursos anteriores (Guarda municipal do Eusébio, DEPEN , PC CE , CFO CE – que ainda não teve). O segredo da minha disciplina foi querer vencer na vida e o hábito, eu não aguentava mais a vida que eu estava levando de dona de casa e dependente financeiramente do marido. Eu queria vencer a qualquer custo, nem que isso me custasse noites sem dormir ou perder a paz implorando por silêncio para conseguir estudar, cheguei a chorar várias vezes para os meus filhos , implorando para que eles ficassem quietos para que eu conseguisse estudar.
EU QUERIA ISSO A QUALQUER CUSTO, esse foi o meu segredo para manter a disciplina. NADA E NEM NINGUÉM IRIA ME PARAR.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Maria Alexsandra: PDF e Vídeo aula do Estratégia e site de questões.
Amei os pdfs do Estratégia, sentia que a matéria fixava melhor e era um estudo mais rápido. As aulas em vídeo eu costumava assistir depois de ler o pdf e quando estava dirigindo ou arrumando a casa.
A princípio não vejo nenhuma desvantagem.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Maria Alexsandra: Nas aulas gratuitas do youtube, fui me fascinando pela didática dos professores até que comprei o curso.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Maria Alexsandra: Sim, uns 4 cursinhos , incomodava o fato de ter aulas reaproveitadas e antigas, alguns professores não tinha maturidade para lidar com certos assuntos e ficava perdendo muito tempo com piadas bestas em vez de ir direto ao assunto , brincar com o assunto para ajudar a memorizar é uma coisa , ficar de piada que não agrega em nada é perda de tempo.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material? (Pode citar uma ou mais ferramentas que mais te ajudaram na preparação).
Maria Alexsandra: A diferença foi tão relevante que fui aprovada, a mentoria do professor Bruno Bezerra foi uma ajuda que nem tenho palavras para agradecer. O material em PDF também foi uma excelente ferramenta.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Maria Alexsandra: Plano de estudo sempre foi algo que eu tinha dificuldade de montar, e o Estratégia fez isso por mim e me ajudou significativamente. O pacote que adquiri foi o que tinha a trilha estratégica e monitoria, foi o que me salvou! Horas de estudo, eu nunca contabilizei para evitar frustração, pois durante o dia eu era constantemente interrompida pelos filhos, e na madrugada às vezes eu dormia por cima do material, então nunca deu muito certo contabilizar .. rs.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Maria Alexsandra: Minhas revisões eram feitas através de questões e grifos do pdf e os mapas mentais do Estratégia.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Maria Alexsandra: A resolução de exercícios é extremamente importante não só para revisar e massificar o conteúdo, como também conhecer a banca e suas pegadinhas. Para esse concurso no qual fui aprovada, creio que fiz no mínimo 5 mil questões, além do site de questões eu sempre imprimia as questões das aulas gratuitas do youtube para resolver, fora as questões dos PDFs.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Maria Alexsandra: Sim, português e matemática. Português comprei um curso da professora Adriana Figueiredo e estudei muito, matemática não consegui sanar minha dificuldade por falta de dedicação.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Maria Alexsandra: Estudava o dia inteiro, não cuidava da casa e nem dos filhos, era cada um por si, só fazia a comida e colocava para eles comerem. Meu esposo ajudava com a casa sempre que dava, foi um caos ..kkk. No dia anterior à prova eu descansei e apenas revisei os mapas mentais. Pré-prova foi a sensação de dever cumprido e consciência tranquila por ter dado o meu melhor e o meu máximo.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Maria Alexsandra: Comecei a me preparar para o TAF um mês antes da prova. A princípio para aliviar a tensão e o estresse, agora o treino está mais intenso.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Maria Alexsandra: O treino ajudou muito a aliviar a tensão e o estresse, deveria ter começado há mais tempo. Meu maior acerto foi ter investido no curso do Estratégia. Outro erro foi não ter enfrentado meu medo da matemática.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Maria Alexsandra: Quando meus filhos não colaboravam, me dava vontade de desistir, pois a sensação é de remar contra a maré. Mas eu não tinha essa opção de desistir, eu não podia desistir, afinal eu tenho que dar exemplo para os meus filhos. E apesar de não terem ajudado muito, contendo a energia deles, eles sabiam o motivo de estudar tanto. Eles, mais do que eu, esperavam um resultado positivo, sempre que eu fazia uma prova meu filhos me indagavam se eu havia passado na prova. Eles perguntavam quando eu ia conseguir passar na prova e esperavam esse resultado ansiosamente. EU NÃO PODIA DESISTIR!
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Maria Alexsandra: O hábito é mais importante que a motivação, assista depoimentos dos aprovados no canal do Estratégia, resolva questões sempre antes, durante e depois da teoria, para ter um norte, aproveite qualquer brecha de tempo, de pouquinho em pouquinho o pouco se torna muito. Os obstáculos vêm para nos deixar mais fortes, para quem tem sua religião e crê em DEUS, se apegue a ele e assim conseguirá perseverar mesmo diante de dificuldades.