Aprovado em 1° lugar no concurso da PGM Ouricuri-PE para o cargo de Procurador
Jurídico - Procuradorias“Nunca pensei em desistir. Não consigo me ver fazendo outra coisa ou trabalhando na iniciativa privada.”
Confira nossa entrevista com Victor Leandro de Oliveira, aprovado em 1° lugar no concurso da PGM Ouricuri-PE para o cargo de Procurador:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Victor Leandro de Oliveira: Meu nome é Victor Leandro, tenho 29 anos, sou Bacharel em Direito e sou da cidade de Ouricuri (interior de Pernambuco).
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Victor: Tenho duas irmãs mais velhas que também são formadas em direito e são concursadas. Então, elas sempre me incentivaram a estudar.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Victor: Eu passei algum tempo apenas estudando por escolha própria (uns 5 meses), mas isso logo se tornou inviável e tive que voltar a trabalhar. Eu procurei um trabalho de meio período (à tarde). Assim, estudava durante o período da manhã.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Victor: Já fui aprovado para Procurador Municipal – Ouricuri (1º lugar), Agente Administrativo da Câmara de Vereadores de Ouricuri (1º lugar), Agente Censitário Municipal – IBGE (1º lugar), Técnico Ministerial – MPPE (52º lugar), Analista Judiciário – TJPI (170º lugar) e outros. Pretendo continuar estudando para o cargo de Procurador do Estado ou Promotor de Justiça (ainda fico na dúvida).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Victor: Eu não deixava a vida social totalmente de lado quando não tinha concurso com edital aberto, mas eu sempre evitei atividades que fossem comprometer meu desempenho por alguns dias (como festas).
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Victor: Eu sempre fui abençoado com familiares que entendiam minha caminhada e sempre me apoiaram. Não só financeiramente, mas também na parte motivacional.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Victor: Para o cargo de Procurador, eu só consegui estudar uns 30 dias. Como a base que formei com o material do Estratégia para outros concursos era forte, foi o suficiente para passar.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Victor: Eu estudo principalmente pelos PDFs do Estratégia Concursos. Somente uso as videoaulas quando não entendo algum assunto. Como, por exemplo, Direito Civil, cujos professores têm uma didática fenomenal (Paulo Sousa e Mário Godoy).
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Victor: Eu sempre ouvi falar do Estratégia, mas conheci o conteúdo por recomendação de uma amiga da minha irmã mais velha.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Victor: Já estudei por outro curso, sim. Porém, não me adaptei ao material predominantemente em vídeo.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Victor: O tempo em que estudei pelo outro material foi curto. Não obtive aprovação nesse período.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Victor: Com o uso dos PDFs, logo senti uma diferença no aprendizado. Pois sou meio perfeccionista (risos) e, com um material organizado e que segue a ordem de assuntos, tem-se uma melhor memorização do conteúdo estudado. O que mais gosto mesmo são as aulas em PDF que possuem, no final, uma parte sobre: jurisprudência e resumos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Victor: Eu nunca estudei somente uma matéria por dia. Estudava a teoria de duas matérias (de uma hora e meia a duas horas por matéria). Depois, fazia questões de uma terceira matéria que eu não havia estudado no dia (cerca de uma hora).
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Victor: Eu sempre fiz fichas de estudo escritas (muito parecidas com os mapas disponibilizados), tenho uma pasta delas. Então as usava para revisar a maioria das matérias. Somente para a minoria eu usava as marcações feitas no PDF (como direito penal).
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Victor: A resolução de questões tem a máxima importância, não só para consolidar o conteúdo estudado, mas também para indicar a preferência de cobrança da banca.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Victor: No início, eu tive certa dificuldade em direito processual civil. O que me fez superar essa dificuldade foi o estudo repetitivo (finalizada o conteúdo e voltava ao início).
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Victor: Focada totalmente em revisões e questões. Não estudava nada de teoria, salvo o conteúdo de alguma questão que eu errava e não sabia resolver.
Meu principal acerto foi ficar esse período de 5 meses apenas estudando para concursos, dei uma boa avançada no conteúdo mais cobrado. Meu principal erro foi não voltar a estudar logo que passada uma prova. Demorava de 2 a 3 meses para voltar.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Victor: Nunca pensei em desistir. Não consigo me ver fazendo outra coisa ou trabalhando na iniciativa privada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Victor: Meu conselho é que invistam seu tempo em: organizar o material de estudos (PDFs em pastas específicas por matéria ou os imprima); definir a forma de resumo (marcações no material, fichas, mapas mentais); e sempre revisar (pelo material escolhido para resumo).
Além disso, aconselho a resolver questões todo dia. Se o tempo for apertado, resolva questões (na fila do banco, quando for cortar o cabelo etc.).