Aprovada em 9° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Operação
Concursos Públicos“Se você deseja passar em um concurso público, oriente sua rotina para o estudo, despriorize o que não for importante, coloque o estudo no centro da sua vida.”
Confira nossa entrevista com Wesley Marques Gonçalves, aprovada em 9° lugar no concurso Petrobras para o cargo de Operação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Wesley Marques Gonçalves: Olá, Meu nome é Wesley Marques Gonçalves, sou recém formado em Engenharia Química e também sou Técnico em Química. Tenho 24 anos e sou originário de Recife-PE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Wesley: Sempre foi um sonho trabalhar na Petrobrás, porém durante a graduação achava que isso estava muito distante e estagiei em algumas empresas privadas de engenharia. Senti que o trabalho e carga horária eram muito pesados e o salário era baixo, mesmo após ser contratado como CLT. Além disso, tentei algumas vagas de trainees antes, mas não achava meritocrático o processo, enquanto que concurso público apenas dependia de mim.
Dessa forma, no meu último ano de graduação decidi começar a estudar para concurso.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Wesley: Sim. Trabalhava no regime Home-Office durante 8 horas diárias, então já evitava tempo com o deslocamento e o horário também era flexível. Normalmente eu acordava cedo (7h), fazia questões para revisar o assunto, trabalhava durante a manhã e, de tarde e na parte da noite estudava um assunto novo e/ou também resolvia questões até umas 23h30. É uma rotina muito puxada, mas eu tinha um objetivo maior, então nunca deixei a rotina me abalar.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Wesley: Esse é o primeiro concurso que fui aprovado dentro das vagas.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Wesley: Eu mantive a rotina de estudos durante 5 a 6 dias na semana. Durante o final de semana, normalmente, eu passava com a minha namorada/amigos/família e reduzia a carga de estudos.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Wesley: Sim, parte da minha família é concursada, então sempre apoiaram que eu fizesse concurso. Foi um dos fatores decisivos para que eu tomasse a decisão de fazer concurso público.
Também tenho muitos amigos concurseiros e também não concurseiros que entenderam minha ausência em alguns momentos mais decisivos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Wesley: Direcionado para esse concurso da Petrobrás foram 15 dias, porém eu já vinha estudando em torno de 10 meses para outros concursos em áreas correlatas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Wesley: Como o tempo que eu tinha era curto, e tinha que ver algumas disciplinas que não via há muito tempo, usei muito os PDFs do Estratégia e, quando tinha dúvida, videoaulas. Também utilizei o Estratégia Questões e fiz algumas provas antigas da Petrobrás para o cargo que eu estava me preparando.
Tenho certeza que os PDFs do Estratégia foram decisivos para a minha aprovação, pois foram bem concisos e completos e em poucos dias consegui revisar e aprender muitos assuntos. Além disso, o aulão de revisão pré-prova do Estratégia me ajudou bastante para relembrar alguns conceitos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Wesley: Quando decidi estudar para concurso em 2022, pesquisei quais eram os maiores e melhores cursinhos e destes apenas o Estratégia ofertava o curso que queria estudar no momento (Engenheiro de processamento – Petrobras 2022). Também olhei as avaliações dos alunos e pedi indicação de amigos, que foram sempre positivas. Daí que decidi assinar o Estratégia Concursos.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Wesley: Tentei estudar por alguns livros da faculdade durante alguns dias, mas estava perdendo muito tempo e não avançava nas matérias do edital. Então, decidi assinar um cursinho específico para o concurso que eu queria fazer.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Wesley: Sim, os PDFs objetivos e com muitas questões me ajudaram a avançar nas matérias do edital e por conta das questões eu sabia se aprendi ou não o assunto. Os PDFs simplificados também foram decisivos nas minhas revisões. As videoaulas também me ajudaram muito quando eu tinha mais dificuldade nas matérias (Português rsrs). Por fim, o Estratégia Questões também me foi muito útil para revisar o assunto por questões.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Wesley: Quando eu pegava matéria nova, normalmente eu estudava uma matéria por dia (sentia um melhor progresso dessa forma) e revisava cerca de 3 a 4 matérias por dia, quando terminava de estudar o assunto novo. Não contei as horas líquidas de estudo, pois basicamente em todo tempo que eu não estava trabalhando, ou fazendo minhas necessidades básicas, estava estudando ou no intervalo do estudo. Acho que dava em torno de 4 a 6 horas líquidas por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Wesley: Sempre revisei por questões, tentava fazer de 20 a 30 questões diárias por matéria, anotava meu percentual de acertos e quando via que eu estava errando muito de determinado assunto, voltava para estudar aquele assunto específico pelo PDF/Vídeoaula, basicamente assim.
Quando o concurso estava muito próximo (1 a 2 semanas), pegava os PDFs simplificados/Resumos e lia todos para não esquecer nenhum detalhe.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Wesley: Fazer exercícios é a etapa mais importante do estudo, para mim. Afinal, o que você vai fazer no concurso é resolver exercícios e é a melhor forma de revisar ativamente o conteúdo e saber o que você pode melhorar. Para esse concurso em específico fiz poucos exercícios, porque tive pouco tempo para estudar, cerca de 300 a 400 exercícios. Mas durante toda a minha trajetória, cheguei a fazer uma média de 150 exercícios por dia, totalizando, aproximadamente, 8.000 durante esses 10 meses estudando para concursos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Wesley: Português. Desde a escola tenho dificuldade com essa disciplina e eu sempre pulei essa disciplina durante os 10 meses de estudo. Durante os 15 dias, sabia também que não ia conseguir estudar tudo. Então minha estratégia foi potencializar o que eu era bom (matéria específica) e usar a regra de pareto 80/20 em português. Vi o que a banca mais cobrava em português, e corri atrás de aprender pelo menos esse básico para não fazer uma prova tão mal.
Apesar de ser uma técnica bem arriscada, deu certo. Tive a melhor pontuação do concurso na parte específica (potencializei o que eu era bom) e tive uma nota mediana na parte básica, o que me garantiu a aprovação.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Wesley: Eu vinha de um outro concurso há 3 semanas antes da prova da Petrobrás (o qual eu estava focado), então tive pouco tempo para estudar para essa prova da Petrobrás. Na primeira semana, voltei de viagem e descansei um pouco. Nas duas semanas que eu tinha para estudar, foquei no que eu não via há muito tempo, a parte de mecânica, elétrica e português. Nos últimos 4 dias usei para revisar o que eu já dominava (Química e Matemática) e no último dia para o concurso vi o aulão do Estratégia pré-prova, o que me ajudou a revisar muita coisa que vi durante as 2 semanas. O que não foi abordado no aulão, passei o resto da noite revisando, só fui descansar no dia da prova (manhã) e fui fazer a prova de tarde.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Wesley: Erros: Negligenciar algumas matérias; focar meu esforço em algumas tarefas que não eram importantes naquele momento; Não fazer nenhuma atividade física no começo do estudo (Não precisa ser academia, mas pelo menos fazer algum esporte); Estudar por livros da faculdade e tentar fazer diversos concursos ao mesmo tempo.
Acertos: Fiz concursos que eu não tive tempo suficiente para me preparar no início, mas que me ajudaram a entender o que era uma prova de concurso público; entender a melhor forma de estudo que funcionava para mim; focar em uma única área para estudar (no começo queria abraçar o mundo e fazer todos os concursos); focar no que era importante (meu futuro, minha família, namorada e amigos); utilizar todo o meu tempo livre para estudar durante a semana, mas também ter um momento de recarregar as energias durante a semana; fazer questões todos os dias de estudo; saber me adequar às diversas situações, ou seja, saber quanto tempo eu tinha para estudar para a prova, saber como a banca cobra determinado assunto, quais matérias priorizar e etc. Apesar de tudo, a graduação em engenharia química me ajudou muito, consegui revisar rapidamente matérias que vi na faculdade nos primeiros períodos, então ter feito uma boa faculdade me ajudou neste concurso.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Wesley: Cheguei sim. No primeiro concurso que fiz quando de fato comecei a estudar (cerca de 6 meses apenas focado nesse concurso), não fiquei nas vagas por míseros 0.23 pontos. Isso me deixou muito para baixo e pensando no que eu poderia ter acertado. Além disso, um outro edital já estava por vir. Descansei um pouco, depois de 6 meses ininterruptos de estudo, vi que estava muito perto de passar e fui em frente. Minha principal motivação era poder realizar meus sonhos e objetivos e ser aprovado no concurso público era o principal meio para isso ocorrer.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Wesley: Estude, seja constante e dê tempo ao tempo. Não existe fórmula mágica, nem a melhor forma de se estudar, cada uma vai aprender a melhor forma de estudar, estudando. Se você deseja passar em um concurso público, oriente sua rotina para o estudo, despriorize o que não for importante, coloque o estudo no centro da sua vida. Mas também tenha suas zonas de escape, faça algum exercício nem que seja 1 a 2x por semana, fique perto de quem você ama, evite distrações diárias. Lembre, esse momento é temporário na sua vida. Você só precisa passar uma vez, mesmo que isso leve muitas reprovações ou muito tempo.