“Tenha foco no seu propósito e firmeza em sua decisão. Estudar para concurso, ainda mais os de maiores níveis é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros”.
Confira nossa entrevista com Giovani Esteves, aprovado em 2º lugar no concurso Petrobras – Ênfase em Administração (cotas).
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Giovani Esteves: Tenho 32 anos, sou natural de Santos (SP), porém sempre morei em São Vicente. Minha primeira formação em nível superior foi como tecnólogo em Logística, mas como almejava prestar concursos de nível superior optei por me graduar em administração de empresas devido afinidade entre as matérias.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Giovani Esteves: Como meus pais eram funcionários públicos (hoje ambos estão aposentados) sempre achei interessante a ideia de ter um emprego que me proporcionasse estabilidade financeira aliado a crescimento profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Giovani Esteves: Eu apenas trabalhava, pois já era formado. A conciliação de tempo para estudo sempre vi como um compromisso comigo mesmo, e que eu tinha que fazer o necessário para conquistar esse objetivo. Como o dia pode passar muito rápido ao longo da pandemia optei por estudar sempre antes do trabalho, acordando por volta das 4 da manhã e estudando cerca de 2 a 2h30, e realizando revisões e questões após o trabalho por algo em torno de 1 a 1h30.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Giovani Esteves:
– Auxiliar administrativo na Prefeitura de São Vicente em 2008 (a colocação não me lembro pois não assumi);
– Técnico em logística na Petrobras em 2010, em 1º lugar, cargo que ocupo até o momento;
– Técnico de serviços portuários na Codesp, também em 2010, em 299º lugar. Fui convocado para tomar posse, porém como já estava na Petrobras não me interessou. E, sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Giovani Esteves: No pré-edital minha vida podia ser considerada normal, saindo com amigos e família, porém durante a semana sempre priorizava os estudos e optava por esse tipo de compromisso restringindo-os aos finais de semana. No pós-edital foquei muito mais nos estudos, porém buscava conciliar vida social mais aos domingos, após a realização dos simulados semanais.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Giovani Esteves: Sou casado há 5 anos. Minha esposa sempre entendeu minha dedicação a concursos por ver a seriedade com que trato o assunto. Meus pais e amigos também sempre apoiaram, talvez pelo mesmo motivo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Giovani Esteves: Eu já estava estudando para concurso há cerca de 18 meses, porém direcionado ao concurso foi somente após o lançamento do edital, já que era um concurso que foi uma “surpresa” a todos.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Giovani Esteves: As principais ferramentas que utilizei foram
– PDFs com as questões comentadas pelos professores, a principal vantagem é para aprofundamento do conhecimento no assunto da disciplina;
– Videoaulas para poder sedimentar melhor o conhecimento, porém a desvantagem dessa ferramenta é que exige mais tempo, porém utilizava-as como uma espécie de podcast para ouvir enquanto fazia algumas tarefas do meu dia-a-dia;
– Simulados pós-edital que me ajudaram muito a controlar meu tempo de prova e lidar melhor com o sistema de certo e errado do Cebraspe;
– Monitorias que me ajudaram a entender como traçar e criar o ciclo de estudos;
– Revisão de véspera, que me ajudou demais a ter mais tranquilidade para o dia da prova.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Giovani Esteves: Através de uma outra amiga que estuda para concursos e me mostrou o material de vocês e também por propagandas no Youtube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Giovani Esteves: Sim, o material do Estratégia é bastante completo e me ajudou demais na preparação da prova. O que gosto também é o fato de o mesmo assunto de determinada disciplina em muitos casos ser revisitado por mais de um professor, o que faz com que o aluno possa escolher aquele com que mais de identifique.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Giovani Esteves: Nas monitorias aprendi a montar um plano de estudos, com isso montei um que girava em torno de 2 a 3 matérias por dia, contendo também tempo para revisões. Horas líquidas por dia girava em torno de 3 a 4, divididas em 2 blocos.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Giovani Esteves: Fazendo um esquema de revisões de 24 horas e 7 dias, por meio do resumo dos próprios PDFs que são preparados pelos professores e também fazendo simulados e vendo os pontos onde errei.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Giovani Esteves: No pós-edital certamente foram mais de 2 mil questões resolvidas, porém em toda a trajetória não consigo precisar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Giovani Esteves: A disciplina que ainda mais tenho dificuldade é português, tento superar essa dificuldade focando mais nos PDFs e videoaulas, além da resolução de exercícios.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Giovani Esteves: Na semana antecessora apenas revisei os temas já vistos, sem ver nada novo, e no dia pré-prova assisti a revisão de véspera transmitida pelo Youtube no canal do Estratégia.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Giovani Esteves: Um dos principais acertos nesse concurso foi ler e entender bem o edital, já que ele foi diferente de todos os últimos, tanto pela banca como pelo conteúdo cobrado. O acerto também foi, com certeza, ter contado com o material do Estratégia. O erro foi subestimar matérias mais básicas, como português e matemática.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Giovani Esteves: Desistir é algo que vinha à cabeça frequentemente, porém o desejo de conseguir algo melhor pra mim e minha família é algo que me manteve forte e no caminho.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Giovani Esteves: Tenha foco no seu propósito e firmeza em sua decisão. Estudar para concurso, ainda mais os de maiores níveis é uma maratona, e não uma corrida de 100 metros.