Aprovado em 8º lugar no concurso PC RO para Agente de Polícia Civil
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)
“Primeiro, confie no processo, porque vai dar certo! Nada será em vão, então não desista na primeira dificuldade! Depois, defina a carreira que te atraia, monte um cronograma bom, compre um curso adequado e, por fim, bunda na cadeira, pois o impossível é só questão de opinião. E sempre confie e se agarre em Deus! Abraço a todos e sucesso”
Confira nossa entrevista com Willian da Silva Fernandes, aprovado em 8º lugar no concurso PC RO para Agente de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Willian da Silva Fernandes: Bom, chamo-me Willian da Silva Fernandes, tenho 29 anos e sou bacharel em direito desde 2017. Resido em Ji-Paraná/Rondônia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Willian: Influenciado pela brilhante carreira policial que meu pai teve aqui na polícia civil de Rondônia. Então, devido a todas as histórias e emoções que ele me contava, fez surgir essa chama pela carreira policial. Essa vontade já havia surgido mesmo antes de eu começar a faculdade, em 2011. Portanto, já sabia o que queria e era questão de tempo para alcançar o objetivo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Willian: Sim, trabalhava e estudava. Minha rotina era acordar às 5h20min e estudar até às 07h10min. Depois ia para o escritório. Na parte da noite, minha rotina era das 19h30min até às 23h. E, aos finais de semana, no sábado, eu estudava mais pela parte da manhã e, no domingo, realizava simulados (essencial). Frisa-se que faltando 2 meses para a prova pedi afastamento do trabalho para o gás final.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Willian: Fui aprovado em 3 concursos: 7º colocado para Agente de Trânsito na cidade de Ji-paraná/RO – 2020; 2684 no concurso da PRF 2021; e, por fim, 8º colocado para Agente de Polícia Civil de Rondônia – 2022. Sim, pretendo ingressar nos estudos para carreiras jurídicas (Delegado).
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Willian: Durante minha trajetória de estudos, a qual se iniciou em outubro de 2017, deixei várias vezes se viajar com a família para poder estudar e alcançar os objetivos. Porém, aos finais de semana, gostava de relaxar a cabeça um pouco, jogando um futebol, tomando um téris, mas nada de festa ou algo parecido, era mais caseiro. Não me arrependo de nada!
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Willian: Solteiro e sem filhos. Meus pais sempre me apoiaram a estudar para concurso. Inclusive, ajudaram-me bastante. Amigos de verdade foram poucos. Muitos se afastaram, alegando que eu sumi, não ia aos lugares, no entanto isso nunca me afetou e acabou me fortalecendo ainda mais, pois eu sabia que estava no caminho certo. Salienta-se que, durante a trajetória de estudos, conheci muitas pessoas que hoje as considero como amigos, haja vista terem me ajudado muito na busca por um cargo público tão sonhado, como, por exemplo, alertando sobre erros nos estudos, montagem de cronograma e correção de redações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Willian: Foram 6 meses específico. Sabia que, para alcançar os objetivos finais, precisava passar pelos desafios diários e isso me manteve disciplinado, focado, assim como o sonho de ser policial.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Willian: Usei muito videoaulas e alguns PDF, pois sempre gostei de vídeo para poder fazer meus resumos e depois ir adequando-os. No que tange ao PDF, usei no pós-edital, por ser mais rápido, então os grifava e depois fazia as revisões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Willian: Através de pesquisas com pessoas já aprovadas em alguns concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Willian: Diferença há e não tem como negar. Tanto as videoaulas como os PDF eram bem completos e ricos em detalhes e isso ajudava a minimizar o tempo de estudo. As questões ao fim do PDF são de suma inteligência e importância para fixar o assunto estudado. O resumo, ao final das aulas, me ajudou muito, pois sempre relia para maior fixação.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Willian: De início, estudava 3 matérias por dia. Faltando dois meses para a prova, pedi afastamento do serviço para me dedicar 100%. Nesse período de 2 meses, estudava de 4 a 5 matérias por dia e, em média, 9 horas líquidas, apesar de já ter uma base boa do concurso da PRF 2021.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Willian: Sempre fiz meus resumos escritos. Porém, para ganhar tempo e agilidade, transcrevi meus resumos tudo para o meio digital e assim conseguia revisar onde eu estivesse. Depois de realizar os simulados, os corrigia com calma e atenção. Passados duas semanas, voltava às questões que eu havia errado ou ficado em dúvida para fazer uma revisão e poder massificar aquele assunto.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Willian: É um dos pontos mais importantes para o concurseiro, pois com os exercícios você consegue saber o que é mais cobrado, como é cobrado e se seus estudos estão realmente surtindo efeito. Salvar as questões que errou ou ficou em dúvida é muito importante. Eu tinha meu caderno de erros para cada matéria. Sem sombra de dúvidas, foram mais de 12 mil questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Willian: Português e matemática, sempre foram meus calos. Primeiro, para superar a dificuldade, é preciso ter resiliência. Segundo, encontrar o professor correto o qual você consiga compreender a fala, isto é, uma didática de fácil compreensão. No meu caso, dei-me muito bem com a professora Janaína Arruda (redação também) e os professores Brunno Lima e Jhoni Zini. Agradeço muito a todos os professores, mais especialmente a esses, pois foram fundamentais para eu conseguir superar tais disciplinas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Willian: Na semana pré-prova, sempre adotei a estratégia de revisar os pontos mais importantes, os simulados realizados e os cadernos de erros, pois não daria tempo de rever tudo. Já no dia pré-prova, apenas assisti à revisão de véspera do Estratégia e nada mais.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Willian: Tinha uma enorme dificuldade de escrever, porém encontrar um professor que consiga transmitir informações com uma didática boa ajuda muito e foi isso que aconteceu comigo ao encontrar a professora Janaína Arruda no canal do Youtube. Eu escrevia duas redações por semana e, depois de corrigidas, as reescrevia para fixar o assunto e revisava os textos. Outrossim, pegava os temas propostos pelo Estratégia na plataforma e os lia e reescrevia. Ademais, é sempre bom estar atento aos jornais e ler bastante.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Willian: Para o TAF, como sempre fui fã de atividade física, não tenho encontrado dificuldades e procuro evoluir a cada dia para não ter surpresas. As demais etapas ainda não tenho me preparado. Adoto o método de focar em fase por fase para não fazer nada pela metade.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Willian: Erros: escutar pessoas que nunca tiveram nada na vida e só queriam te puxar para baixo, sem ter qualquer objetivo de vida. Além disso, estudar de qualquer jeito (sem uma carreira definida, sem um cronograma correto).
Acertos: afastar-se de pessoas ruins, encontrar pessoas boas e que contribuíram muito para que eu pudesse chegar até aqui.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Willian: Poxa, se eu falar que não, estaria mentindo. Quantas vezes veio a vontade de jogar tudo para o alto e abandonar tudo. Quando isso acontecia, eu parava de estudar e ia fazer alguma coisa que gostasse para relaxar a cabeça. Todavia, o principal foi Deus, pois sem ele nada disso teria acontecido. Ele me deu inúmeras forças para que eu continuasse e chegasse a esse objetivo. Se Deus colocou esse sonho no meu coração, é porque que eu tinha capacidade de alcançar. Deus não coloca nada no nosso coração se não for para alcançarmos, e graças a Ele eu alcancei. Toda honra e toda glória a Jesus Cristo.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Willian: Primeiro, confie no processo, porque vai dar certo! Nada será em vão, então não desista na primeira dificuldade! Depois, defina a carreira que te atraia, monte um cronograma bom, compre um curso adequado e, por fim, bunda na cadeira, pois o impossível é só questão de opinião. E sempre confie e se agarre em Deus! Abraço a todos e sucesso.