Aprovado em 4° lugar no concurso PCPE para o cargo de Agente de Polícia
Policial (Agente, Escrivão e Investigador)“[…] Não há vitória sem luta e nem conquista sem esforço. Se você quer muito mudar de vida através dos estudos, procure dar o seu máximo e viva o processo que a chance de dar certo é muito grande.”
Confira nossa entrevista com Saulo Barbosa Soares Santos Lins, aprovado em 4° lugar no concurso PCPE para o cargo de Agente de Polícia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Saulo Barbosa Soares Santos Lins: Tenho 24 anos, sou pernambucano, natural de Bezerros-PE, mas moro na cidade de Chã Grande-PE, que fica localizada na zona da mata do estado a uma distância de 83 km da capital Recife-PE. Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco, onde pude concluir minha formação no final do ano de 2022.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área policial?
Saulo: No final da minha formação acadêmica, no ano de 2022, já tinha em mente que queria um concurso público para a minha vida. Desde pequeno tinha o sonho de ser servidor público, mas não sabia exatamente qual área seguir. No entanto, conversando com parentes próximos e amigos, decidi escolher a área policial. Foi a que mais me chamou a atenção pelo trabalho e a importância que as instituições de segurança pública possuem para a sociedade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Saulo: Durante o meu período de estudos, tive o privilégio de ter o suporte dos meus pais e consegui só estudar. Meus horários de estudos eram bem regrados, mas eu sempre priorizei as horas de sono, porque considerava um fator fundamental para um bom rendimento durante o dia de estudos.
Pela manhã começava a estudar das 9h e ia até às 13h, e no período da tarde das 14 às 18h, mas claro que durante os turnos de estudos sempre tinha uma pausa para descanso e alimentação. No período da noite eu estudava das 19h às 20h30min, um período mais curto devido ao fato da necessidade de fazer exercícios físicos e descansar a mente depois de um longo dia de estudos.
Destaco a importância de, além de treinar a mente com a teoria das matérias do estudo, o corpo também precisa estar em movimento e essa junção me ajudou bastante durante todo o processo de estudos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Saulo: Fui aprovado no concurso do IBGE para o cargo de Agente Censitário Supervisor do Censo demográfico de 2022, na 13° colocação. Estou aprovado no concurso para Soldado do CBM-PB, na 24° colocação, que foi realizado no ano de 2023. Também estou aprovado no concurso para Soldado do CBM-PE e 2° Tenente do CFO CBM-PE, que foi realizado esse ano, 2024. Também estou aprovado no concurso para Soldado da PM-PE (com a segunda maior nota na prova objetiva) e também estou aprovado no concurso para Agente da PCPE (4° lugar).
Penso em continuar estudando sim.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Saulo: Durante toda a preparação sempre tentava conciliar a minha vida social com os estudos, mas claro dando uma certa prioridade para o objetivo maior, que era conseguir a tão sonhada aprovação. Nunca fui muito de ir em festas e baladas, isso me ajudou um pouco a ter mais foco nos estudos. Porém, nunca deixei de comemorar aniversários e datas comemorativas com a minha família, devido ao fato de certos momentos nunca mais voltarem. Entretanto, foi necessário ponderar certas ocasiões, pois não há vitória sem esforço e sem renúncias.
Estratégia: Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Saulo: Sou solteiro, porém namoro. Não tenho filhos e durante o processo tive apoio dos meus familiares e da minha namorada. Destaco que esse apoio me ajudou bastante a seguir na caminhada, que não foi nada fácil.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Saulo: Estudei mais ou menos por 1 ano e durante esse tempo foquei totalmente no propósito que almejava e tive em mente que é preciso viver o processo para conquistar os objetivos.
O que me fez manter a disciplina foi organizar um horário fixo de estudos durante o dia, para programar quais disciplinas estudar e o tempo médio para cada uma delas.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Saulo: Acredito que a melhor forma de estudos é ler os PDFs do Estratégia, pois são completos e possuem uma didática muito boa. Não assisti muitas videoaulas durante a preparação, só em alguns assuntos específicos de algumas matérias que eu sentia dificuldade na compreensão durante a leitura.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Saulo: Conheci o Estratégia conversando com alguns amigos e também pelas propagandas nas redes sociais da plataforma. Percebi que seria a melhor compra a se fazer, pois o Estratégia conta com os melhores professores do Brasil, com um material de alta qualidade e um feedback muito positivo daqueles que estudaram pela plataforma e conseguiram ser aprovados nos seus concursos almejados.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Saulo: Antes mesmo de começar a preparação já tinha em mente que o melhor material disponível no mercado para concursos públicos era o do Estratégia. Portanto, não pensei 2 vezes no momento de escolher a plataforma e iniciar minha trajetória rumo à aprovação no concurso da Polícia Civil de Pernambuco.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Saulo: Sempre estudei pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Saulo: Ressalto que o material do Estratégia Concursos foi de suma importância na minha preparação, pois é uma plataforma completa com todo o conteúdo teórico explicado de uma forma didática e de fácil compreensão. É notável a riqueza de detalhes do material, quando depois de ter lido o PDF e partir para a resolução de questões, que todo o assunto cobrado nas questões o material tinha abordado e isso facilitava e dava confiança no momento da resolução.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Saulo: Estudava todos os dias, com mais de 8h líquidas por dia. Só no final de semana que tirava para fazer simulados e redações, e revisava todo o assunto da semana por meio de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Saulo: Meu método de estudos era ler os PDFs e anotar as partes que mais chamavam a minha atenção, e complementava o meu caderno de anotações com a resolução de muitas questões apontando a parte do conteúdo da matéria que mais era cobrado pelas bancas de concursos.
Para fazer as revisões, como eu já tinha anotado com as minhas palavras o conteúdo da disciplina dando foco no que mais era cobrado nas questões, a revisão ficava mais fácil e direcionada para as partes mais importantes do assunto programático.
Destaco que é muito importante fazer simulados e questões, porque são fundamentais para ir aumentando o percentual de acertos até o dia da prova.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Saulo: A resolução de exercícios é fundamental para a compreensão e fundamentação do conteúdo teórico estudado. É onde você percebe quais são os conteúdos mais cobrados pelas bancas de concurso, quais são as pegadinhas que mais costumam cair nas provas e, principalmente, para você perceber como estar a sua progressão nos estudos. Com o percentual de acertos e erros nas questões lhe direciona para um estudo mais focado naquilo que você tem mais dificuldade e precisa melhorar.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Saulo: Como sou da área de Exatas, sou Engenheiro Civil, consegui ter mais facilidade com as disciplinas de cálculo. Na parte dos direitos, como nunca tinha tido contato, tive que ler mais e fazer mais anotações, com o decorrer do processo consegui captar bem o conteúdo e aumentei meu número de acertos. A disciplina de Contabilidade Geral, tive que me dedicar mais um pouco, devido ao fato de ser uma matéria nova para mim com conceitos que não estava tão habituado. Mas com muito estudo consegui chegar bem nessa disciplina no dia da prova.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Saulo: Na semana pré-prova foquei mais nas revisões e resoluções de questões, não é o momento de ver assuntos novos e sim de revisar tudo o que foi visto durante a preparação. E deu muito certo essa tática.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Saulo: A preparação para a prova discursiva foi baseada em fazer muitas redações, no mínimo 1 por semana, pois cria em você um hábito de escrever.
Estratégia: Como foi sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Saulo: Estou agora na etapa dos exames médicos, mas a preparação para o TAF segue intensa também. Com uma rotina de exercícios físicos focados nos testes que serão realizados.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Saulo: Acredito que tudo o que você faz durante a preparação é válido, pois você aprende mais com os erros do que com os acertos. Claro que ao longo do caminho você vai aprimorando as técnicas de estudos e vai descobrindo formas de melhor assimilar os conteúdos. E isso você só aprende com o passar do tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Saulo: A trajetória não é nada fácil e pensei muitas vezes se conseguiria ou não alcançar o meu objetivo principal. Mas a vontade de vencer tem que sobrepor o sentimento de desistir.
Acho que o que me ajudou a superar esses momentos de incertezas foi a minha crença com Deus, que sempre esteve comigo no processo e meu deu forças para continuar na batalha. Minha namorada também me ajudou bastante nesses momentos e me fez acreditar que a vitória estava muito próxima e que Deus iria honrar todo o meu esforço, dedicação e as renúncias que eu fiz no processo em prol da aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Saulo: Todo mundo é capaz de conseguir o que almeja, basta querer, acreditar e confiar no processo. Acredito que nessa vida nada acontece por acaso, assim, tudo o que você pretende um dia ainda conquistar vá atrás, corra e coloque Deus sempre na frente de tudo, que Ele sabe o que é melhor para você.
Não há vitória sem luta e nem conquista sem esforço. Se você quer muito mudar de vida através dos estudos, procure dar o seu máximo e viva o processo que a chance de dar certo é muito grande. Não vai ser nada fácil, mas persista nos seus sonhos, pois nada é impossível para quem quer e estar determinado a conquistar algo.