“Sempre quis ser médico e policial. A carreira de médico legista me possibilita as duas coisas, assim vi no concurso público essa oportunidade”
.
Confira nossa entrevista com Gustavo Reis Ventura, aprovado no concurso PCERJ no cargo de Perito Legista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Gustavo Reis Ventura: Tenho 24 anos e estou no último período da faculdade de medicina. Sou de Curitiba, Paraná.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Gustavo: Sempre quis ser médico e policial. A carreira de médico legista me possibilita as duas coisas, assim vi no concurso público essa oportunidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Gustavo: Conciliei os estudos para o concurso com os estágios do internato e com os estudos para a prova de residência médica.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Gustavo: Passei em segundo lugar para um concurso de médico generalista aqui no Paraná. E agora no concurso de Perito Legista da PC RJ.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Gustavo: Não abdiquei de vida social, saía aos finais de semana e deixava os dias da semana para focar nos estudos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Gustavo: Namoro e moro com o meu pai. Meus pais me apoiam nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Gustavo: Estudei com o edital aberto, durante 2 meses e meio. O que me ajudou a ficar focado foi adotar uma boa metodologia para que eu não me sobrecarregasse.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Gustavo: Usei os PDFs e suas questões.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Gustavo: Através das redes sociais.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Gustavo: Me matriculei em outro cursinho antes. Achei os materiais incompletos. Foi o que me fez procurar o Estratégia.
Estratégia: O concurseiro já se dedica tanto hoje para ser aprovado e investe bastante! Imagine chegar na prova e ver questões que abordam assuntos que o professor nem abordou nas videoaulas ou no material em PDF. Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Gustavo: Não fiz concursos estudando com outro material.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Gustavo: Senti. PDFs mais completos e questões que treinam de fato para a prova.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Gustavo: Estudava 1 hora e meia líquida por dia. Lia os PDFs simplificados ou resumos e me dedicava a fazer questões.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Gustavo: Revisava por questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Gustavo: Fiz umas 2 mil questões.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Gustavo: Não tinha dificuldades em alguma disciplina específica.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Gustavo: Fiz muitas questões.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Gustavo: Erro foi gastar tempo em matérias que não eram tão prevalentes para a banca.
Acerto foi fazer muitas questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Gustavo: Não pensei em desistir.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Gustavo: Façam questões e estudem baseados na incidência dessas questões para a banca específica. Nunca desistam!