“As Trilhas Estratégicas foram fundamentais na reta final da preparação para a consolidação do conhecimento e para a segurança na hora de fazer as provas”.

Confira nossa entrevista com Stephanie De Souza Silva, aprovada em 50° Lugar no Concurso PCERJ para o Cargo de Inspetor:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Stephanie De Souza Silva: Meu nome é Stephanie, sou formada em Direito e tenho 30 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Stephanie: A decisão de estudar para concursos aconteceu antes mesmo de entrar na faculdade. Comecei a cursar a faculdade de Direito com a intenção de prestar concurso público. A área policial me atraiu por influência do meu pai, que inclusive é inspetor da PCERJ e encontrou no concurso público a oportunidade de mudar de vida e conseguir a cobiçada estabilidade.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Stephanie: Durante a caminhada como concurseira, me dediquei inteiramente aos estudos para concurso.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Stephanie: Fui aprovada no concurso para analista do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro na especialidade execução de mandados e no concurso de escrevente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pretendo seguir estudando e ser aprovada na magistratura.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Stephanie: Durante a preparação para concurso, buscava conciliar os estudos e a atividade física diariamente. Quanto as saídas, procurava sair, no máximo, uma vez por semana e de forma que não atrapalhasse os meus estudos do dia seguinte.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?
Stephanie: Estou noiva e não tenho filhos. Moro com meus pais. Eles me apoiaram totalmente durante toda a minha caminhada, respeitando o meu espaço, me incentivando e me dando todo o suporte financeiro na compra de cursos, passagens e inscrições para concursos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovada? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Stephanie: Comecei a estudar para esse concurso em dezembro, logo após a realização do concurso do TJRJ. O segredo para manter a disciplina foi a certeza de que o concurso poderia sair a qualquer momento e eu deveria estar preparada.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Stephanie: No começo da minha preparação, usei muito as videoaulas, que foram fundamentais para o aprofundamento do conhecimento e para o estudo direcionado das matérias, com a desvantagem da necessidade de muito mais horas de estudo para assistir a todas as videoaulas. Posteriormente, passei a estudar por PDFs, pois já tinha um conhecimento mais profundo sobre as matérias e a leitura do PDF é mais rápida.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Stephanie: Conheci o Estratégia Concursos através da Internet e das videoaulas disponibilizadas no YouTube.
Estratégia: Depois que você se tornou aluna do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou em nosso material?
Stephanie: Depois que me tornei aluna do Estratégia, senti uma enorme diferença na minha preparação, pois o meu estudo se tornou muito mais direcionado. As Trilhas Estratégicas foram fundamentais na reta final da preparação para a consolidação do conhecimento e para a segurança na hora de fazer as provas. Além disso, o aplicativo para resolução de questões do Estratégia Concursos aumentou muito o número de questões resolvidas e possibilitou o estudo mesmo em situações nas quais eu não estava em casa ou estava sem computador.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Stephanie: Eu estudava várias matérias por dia e buscava alternar uma matéria que tinha facilidade com uma matéria que eu tinha mais dificuldade. Estudava quatro matérias por dia e, aproximadamente, duas horas de cada matéria.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Stephanie: As revisões eram feitas através da resolução de questões e de simulados.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Stephanie: A minha maior dificuldade foi a disciplina de informática. Comecei a estudar do básico e a minha evolução foi lenta. Como tinha mais dificuldade, passei a estudar mais horas essa disciplina e a resolver mais questões dessa matéria.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Stephanie: A semana que antecede a prova, geralmente, é a semana em que eu mais estudo. Estudo o máximo de horas possível e procuro relembrar o máximo de conteúdos estudados. No dia pré-prova, sempre assisto a revisão de véspera do Estratégia e no dia da prova releio as anotações da revisão de véspera.
Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Stephanie: A preparação para o TAF vem sendo feita desde antes da realização da prova objetiva, pois quem estuda para carreiras policiais deve conciliar os estudos e a atividade física desde o início, tendo em vista que uma das etapas do concurso é o TAF. Busco treinar pela manhã bem cedo e manter uma dieta equilibrada.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Stephanie: Os erros da minha preparação foram começar a estudar para concursos sem uma meta definida, sem um concurso específico como objetivo e tentar estudar por conta própria, sem um direcionamento. Os maiores acertos foram a escolha de um bom curso preparatório e a resolução de um grande número de questões.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Stephanie: Em nenhum momento pensei em desistir do concurso público. Mesmo durante a pandemia, mantive a motivação e a certeza de que era apenas uma fase ruim e que os concursos voltariam a acontecer. Passei por contratempos como o lockdown em Brasília e com o consequente cancelamento da prova da PCDF, além do adiamento da prova da PCPR, no dia de sua realização. Apesar disso, mantive o foco e continuei estudando.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Stephanie: Para quem está começando a estudar, aconselharia a escolha de um bom curso e a definição de metas diárias de estudo. A decisão de estudar para concursos não é simples e o caminho possui muitas adversidades, mas o momento da aprovação compensa todo o esforço. Portanto, desistir não é uma opção e a aprovação chegará para todos que persistirem.