
“Foque no que você precisa fazer hoje, comece devagar, faça pequenas tarefas dia após dia e logo logo estará alcançando a linha de chegada. Tenha foco, disciplina e escolha um bom material. Tenho certeza que dará certo”
Confira nossa entrevista com Tarcia Lima Brito, aprovada em 19º lugar no concurso PC RR para Agente de Polícia Civil:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Tarcia Lima Brito: Sou formada em Pedagogia, acadêmica do 4º semestre de Bacharel em Direito, tenho 26 anos, nascida em Boa Vista- Roraima. Atualmente sou servidora pública da Guarda Civil Municipal de Boa Vista.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Tarcia: A possibilidade de ter estabilidade financeira e, principalmente, ter independência.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Tarcia: Sim. Nos dias de trabalho, deixava todo meu material de serviço pronto na noite anterior, acordava às 6h e estudava 1h liquida antes de assumir o serviço às 07:30h. Durante o horário de almoço, estudava mais 1h. Nos dias de folga, estudava 4h liquidas pela manhã, sendo 1h de estudo e 10min de descanso, ou seja, iniciava às 07h e terminava aproximadamente às 11h40min. Após o almoço, retornava às 14h e estudava mais 3h líquidas. Assim, tinha aproximadamente 7h liquidas de estudo por dia.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Tarcia: Fui aprovada no concurso para Professor Licenciado em Pedagogia da Secretaria de Educação de Boa Vista e no concurso da Guarda Civil Municipal de Boa Vista.
Para Professor, o concurso para 500 vagas fiquei na colocação 299º; e da GCM-BV no resultado final na posição 15º.
Pretendo continuar estudando até alcançar o objetivo final, que é concurso para Delegado Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Tarcia: Sempre procurei manter o equilíbrio. Nos finais de semana em que não estava de plantão, reservava as tardes de domingo para a família, amigos e igreja.
Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Tarcia: Sou casada. Não tenho Filhos. Graças a Deus e ao apoio da minha família e amigos, pude estudar sem carregar o peso de estar ausente por diversas vezes. Todos compreendiam que no final valeria a pena.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Tarcia: Aproximadamente 6 meses. A consciência que somente o foco nos estudos me possibilitaria alcançar meus objetivos. Persistência, em saber que tudo é passageiro, e que eu dependia da disciplina para obter a aprovação.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Tarcia: Utilizei principalmente os PDF´s nas disciplinas que eu tinha maior domínio e PDF + videoaulas nas que eu tinha mais dificuldade, como estatística e contabilidade. Vantagens PDF: praticidade e maior possibilidade de revisão sem perca de tempo. Desvantagens videoaulas: aulas muitos longas, se torna cansativo, pois consome tempo.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Tarcia: Buscando aulas gratuitas na internet.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Tarcia: Sim, algumas plataformas só fornecem videoaulas e não há objetividade no conteúdo repassado.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Tarcia: Não.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Tarcia: Sim, materiais focados no concurso e diversificação de ferramentas, como PDF, videoaulas, mapa mentais, possibilitando ao aluno flexibilidade de material.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Tarcia: Estudei através do ciclo de estudos. Estudava várias matérias durante o dia, o que me possibilitou passar por todo o conteúdo do edital com eficiência.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Tarcia: Para este concurso não fiz resumos, pois precisava poupar tempo. Então, estudava pelo PDF e fazia as questões disponíveis no final, e a cada 3 ou 4 PDF’s retornava para revisar as marcações e anotações. Utilizava também os resumos nos finais dos PDF´s para revisão.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Tarcia: Massificar o conteúdo, fazer revisões, saber o nível de incidência de cobrança dos assuntos em prova e fixar os assuntos mais importantes.
Foi importante para me familiarizar com as principais pegadinhas e, principalmente, observar quais as minhas dificuldades. Fiz aproximadamente 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Tarcia: Contabilidade e Estatística. Lia os PDF´s, assistia videaulas e fazia exercícios. Na tentativa e erro até dar certo. Fazia bastante resolução de questões, e quando realmente não compreendia, buscava videoaulas com explicação mais detalhada do professor.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia préprova?
Tarcia: Estudei a mesma quantidade de horas, porém, foquei nos pontos fracos que observei através dos simulados e questões, na resolução de exercícios e revisão através dos PDF´s.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Tarcia: Sim. Para redação, toda semana treinava cerca de 2 a 3 redações. Pesquisava temas de redações já cobrados pela banca ou temas similares. Para isto, contratei um profissional para corrigir 4 redações minhas. Observei os erros e os corrigi.
Para estar atualizada, costumava entrar em sites governamentais para observar as notícias, bem como acompanhava as notícias em sites que a banca costuma utilizar como base para os temas das redações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Tarcia: Principal acerto foi não perder tempo fazendo resumos, pois tinha pouco tempo até a data da prova. E o principal erro foi não dedicar mais tempo para as disciplinas que tinha mais dificuldade.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Tarcia: Sim. Nos momentos em que o cansaço tomava de conta, inevitavelmente bate um desanimo, mas sempre tive a consciência de que para que eu pudesse alcançar o objetivo, eu deviria ter disciplina e estudar mesmo que sem “motivação”. A aprovação é questão de tempo para quem persevera e dá o seu melhor todos os dias, mesmo nos dias em que o sou “melhor” não é exatamente como você queria. Então, saber que a realização do meu sonho dependia única e exclusivamente da minha disciplina e que ela faria sentido no final, foi fundamental para manter a constância, pois estudar exige coragem, coragem para dizer não por diversas vezes para um almoço família e entre amigos, coragem de abdicar de diversões para estar estudando, e saber que cabia somente a mim a responsabilidade desta decisão.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Tarcia: Todo aprovado decidiu começar um dia e, muita das vezes, sem saber de nada. O caminho é árduo, requer muito além de “motivação”, requer disciplina, e disciplina é a capacidade de você realizar o propósito, independente das circunstâncias. Então, você não necessariamente precisa estar motivado, você precisa apenas fazer o que tem que ser feito. Você tem que estar ciente desde o inicio que depende de você a conquista de seus objetivos. Foque no que você precisa fazer hoje, comece devagar, faça pequenas tarefas dia após dia e logo logo estará alcançando a linha de chegada. Tenha foco, disciplina e escolha um bom material. Tenho certeza que dará certo.