“Vale a pena todo o esforço e dedicação quando você vê seu nome entre os aprovados. A caminhada até a aprovação é difícil e muitas das vezes pode ser longa, porém no final tudo será recompensado com a aprovação. Pense nas pessoas que você ama e imagine proporcionar momentos especiais para elas. Siga firme e forte nos estudos. Acreditem, dá para passar!
Confira nossa entrevista com Ronaldo Junior, aprovado em 24° lugar no concurso PC PA no cargo de Papiloscopista:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Ronaldo Junior: Tenho 28 anos, sou cirurgião dentista formado pela Universidade Federal do Pará e sou natural de Belém-PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial/Segurança Pública?
Ronaldo: A estabilidade financeira é o meu principal objetivo dentro do serviço público. Inicialmente, conheci as carreiras policiais por meio de dois amigos que já são escrivães da PCPA. Em seguida, passei a pesquisar sobre os cargos e me identifiquei com o cargo de papiloscopista. Foi “amor à primeira vista”. O que me chamou mais atenção no cargo foi a atribuição em realizar identificação criminal. Então, o que me motivou prestar concurso para as carreiras policiais foi esse conhecimento técnico – científico envolvido com o cargo de papiloscopista.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Ronaldo: Sim, eu já sou servidor público a qual desempenho atividade como dentista. Durante a semana, os meus estudos aconteciam após a jornada de trabalho. E aos finais de semana, dedicava-me ao máximo, pois era o maior tempo livre que eu tinha disponível. Foi assim em toda minha preparação.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?
Ronaldo: Já fui aprovado em 3 concursos públicos, são eles:
Soldado – Polícia Militar do Estado do Pará, 2014, 132ª colocação.
Cirurgião Dentista clínico geral, 2019, 4ª colocação.
Papiloscopista – Polícia civil do Pará, 2021, 24ª colocação.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?
Ronaldo: Foi uma sensação de alívio e felicidade, pois eu me dediquei muito para ser aprovado no certame da PCPA. Não tenho dúvidas que foi um dos dias mais felizes da minha vida!
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Ronaldo: Sempre achei importante um momento de lazer e descontração, por esse motivo eu deixava um dia livre na semana para fazer o que eu gosto. No dia “livre” eu aproveita a família, assistia filmes, jogava vídeo game e passeava. O concurseiro precisa de um momento de descontração, senão podemos acabar enlouquecendo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?
Ronaldo: Aproximadamente dois anos de preparação.
Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?
Ronaldo: Sim. Como eu sou da área da saúde e nunca havia tido contato com as disciplinas de direito (administrativo, constitucional, penal e processual penal), iniciei a minha preparação antes da publicação do edital. Sempre pensei em proporcionar uma vida melhor para minha família e isso era o meu “combustível”. A minha disciplina vem daí. Sempre que pensava em parar ou quando estava procrastinando, eu pensava neles e voltava estudar. Isso aconteceu durante toda minha preparação.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Ronaldo: A minha preparação ocorreu por meio da combinação de videoaula e PDF. A principal vantagem destes é que eu pude estudar no conforto da minha casa. Além disso, como as aulas estão disponíveis na plataforma, eu pude criar o meu próprio horário de estudo. Essas ferramentas são sensacionais para quem tem uma rotina de trabalho. Não tive desvantagem ao estudar por videoaula e PDF.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Ronaldo: Por meio de um colega concurseiro. Recordo-me de ter comentado com ele sobre a minha dificuldade em aprender direito administrativo. E este me falou de um professor chamado Herbert Almeida. Em seguida pude assistir as aulas disponibilizadas gratuitamente pelo canal do Estratégia. A partir daí, consegui aprender direito administrativo e fui conhecendo os demais professores.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Ronaldo: Eu tive muita dificuldade em entender a disciplina de física. Dificuldade essa que me acompanha desde o tempo de ensino médio. Por esse motivo, sinceramente, não consegui estudar todo o conteúdo programático dessa disciplina. Porém, tive sorte de ter caído algumas questões referentes aos poucos assuntos que eu havia estudado e eu consegui acertá-las. Afinal, concurseiro tem que ter sorte ne?! J
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?
Ronaldo: Acredito que a semana final foi decisiva para a minha aprovação, uma vez que eu acompanhei todas as revisões que ocorreram no decorrer da semana. Além disso, também acompanhei a revisão de véspera do Estratégia o que me fez acertar muitas questões da prova.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Ronaldo: A minha preparação para a prova discursiva ocorreu por meio da professora Janaina Arruda. Eu estudei por todo material disponibilizado pelo canal do Youtube da própria professora e do Estratégia concursos. Aconselho demais os alunos acompanharem o trabalho da Profª Janaina, visto que ela possui uma forma de ensinar simples e fácil. Acreditem, esse conselho é de um aprovado que tirou nota máxima na prova discursiva que não sabia escrever quase nada.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Ronaldo: O meu maior erro foi não ter insistido mais em aprender as disciplinas que eu tinha dificuldade, a exemplo de física. Acredito que dava para ter acetado mais algumas questões dessa disciplina.
O meu maior acerto foi ter estudado antecipadamente. A minha preparação iniciou-se antes mesmo da publicação edital. Dessa forma, consegui “matar” o conteúdo programático há 3 meses da prova. Com isso, revisei bastante e resolvi muitas questões (muitas mesmo!) e fiz bastante simulados. Acredito que tudo isso foi imprescindível para a minha aprovação.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?
Ronaldo: Estudar sem ter a certeza de que seria aprovado. Acredito que esse é o sentimento que todo concurseiro possui. Recordo-me de querer desistir inúmeras vezes. No entanto, sempre busquei proporcionar uma vida melhor para a minha família e aí as minhas forças eram renovadas. O meu segredo foi esse: pensei nas pessoas que eu mais amo.
Estratégia: Qual foi sua principal motivação?
Ronaldo: Minha família, sem dúvidas. Minha mãe, pai e noiva são incentivadores incondicionais dos meus estudos e eu os tinha como minha principal motivação. Além disso, ao longo da preparação o meu filho nasceu e foi aí que eu encontrei mais forças (ainda) para estudar e ser aprovado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Ronaldo: Gostaria de dizer que vale a pena todo o esforço e dedicação quando você vê seu nome entre os aprovados. A caminhada até a aprovação é difícil e muitas das vezes pode ser longa, porém no final tudo será recompensado com a aprovação. Pense nas pessoas que você ama e imagine proporcionar momentos especiais para elas. Siga firme e forte nos estudos. Acreditem, dá para passar! Aqui quem fala é um aluno que já repetiu de série e que sempre foi mediano durante a escola e faculdade. Se eu consegui, vocês também conseguirão!