
“Aconselho a quem quer trilhar a carreira policial em seguir determinado a estudar, treinar e a não desistir; fazer inúmeros concursos policiais, sejam estaduais ou federais, que a hora da aprovação chegará e se sentirá realizado de todo o esforço entregue naquele tempo de preparação.”
Confira nossa entrevista com Vitor Souza, aprovado no concurso PC MG para o cargo de Escrivão:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?
Vitor Souza: Oi, sou o Vitor Souza, formado em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tenho 36 anos, nasci em Campos dos Goytacazes e moro em Duque de Caxias no RJ.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Por que a área Policial?
Vitor: Desde que me formei, passei a me interessar pela área de concursos públicos, e após alguns anos comecei a achar interessante a área policial, porque vi que a carreira era atrativa não só pela remuneração, mas pelo ambiente de trabalho que sai daquela rotina e contribui para a sociedade. Os inúmeros vídeos de carreiras policiais que existem nos canais do Youtube também foram e são uma grande inspiração.
Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?
Vitor: Meus primeiros concursos públicos foram de cargo de nível médio. Comecei a trabalhar nos Correios em 2012 e logo após no Rioprevidência a partir de 2013 – autarquia que me encontro trabalhando atualmente. E nesta época, estudava de maneira errada, ou seja, só focava quando abria o Edital de determinado concurso e sem priorizar uma área específica. Em 2018, resolvi focar na área policial priorizando o concurso da Polícia Civil do Rio de Janeiro que estava para sair, e desde então fui conciliando trabalho e estudos de forma organizada com cronogramas semanais.
Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação? Pretende seguir estudando ou “aposentou”?
Vitor: Dos últimos concursos, consegui a aprovação na PRF na colocação acima dos 2200, onde aguardo a sonhada convocação, e na PCMG onde fiquei entrei os 50 primeiros colocados para o cargo de Escrivão. Continuo estudando até a convocação e a consequente nomeação, sem “aposentar” ainda os cadernos, rs.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?
Vitor: Desde a época de estudos e ainda hoje, sigo do mesmo jeito, tentando conciliar a vida de estudos e a vida social, mas claramente priorizando a área dos concursos, em quase todo o tempo disponível tento estudar o máximo possível, mas procurando distrair em certas horas para dar uma “respirada” dos cadernos.
Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?
Vitor: Moro com meus pais, penso na construção de uma família com filhos após a estabilização profissional, e grande parte dos amigos e parentes compreendem e apoiam a caminhada que é passar em um concurso público.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado? Qual foi o segredo de manter a disciplina durante todo o período?
Vitor: Para passar no 1° concurso público policial, foi uma caminhada de uns 3 anos, pois passei a focar lá no meio de 2018. O resultado da PRF saiu em Setembro de 2021 e o mais recente da PCMG em Janeiro de 2022. A caminhada de estudo prossegue até a convocação para o Curso de Formação e a nomeação. O segredo para manter a disciplina é focar no objetivo sem pressa, saber que é necessário dedicação aos estudos para almejar a carreira policial e uma rotina de estudos adequada a cada situação específica vivida.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Vitor: Durante a preparação utilizei diversos materiais, e através de aulas presenciais e online fui fortalecendo a base de estudos. As aulas online são eficientes em tempo e otimizam bastante os estudos. Fazia muita leitura de Vade Mecum também, além de muitas questões e simulados.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Vitor: Conheci o Estratégia Concursos através da internet, principalmente nos vídeos grátis de diversas aulas no canal do Youtube, além de utilizar o módulo de Informática do Renato da Costa pelo site. Também me cadastrava para fazer diversos simulados que eram muito bons para treinar.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Vitor: Em relação à concorrência, o diferencial do Estratégia é a qualidade do material apresentado para subsidiar as aulas. O material do site, o conteúdo das videoaulas, os professores, os simulados, tudo ajuda a completar a excelência na qualidade do curso.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos? Estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Quantas horas líquidas estudava por dia?
Vitor: Montei meu plano de estudos em 2018 focado nas matérias da PC-RJ através de um cronograma fixo de 2 disciplinas por dia sem contabilizar horas líquidas e praticando muito exercícios. Conforme iam saindo os concursos como PRF/PF e PC/MG por exemplo, acrescentava mais matérias no cronograma e às vezes chegavam a 3 ou 4 matérias por dia.
Estratégia: Como fazia revisões? Costumava fazer resumos, simulados ou algo mais?
Vitor: Minhas revisões eram baseadas nos resumos que fui fazendo ao longo dos anos, além de releitura da Constituição Federal, Código Penal, Código Processo Penal e das Leis Especiais. E sempre testando o conteúdo aprendido com simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Vitor: Tenho ainda hoje uma planilha de cronograma das matérias para estudar e uma outra com a quantidade de questões (a partir de 2020 comecei a contar e fazer estatísticas) feitas até o momento atual. Foram até o momento 23.768 questões de Português, Informática, Direitos e Leis e mais outras 4.440 em formato de Simulados PF/PRF/PC-MG/PC-RJ.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Vitor: Minha disciplina de maior dificuldade sempre foi Informática, daí ter procurado o módulo do professor Renato no Estratégia. Através das aulas e de resumos fui entendendo melhor.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Vitor: Nas 2 semanas pré-provas costumo só ler os resumos e letras de Lei e fazer simulados para conter a ansiedade.
Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Vitor: Na PRF teve exame discursivo, e é bom praticar muito a redação porque na hora da prova vai estar menos tenso na hora de produzir o texto e criar ideias.
Estratégia: Como foi (ou está sendo) sua preparação para o TAF e para as demais etapas?
Vitor: A preparação para o TAF deve ser contínua e estar alinhada aos estudos para que no dia do exame físico esteja nas melhores condições. O TAF da PRF foi todo realizado de máscara e isso foi bastante tenso, mas com uma boa preparação e condicionamento foi possível passar por ele. Para a PC-MG continuo treinando o físico, pois em breve está para acontecer.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Vitor: Os maiores erros na preparação é querer antecipar as coisas, querer que saia o edital e já se achar pronto e que será rapidamente aprovado, o ideal é ir aos poucos, por fases que a evolução vai chegar. Estudar bem antes do edital é fundamental para se conseguir a aprovação, pelo menos as matérias bases para as carreiras policiais devem ser estudadas de forma contínua, que então é possível pegar as matérias mais peculiares de cada concurso e conseguir o diferencial, já que a base já estará fixada.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Vitor: Bem, ainda falta a convocação para o CFP, sair a nomeação e enfim virar policial, mas enquanto isto não chega, continuo focando nos estudos, e visualizando objetivos à frente como a próxima prova que será a PC-RJ. Aconselho a quem quer trilhar a carreira policial em seguir determinado a estudar, treinar e a não desistir; fazer inúmeros concursos policiais, sejam estaduais ou federais, que a hora da aprovação chegará e se sentirá realizado de todo o esforço entregue naquele tempo de preparação.